xampp [RESOLVIDO]

Iniciado por FerreireX, 24 de Dezembro de 2007, 16:44

tópico anterior - próximo tópico

FerreireX

pessoal nao estou aconseguir instalar o xampp, o ficheiro de instalacao está no ambiente de trabalho e meto este codigo na consola

tar xvfz xampp-linux-1.6.5.tar.gz -C /opt

e o resultado é:

tar: xampp-linux-1.6.5.tar.gz: Não pode open: Ficheiro ou directoria inexistente
tar: O erro não é recuperável; a sair agora
tar: Child returned status 2
tar: Error exit delayed from previous errors

que posso fazer pra instalar isto?
preciso disto que eu utilizava no windows pra alguns dos projectos de escola, é urgente pessoal.
Comprimentos Bom Natal

gandaran

FerreireX
como o ficheiro esta em ambiente de trabalho, primeiro tem de fazer cd a esse directório, para ser mais simples coloque o ficheiro na sua pasta pessoal, assim a consola/terminal já abre no seu directório sem nessecidade de usar o comando cd.
porque não antes usar a opção do menu nautilus (extrair aqui)? vai dar o mesmo resultado! 
mais uma dica sobre o cd, no synaptic procure e marque para instalar o nautilus-open-terminal, instale e reinicie o computador, vai ter no menu do nautilus uma opção para abrir o terminal ou consola em qualquer directório ou  pasta, neste caso útil para pegar a pasta do ambiente de trabalho ou pasta já descompactada  e instalar

FerreireX

Bem ja fiz como voce disse,mas infelizment aquilo nao deu pra instalar, vou meter um pouco do que dizia.

...
tar: lampp/var/run: Não pode mkdir: Ficheiro ou directoria inexistente
lampp/RELEASENOTES
tar: lampp/RELEASENOTES: Não pode open: Ficheiro ou directoria inexistente
lampp/lampp
tar: lampp/lampp: Não pode open: Ficheiro ou directoria inexistente
lampp/libexec/
tar: lampp/libexec: Não pode mkdir: Ficheiro ou directoria inexistente
tar: Error exit delayed from previous errors

Esta mesmo complicado :(
e agora ainda por cima fiquei sem som :( tudo a ajudar :(

gandaran

FerreireX
foi ver as instruções para instalar o xampp, como e para descompactar o ficheiro para uma directoria root /opt tem de usar o comando sudo, assim (sudo tar xvfz xampp-linux-1.6.5.tar.gz -C /opt) e digitando a senha depois do enter 
deve resolver.

para iniciar o xampp digitar na consola sudo /opt/lampp/lampp start

FerreireX

muito obrigado amigo, pelo que reparei temos que usar muito o comando sudo, devagarinho vou aprendendo muitos dos passos.
agora falta-me saber como vou poder meter os ficheiros e pastas na pasta lamp que é ond tenho instalado o xampp, porque nao sei como criar pastas nem como copiar para la,pois utilizando a maneira do windows (butao lado direito do rato e escolhar a opcao criar)n da para selecionar :( tive a ver as propriedades e nas permissoes esta como no grupo root que penso que significa que é preciso usar pass, mas como vou eu fazer com isto? como posso criar e copiar pastas e ficheiro para dentro da pasta lampp?
abraços

gandaran

FerreireX
que bom que conseguio instalar o xampp.
para copiar ficheiros para uma pasta root, pode ser feita com comamdos (esta a minha maneira preferida)  usa-se o comando cp (copiar) ou mv (mover) não esquecendo do sudo antes, ou em modo gráfico, e só digitar sudo nautilus na consola para ter acesso ao sistema de ficheiros como root, depois usando o copiar/colar ou arrastando o ficheiro para dentro da pasta.
outra maneira muito melhor e instalar através do synaptic o nautilus-gksu, ai da a opção de abrir só a pasta alvo como root (tecla direita do rato na pasta, escolher Abrir como Administrador)
ate mais
Gandaran

FerreireX

muito obrigado amigo, agora ja consegui meter isto a dar a 100%.
obrigado

gandaran

FerreireX
coloque um RESOLVIDO no seu tópico.

abraços
gandaran