Dúvidas sobre partições do Linux.

Iniciado por dougufpa, 26 de Dezembro de 2007, 16:32

tópico anterior - próximo tópico

dougufpa

Bem pessoal instalei no notebook ontem a noite o 7.10, mas fiquei com dúvidas a respeito das partições.

eu criei no HD 80 Gb:

/dev/hda1               /                    principal           inicial              57000 Mb
/dev/swap                                    lógica                                     2500   Mb
....../                        /home           principal           final               restante Mb

Tenho uma dúvida. Por exemplo no SO proprietário para medidas de formatação e segurança dos arquivos é necessário criar uma partição d: para que possa recuperar os arquivos salvas caso a unidade c: dê algum problema.

A minha pergunta seria. Seu eu salvar todos os meus arquivos na partição /home e ouver a necessidade de formatar novamente o Ubuntu, os arquivos estarão salvos nesta partição (/home) ?

Se alguém tiver alguma dica ou explicação a respeito ficarei muito grato.

Abraço!

arlei

Olá dougufpa.

Usar uma partição separada para seu $HOME permite que você possa reinstalar o sistema sem perder seus arquivos e configurações, o que é especialmente interessante no caso do Ubuntu, que é atualizado freqüentemente.

Usando um diretório /home separado, as reinstalações tornam-se mais transparentes, você ainda precisa reinstalar os programas, mas todas as configurações dos aplicativos são preservadas.

Este é um procedimento que sempre recomendo.

T+
Arlei

dhiegospector3k

concordo com o arlei!

como que o sistema vive de atualizações!

to precisando fazer uma partição no meu!

mas só que to meio veiaco em usar qual programa pra particionar meu HD¹

[];S

e bom natal p/ todos!
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

zoroastro

Arlei, tenho uma dúvida

eu tenho uma tabela de partições parecida com o dele, só os valores do tamanho dela sque são diferentes. Mas no caso de eu formatar, e montar o /home no hda3, ele vai formata-lo?

porque eu nao tenho meu /home montado no meu hda3 porque sempre fico com receio de monta-lo e formata-lo, sendo que tenho uns 20 gb de arquivos nele :)

Nelson Quintanilha

dougufpa

Citação de: dougufpa
/dev/hda1               /                    principal           inicial              57000 Mb
/dev/swap                                    lógica                                     2500   Mb
....../                        /home           principal           final               restante Mb

Citação de: arlei
Olá dougufpa.

Usar uma partição separada para seu $HOME permite que você possa reinstalar o sistema sem perder seus arquivos e configurações, o que é especialmente interessante no caso do Ubuntu, que é atualizado freqüentemente.

Usando um diretório /home separado, as reinstalações tornam-se mais transparentes, você ainda precisa reinstalar os programas, mas todas as configurações dos aplicativos são preservadas.

Este é um procedimento que sempre recomendo.

T+
Arlei

Vejamos.
Então caso meu sistema por acaso der um problema ou eu mesmo queira formatá-lo, terei que instalar a raiz no /dev/hda1 somente, sendo que os dados que estavam no /home, outra partição, serão preservados?

Utilizei essa lógica pois fazia bastante quando utilizava SO proprietário.

Abraço!

arlei

Citação de: dhiegospector3k online 26 de Dezembro de 2007, 18:41
mas só que to meio veiaco em usar qual programa pra particionar meu HD¹

Recomendo o gParted por algum liveCD que o possua, como o próprio desktop CD do Ubuntu, embora eu prefira o Parted Magic.
Já criei, deletei e redimensionei inúmeras partições fazendo uso do gParted, inclusive em sistemas de arquivos NTFS e nunca tive problemas. Mais lógico, temos que ter consciência que "mexer" em partições ativas é um risco podendo ocasionar perda de dados, portanto um backup antes sempre é recomendável.

T+
Arlei