apagar um geubuntu e arranjar grub

Iniciado por FerreireX, 24 de Dezembro de 2007, 14:13

tópico anterior - próximo tópico

FerreireX

bem hoje tive a decisao final, acabei com o windows no meu pc, agora é so linux. mas tou com um problema, tinha instalado no segundo disco o geubuntu e agora instalei no primeiro disco novamento o geubuntu, só que agora o grub aparece os dois geubuntu...
bem eu quero apagar o geubuntu do segundo disco e depois configurar o grub para que fique td certinho.

o meu grub aparece mais ou menos assim

ubuntu 7.10 ....(disco 3)
ubuntu 7.10 ....
ubuntu 7.10 ....
other system operative
ubuntu 7.10 ....(disco 1)
ubuntu 7.10 ....
ubuntu 7.10 ....

eu meti os 3 pontinhos porque nao sei exatament o que la esta a dizer. quero que no grub troque ond esta a dizer disco 1 vá pro lugar do disco 3, e que o disco 3 desapareca.
-como posso formatar o segundo disco?

pinduvoz

Se o Geobuntu do "disco 1" foi instalado por último, é quase certeza que o Grub que está na MBR foi gravado por ele. Então vc. pode apagar o Geobuntu do disco 2.

Feito isso, poste aqui o seu arquivo /boot/grub/menu.lst que eu (ou outro membro) ensino como editá-lo.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

FerreireX

como posso apagar o geubuntu do disco 2?
eu ate tentei selecionar tudo e apagar mas infelizment nao é possivel fazer isso, esta msm complicado configurar isto tudo para ficar operacional, ja tenho um monte d topicos a pediar ajudar a varias coisas e  agora ainda por cima fiquei sem som,mais um problema :(

brunei

Se você quiser mandar para o espaço a instalação do Geobuntu você precisará de um programa para gerenciar partições, como fdisk. Aconselho a baixar e instalar o GParted, ele é visual e fácil de usar  ;) . Através dele você pode formatar a partição onde o Geobuntu que não quer mais está.

aptitude install gparted

O ícone dele vai aparecer no menu Sistema > Administração > Editor de Partições do GNOME.
E não deixe de postar o conteúdo do seu arquivo /boot/grub/menu.lst para alterarmos e não mais aparecer a opção de boot do Geobuntu que irá remover.
Bruno Ribeiro

FerreireX

esquecime de meter aqui o ficheiro que me pediu e fiquei com um problema, veja  no link abaixo o que me aconteceu

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,29863.0.html

KurtKraut

Por favor, mude o 'Assunto' de seu tópico pois ele pode ser considerado abusivo.

agente100gelo

Por favor, altere seu título do tópico.
Não são permitidas mensagens com "AJUDA". Seja mais claro.
Isto não só ajuda a organizar o fórum como na resposta ao seu questionamento.

Conheça as regras do fórum: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,11620.0.html
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

FerreireX

peço desculpa mas como eu ando tão stressado pra meter isto como quero que quero arranjar isto rápido.
bem acho que já esta resolvido pelo menos alguma parte, já apaguei bem ou mal o outro geubuntu e aparece em primeiro este geubuntu, só que tem a dizer em outros sistemas operativos o Windows e eu não tenho nenhum Windows.
como posso apagar de dizer isso?

o comando /boot/grub/menu.lst

não dá
                   /boot/grub/menu.lst: command not found

agente100gelo

Citação de: FerreireX online 26 de Dezembro de 2007, 19:27
peço desculpa mas como eu ando tão stressado pra meter isto como quero que quero arranjar isto rápido.
bem acho que já esta resolvido pelo menos alguma parte, já apaguei bem ou mal o outro geubuntu e aparece em primeiro este geubuntu, só que tem a dizer em outros sistemas operativos o Windows e eu não tenho nenhum Windows.
como posso apagar de dizer isso?

o comando /boot/grub/menu.lst

não dá
                   /boot/grub/menu.lst: command not found

Para editar o arquivo:
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

FerreireX

bem já dei uma viste de olhos e não parece ser la muito fácil :s
como posso apagar o outro disco? é que já tentei a partir do gnome e aquilo não me deu nada,ficou uma pasta 'lost e founds' e mais duas partições. Eu queria utilizar o disco para meter só la material sem que estivesse restrito a mexer nele.

zoroastro

é "normal" esta pasta lost_found...

e outra coisa:
ANALISE primeiro o menu.lst antes de Concluir se é dificil ou não mexer :)
eu também ja fui iniciante e sei bem o que é isto.
NAO TEM NADA  de dificil ali ;)

é só voce tirar as linhas certas da partição que vc apagou ;)