Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2377876 vezes)

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2640 Online: 23 de Outubro de 2010, 01:39 »
Perdão gunss.

EDIT:Aqui da erro na hora de aplicar o patch, tive que copiar e colar o código do pastebin, o download com o wget não funciona. Mas mesmo assim, da erro (FAILED) na hora de aplicar o patch.

pois é, aqui da erro na hora de baixar o patch também! Eu vou upar ele em algum lugar pra vc.
http://rapidshare.com/files/426658868/0001-trace-add-trace-events-for-open-exec-an.patch

Aqui eu não consegui fazer funcionar esse patch, uma das opções que tem que habilitar na hora da compilação insiste em ficar inativa.




Com o BFS 0.357 o sistema ficou mais fluido.

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2641 Online: 23 de Outubro de 2010, 06:57 »
Pessoal,

achei um repositório do gcc-4.5 para o Lucid. Se eu instalar o gcc-4.5 e compilar o kernel novamente, melhoraria na questão de uso de processador?
Vi que falaram q o gcc-4.4 não aproveita os recursos do core2 e atom.

ppa:ubuntu-toolchain-r/test

[]'s

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2642 Online: 23 de Outubro de 2010, 07:02 »
Citar
Com o BFS 0.357 o sistema ficou mais fluido.

Já vou avisando para não colocar o CK no omnislash.

Atrapalha bastante a latência!!

Citar
Pessoal,

achei um repositório do gcc-4.5 para o Lucid. Se eu instalar o gcc-4.5 e compilar o kernel novamente, melhoraria na questão de uso de processador?
Vi que falaram q o gcc-4.4 não aproveita os recursos do core2 e atom.

ppa:ubuntu-toolchain-r/test

[]'s

Amigo olha só... eu tenho o maior medo desse tipo de alteração!! Colocar o Gcc assim sei não... prefiro que os desenvolvedores tenham colocado tudo direitinho na distro...

Não estou querendo te desencorajar mas o gcc e o glibc são um dos componentes mais importantes de toda a distro, se der problemas neles vc fica de mãos atadas (o glibc então putz...)

O que vc já fez de otimização aí?? Vamos conversar um pouco para melhorar um pouco mais...

Estou gostando de ver a iniciativa de todos vcs compilando e buscando uma melhoria da performance e encarando de frente.

Esse é o OBJETIVO desse tópico, é ensinar a galera a pescar o peixe!! Mostrar que não é tão complicado!!

Obrigado a todos e bom dia!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2643 Online: 23 de Outubro de 2010, 07:28 »
Oi...
meu processador é um Core2duo P8600 (2.4GHz 3MB L2) com 4GB RAM.

 1) Bem tenho o omnislash com os seguintes ajustes  (os principais)
- bfs357
- bfq
- slub
- core2
- 300hz
- preempt
- Retirei muitos drivers não usados e o filesystem built-in

2) No sysctl.conf tá o seguinte:

kernel.sem = 250 32000 100 128
kernel.shmall = 2097152
kernel.shmmax = 2147483648
kernel.shmmni = 4096

kernel.iso_cpu = 75
vm.swappiness = 0
vm.vfs_cache_pressure = 50
vm.dirty_background_ratio = 3
vm.dirty_ratio = 20
net.ipv4.tcp_fin_timeout = 25
net.ipv4.tcp_keepalive_time = 1800

3) Tuning do ext4 pela dica de Galactus

- 400MB Journaling
- Ajustes no fstab

O que poderia se alterado ou ajustado pra melhorar a performance? Uso o note pra filmes e trabalho (browser, evolutoin , muitos terminais e Virtualbox).
Uso o gnome+metacity sem o compiz.

Desde já agradeço.

EDIT: Quase esqueci... uso o ureadahead, prelink e preload. O preload eu noto melhoria na performance, principalmente na hora de entrar no gnome e executar os programas que uso normalmente. Os demais não percebo alteração.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 07:50 por luciannoaramalho »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2644 Online: 23 de Outubro de 2010, 07:53 »
vm.dirty_ratio = 20

vm.dirty_background_ratio = 10

vm.vfs_cache_pressure = 100

Por enquanto faz isso e depois um boot e dá um alô...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2645 Online: 23 de Outubro de 2010, 08:25 »
luciannoaramalho, não usa o prelink! Ele acaba atrasando as coisas com o tempo! Seu sistema vai ficando mais lento!  O Preload eu uso também!  Ele aumenta um pouco o consumo de RAM, mas já que você como eu tem RAM de sobra....

Eu removo o metacity do Gnome e uso o Openbox! Mas aí você não vai usar nenhuma das firulas do Compiz!  Eu não uso o Compiz, é um lastro do tamanho de um bonde para o sistema!
Outra coisa, o Gnome é muito sensível ao tema utilizado! Dependendo do tema a performance aumenta ou diminui! Eu uso o Clearlooks!

Porque você tira o filesystem built-in?

Dá pra "traduzir" ou mostrar onde "traduzir" essas opções todas do sysctl.conf?
Tipo:
Citar
kernel.sem = 250 32000 100 128
kernel.shmall = 2097152
kernel.shmmax = 2147483648
kernel.shmmni = 4096

kernel.iso_cpu = 75
« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 08:27 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2646 Online: 23 de Outubro de 2010, 08:44 »
luciannoaramalho, não usa o prelink! Ele acaba atrasando as coisas com o tempo! Seu sistema vai ficando mais lento!  O Preload eu uso também!  Ele aumenta um pouco o consumo de RAM, mas já que você como eu tem RAM de sobra....

Eu removo o metacity do Gnome e uso o Openbox! Mas aí você não vai usar nenhuma das firulas do Compiz!  Eu não uso o Compiz, é um lastro do tamanho de um bonde para o sistema!
Outra coisa, o Gnome é muito sensível ao tema utilizado! Dependendo do tema a performance aumenta ou diminui! Eu uso o Clearlooks!

Porque você tira o filesystem built-in?

Dá pra "traduzir" ou mostrar onde "traduzir" essas opções todas do sysctl.conf?
Tipo:
Citar
kernel.sem = 250 32000 100 128
kernel.shmall = 2097152
kernel.shmmax = 2147483648
kernel.shmmni = 4096

kernel.iso_cpu = 75


Oi.. removi o prelink. Não uso o compiz e estou amadurecendo usar o gnome + openbox. Com relação ao filesystem, acho q escrevi errado... eu quis dizer que compilo o tipo de fs (ext4 no caso)  incorporado (built-in) kernel e não como módulo.

Hqx, fiz as alterações, mas eu sou muito ruim de perceber as mudanças.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2647 Online: 23 de Outubro de 2010, 08:52 »
Citar
Hqx, fiz as alterações, mas eu sou muito ruim de perceber as mudanças.

Aquelas mudanças são para vc usar mais a cache... só com um boot que elas entram mesmo

kernel iso cpu é do próprio BFS ( se ainda me lembro)

Vc chegou a usar as outras dele??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2648 Online: 23 de Outubro de 2010, 08:56 »
perco as funções do compiz com o omnislash? parece que li algo assim... :-\
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2649 Online: 23 de Outubro de 2010, 09:12 »
Citar
perco as funções do compiz com o omnislash? parece que li algo assim... Indeciso

Se perder é problema do driver de vídeo que não está instalado corretamente ou xorg?? Eu não consigo ficar sem compiz!! (eu uso compiz)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2650 Online: 23 de Outubro de 2010, 09:13 »
Citar
Hqx, fiz as alterações, mas eu sou muito ruim de perceber as mudanças.

Aquelas mudanças são para vc usar mais a cache... só com um boot que elas entram mesmo

kernel iso cpu é do próprio BFS ( se ainda me lembro)

Vc chegou a usar as outras dele??

Quais outras? Remover Dynticks e alterar o timer freq pra 1000hz? Sim... achei mais lento ou lerdo.. não lembro perfeitamente...
Patch do ck, só o BFS atualizado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2651 Online: 23 de Outubro de 2010, 09:13 »
Citar
Hqx, fiz as alterações, mas eu sou muito ruim de perceber as mudanças.

Aquelas mudanças são para vc usar mais a cache... só com um boot que elas entram mesmo

kernel iso cpu é do próprio BFS ( se ainda me lembro)

Vc chegou a usar as outras dele??

Nossa, aqui com as alterações do systcl.conf que você postou o sistema responde ainda mais rápido!

Não sei aonde vamos parar, mas se continuar ficando mais rápido! Por mim tudo bem!  ;D

HQx, agora não entendi!

Se usar a versão mais nova do BFS, a 357, não é para usar o BFQ do Kolivas?  E sim o CFQ?

Eu ainda não compilei a versão 357! Tava esperando o final de semana pra testar!

Gunss, pessoal, você querem que eu faça o upload do arquivo do Ureadahead? O meu funcionou e não deu erro na hora de baixar!

O que fiz foi abrir o arquivo do patch .bz2 do Omnislash e no final dele colar apenas a parte dos códigos do patch do  camarada do gentoo! Sem as observações dele dentro do arquivo! Do pontilhado até o final! Gravei esse arquivo modificado para depois aplicar o patch com tudo junto!  Assim funcionou pra mim e apareceu tudo direitinho na hora de compilar!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2652 Online: 23 de Outubro de 2010, 09:18 »
Citar
perco as funções do compiz com o omnislash? parece que li algo assim... Indeciso

Se perder é problema do driver de vídeo que não está instalado corretamente ou xorg?? Eu não consigo ficar sem compiz!! (eu uso compiz)

Exatamente!  Se o compiz "der bode" foi problema do Driver e não do kernel!

Eu não consigo usar mais o compiz!  Atrasa muito o meu sistema! Acostumei a ter reposta imediata do sistema! Com o compiz ele passar a "pensar"!  ::) ::) ::)

Estou tentando encontrar essa parada do iso_cpu mas tá osso! Se alguém encontrar aí, por favor indique o link!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2653 Online: 23 de Outubro de 2010, 09:27 »
Citar
Se usar a versão mais nova do BFS, a 357, não é para usar o BFQ do Kolivas?  E sim o CFQ?

Eu ainda não compilei a versão 357! Tava esperando o final de semana pra testar!

Gunss, pessoal, você querem que eu faça o upload do arquivo do Ureadahead? O meu funcionou e não deu erro na hora de baixar!

O que fiz foi abrir o arquivo do patch .bz2 do Omnislash e no final dele colar apenas a parte dos códigos do patch do  camarada do gentoo! Sem as observações dele dentro do arquivo! Do pontilhado até o final! Gravei esse arquivo modificado para depois aplicar o patch com tudo junto!  Assim funcionou pra mim e apareceu tudo direitinho na hora de compilar!

Não dá para usar os patches normais CK... eles ficam uma droga com o BFQ... (por isso que o ck não está no omnislash 1.4.4 apenas o BFS)

Estou tentando encontrar essa parada do iso_cpu mas tá osso! Se alguém encontrar aí, por favor indique o link!

sysctl -a se ainda me lembro aparece o comando exato e todos que podem ser alterados  :o

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2654 Online: 23 de Outubro de 2010, 10:26 »
Achei aqui o lance do iso_cpu!

Meu, é coisa de louco! São várias variáveis variantes!  ;D ;D ;D

Faz parte do "Scheduling Policies", dentro do SCHED_ISO Tunables!

Isso aí regula a porcentagem do uso da CPU dentro de uma média de 3 segundos em que as regras do SCHED_ISO fazem com que as tarefas sejam escalonadas como pseudo realtime! :o :o :o

Dá pra vocês?  Eu não entendi nada!  Mas ele fala que no Patch CK o padrão é 80! Isso pode variar de 0  a 100!

O comando que o Hqx postou ( sysctl -a ) lista uma série de parâmetros deste arquivo, não altera nada!  Aqui no meu pc esse valor da iso_cpu está igual a 30! Nessa lista também encontram-se as outras opções que o  luciannoaramalho postou:

Código: [Selecionar]
kernel.sem =
kernel.shmall =
kernel.shmmax =
kernel.shmmni =

Todos com valores diferentes do postado pelo Luciano! Agora saber pra que serve cada coisa dessas e até onde isso afeta o desempenho é soda!

Luciano, você apenas removeu o pacote prelink ou desfez toda a "prelinkagem" que ele fez?  Porque tem que desfazer as prelinkagens antes de remover o pacote!

« Última modificação: 23 de Outubro de 2010, 10:28 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.