Autor Tópico: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]  (Lida 13555 vezes)

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Online: 05 de Janeiro de 2008, 02:04 »
boas, ando as cabeçadas com o seguinte problema:
tenho 3 maquinas, uma com ubuntu 7.10, outra com o mac Leopard e outra com o windows xp... um hub, 3 cabos, 3 computadores ligados... rede? nem vê-la... quando tinha xp+xp+mac tudo era lindo, mas quando passei para ubuntu+xp+mac... ardeu...

como posso liga-los em rede? não preciso que se matem por minha causa, digam-me um link para alguma coisa que me ajude... penso que não é um tema ainda abordado aqui...

ah, para alem de partilhar pastas, precisava que o ubuntu, que tem o modem a funcionar, fornecesse net para o mac :S (se não for pedir muito)

quero me livrar do windows (nunca vou poder ate haver Adobe para ubuntu) mas ate la, queria mesmo usar o ubuntu como webBrowser...

ajudem-me por favor,
obrigado pelo tempo,
fausto.rt@gmail.com
abraço
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2008, 23:11 por faustotorres »

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2008, 10:42 »
Pelo que eu consegui entender, você não esta conseguindo fazer uma rede com 3 pcs, sendo 1 ubuntu, 1 mac e 1 xp.

Você só quer compartilhar pastas ou rodar a internet?

Se for rodar a internet, só digite no terminal(no ubuntu):
Citar
sudo pppoeconf

No Windows era pra ser normal e no mac eu não sei...

Quanto ao compartilhamento de pastas, no ubuntu, instale o Samba, que pode ser facilmente encontrado no gerenciado de pacotes do synaptic
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2008, 11:02 »
ok vou experimentar a questão da internet... quanto ao samba, já instalei só que não percebo nadinha daquilo... é muito complicado e sou novo nisto... adorava mudar para ubuntu, mas ta difícil... como posso fazer isso no samba?

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows
« Resposta #3 Online: 05 de Janeiro de 2008, 15:03 »
o comando "sudo pppoeconf" fez com que o pc com ubuntu fosse detectado pelo mac... mas nao conecta... no ubuntu detecta o nome da rede do pc (grupo_trabalho) mas nao encontra computador nenhum, quando o mac, encontra o pc com xp!!! este (xp) nao entra porcaria nenhuma a nao ser ele proprio...
ajudaaaaaaaaaaaaaa
:( aaaaaaaaahhhhhh
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 15:05 por faustotorres »

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2008, 15:41 »
O Fausto, instala o Ubuntu nesse MAC ai tambem, ai tudo fica mais simples.

Aqui eu uso o Samba para jogar internet de uma maquina Linux para outra q é Windows, funciona que é uma beleza e quanto a rede, o Ubuntu com Samba fica compatível com windows numa boa.

Acho q o seu "nó" ai é o OS!   Ter q lutar com 3 sistemas é complicado mesmo.

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2008, 16:48 »
pois, e os programas da Adobe para Ubuntu?
so quero mesmo o ubuntu porque windows é uma porcaria para web... so virus, so chatices... mas num deles tem mesmo de ser, porque continua a ser a melhor opção para edição de video...
ou seja, ubuntu para web e "entretenimento", windows para video e mac para print, web e backup...

para ser sincero, sinto-me desiludido com o ubuntu...

la vou eu ter de voltar ao sistema: xp, xp, mac...

estava confiante que alguem fosse capaz... mas plos vistos, so um golpe de magia...

:(

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2008, 21:25 »
Ora, cada sistema tem suas vantagens e desvantagens.  Se pensarmos assim vamos querer saber por que falamos idiomas diferentes e por que não falamos uma só lingua, talvez o Esperanto.  É inútil ficar procurando somente defeitos em "a", "b", ou "c".
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2008, 15:59 »
não procuro defeitos, alias, ja devias ter reparado que se estou a pedir tanto ajuda, é mesmo porque quero ficar com o ubuntu... lógico não? não é assim tão difícil de perceber, se leres com atenção! logicamente, acho o mac o melhor, porque para mim, a estabilidade é tudo e gosto de segurança durante o meu trabalho! para alem disso, outra exigência é a compatibilidade em rede com windows, visto tambem dependo dele para trabalho. ubuntu, ja nao exijo tanto, apenas que esteja ali pronto para web e que forneça internet para o mac e partilha para o windows e para este ultimo. acredito que seja complicado, ou até mesmo impossivel, agora a solução nunca poderá passar por instalar ubuntu no mac... para isso teria comprado um pc!

mais uma vez, realço aqui a minha grande admiração pelo ubuntu, pelo potencial gráfico no sistema operativo e acima de tudo, pela forte motivação da comunidade que cresce dia a dia...

como sou novo no assunto, e infelizmente já não posso perder noites a fio a tentar descobrir tudo sozinho, esperava que me ajudassem aqui. de qualquer forma, obrigado na mesma a todos... estarei sempre atento...

P.S. a solução poderá ser feita esta noite com o "project X86" (hackintosh)... para informação...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2008, 23:31 »
Citar
pois, e os programas da Adobe para Ubuntu?

Depende de qual você quer... se é Photoshop, tem o Gimp;  se é gravar PDF, é nativo... não sinto falta deles ( aliás, jamais os usei...).

Quanto à rede, é facílimo: ligue seu modem a um router e cada SO reconhecerá a rede como se ele fosse o único.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2008, 01:49 »
Citar
pois, e os programas da Adobe para Ubuntu?

Depende de qual você quer... se é Photoshop, tem o Gimp;  se é gravar PDF, é nativo... não sinto falta deles ( aliás, jamais os usei...).

Quanto à rede, é facílimo: ligue seu modem a um router e cada SO reconhecerá a rede como se ele fosse o único.

VB5


Aqui é um MODEM banda larga e um ROTEADOR wireless com 4 portas LAN.  Uma porta LAN para um servidor com Linux Mint 4.0.  Outra porta LAN para o Desktop com Ubuntu.  Um servidor com Linux Slackware 12 em wireless (placa PCI Airplus D-Link Atheros DWL-G520) e um notebook com Ubuntu 7.10 em wireless (placa Broadcom 43xx).  Se não fosse o roteador como o VB5 fala eu estaria perdido. 

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2008, 06:45 »
antes de mais, agradeço o concelho, mas gimp no lugar de photoshop!!! bem, nem tenho palavras!!! realmente, não deves conhecer o photoshop. digamos que a adobe tem um pacote vastíssimo de softwares que não são simplesmente substituidos pelo "gimpezinho". mas pronto, nem vamos por aí. quanto aos rooters, pra falar a verdade, não quero mais investimentos, de qualquer forma investiria sim, se soubesse com certeza que os 3 sistemas teriam net e partinha...

obr

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2008, 12:23 »
antes de mais, agradeço o concelho, mas gimp no lugar de photoshop!!! bem, nem tenho palavras!!! realmente, não deves conhecer o photoshop. digamos que a adobe tem um pacote vastíssimo de softwares que não são simplesmente substituidos pelo "gimpezinho". mas pronto, nem vamos por aí. quanto aos rooters, pra falar a verdade, não quero mais investimentos, de qualquer forma investiria sim, se soubesse com certeza que os 3 sistemas teriam net e partinha...

obr

Quantos Euros custa um router?  Aqui, o DI-704UP/A custa R$ 90,00 com print server sem wireless.  Um com wireless custa uns R$ 130,00.  Acho que vale a pena o investimento.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2008, 15:29 »
talvez,
mas primeiro vou tentar o projecto OSX para PC... se funcionar, maravilha... se nao der, vou pensar no rooter... de qualquer forma, com esse rooter, o XP, o Leopard e o Ubuntu vão "viver bem" com web e partilha?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2008, 23:08 »
antes de mais, agradeço o concelho, mas gimp no lugar de photoshop!!! bem, nem tenho palavras!!! realmente, não deves conhecer o photoshop. digamos que a adobe tem um pacote vastíssimo de softwares que não são simplesmente substituidos pelo "gimpezinho". mas pronto, nem vamos por aí. quanto aos rooters, pra falar a verdade, não quero mais investimentos, de qualquer forma investiria sim, se soubesse com certeza que os 3 sistemas teriam net e partinha...

obr

Sem dúvida o software mais adequado depende das necessidades do usuário; para quem não precisa de recursos extremamente sofisticados o Gimp dá conta. Porém não creio que a Adobe venha a lançar uma versão Linux  do PS... aí o jeito é ficar na M$ mesmo.

Quanto aos routers, tenho um D-Link DL_604 cabeado (custa o equivalente a uns 15 euros) ligado a um modem de cabo e atendendo três estações (uma Linux e duas XP), com Internet perfeita e compartilhamento total.  Sobre MAC não posso dizer nada, infelizmente, mas não há porque não funcionar - veja o exemplo do colega csat. Boa sorte!...

VB5
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 23:33 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline faustotorres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: rede UBUNTU para MAC e Windows [IMPOSSIVEL RESOLVER]
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2008, 10:12 »
tenho um router normalíssimo, de 8 portas de rede RJ-45 + uma de emparelhamento para outro router... mas nao ha como ligar o modem...
alguem sabe um bom tópico para aprender o basico (por nao sei absolutamente nada) de Samba??? ja andei a procura, mas começam todos logo com "encontrei o endereço tal, tava pingado, etc...) para mim, pingado só mesmo um café... :S

cumps