Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2369371 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2580 Online: 14 de Outubro de 2010, 18:56 »
Como eu poderia fazer um bench para saber se o ajuste A funcionou melhor que o ajuste B?


Baum, eu uso o cronômetro, o olhometro, e faço meus testes pessoais! Tipo esse aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=ucSchETIsAU

Se pelo menos aguentar isso tudo sem travar e sem dar lag! Tá no caminho certo! Se for mais rápido, melhor ainda! :)
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline luciannoaramalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2581 Online: 15 de Outubro de 2010, 06:06 »
Realmente ficaria complicado testes assim... seria praticamente na base da sensação, empírico. Eu queria algo mais matemático, números. Usei o interbench do CK, mas pelo que li, ele é um benchmark mais voltado a interatividade (realtime)
Eu desejo um kernel interativo, mas também quero um rápido. Não sei se é possível ter 'realtime' + alto troughtput.
Meu note é um Dell Vostro 1520, com CPU C2D P8600 (3MB L2), de 2.4GHz, 4GB RAM (800MHz), NVidia 9300M GS e HD 250GB 7200RPM. Acredito que posso tirar muita performance dele. Uso muito browser, openoffice, terminal, evolution e VirtualBox. Uso o Ubuntu 10.04 com Gnome.
Fiz o tunning do FS do teu artigo (tunando o ext4 - flags e journaling de 400MB) nas partições / e /home(as únicas que possuo) e tenho o /tmp, com 512MB montado na RAM.
Compilei o kernel aqui com C2D, BFS,BFQ, Preempt, 300HZ. Teria alguma modificação a mais no kernel para que eu pudesse ganhar mais performance dele? Retirar vários drivers que não usarei ajudará realmente, já que eles estão como módulos ?

Desde já agradeço.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2582 Online: 15 de Outubro de 2010, 07:20 »
Infelizmente luciannoaramalho há uma deficiência enorme desse tipo de ferramenta no linux...

Já vez overclock no windows??

Geralmente após o overclock usamos o Prime (e outros programas) para estressar o sistema e testar a estabilidade dele e ali notamos se fizemos algo errado pois o programa trava.

O objetivo do teste de estresse que eu peço para os usuários fazerem é justamente testar a estabilidade e nesse momento apesar de não termos boas ferramentas não é tão difícil de sentir a queda brusca ou o aumento de performance na execução dos programas.

Não há uma ferramenta que mostre precisamente que vc ganhou latência, mais perdeu performance do hd ou que a sua temperatura subiu muito. São muitos detalhes para uma ferramenta analisar. É isso que torna complicado a criação de um kernel otimizado.

Citar
Compilei o kernel aqui com C2D, BFS,BFQ, Preempt, 300HZ. Teria alguma modificação a mais no kernel para que eu pudesse ganhar mais performance dele? Retirar vários drivers que não usarei ajudará realmente, já que eles estão como módulos ?

Existe ainda um governor interativo, existe a possibilidade de vc alterar a cache na memória ram, existe a possibilidade de vc colocar patches de latência baixa no cfs, existe a possibilidade de vc não usar ext4, existem infinitas possibilidades só depende de vc realmente querer extrair mais da sua máquina e encontrar a informação e testá-la.

Mais uma questão: NÃO dá para ter um sistema realtime com performance excelente com múltiplas tarefas sendo eecutadas (não temos CPUs nem HDs para isso - nós usuários tá - um bom Xeon com SSD possivelmente fará isso sem muita dificuldade), mas é possível com uma latência muito baixa, obter resultados semelhantes ao do galactus.

Tenha um Bom dia e qq dúvida poste aí!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2583 Online: 15 de Outubro de 2010, 09:57 »
ah, eu achei uma ferramente na internet legal que usa vários núcleos do processador para calcular o valor de pi

o cara que fez o programa calculou 5 trilhoes de casas decimais do valor de pi usando 2 xeon de 6 nucleos e 12 threads (o modelo me escapou). Se voce pedir para o programa que ele liberou, muuuitas casas decimais ele pode ser usado até como teste de estabilidade e de performace tambem já que voce vera uma baixa no tempo de calculo se o kernel estiver no caminho certo.

O site dele é:
http://www.numberworld.org/misc_runs/pi-5t/details.html#program

e para o download
http://www.numberworld.org/y-cruncher/#Download

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2584 Online: 15 de Outubro de 2010, 12:33 »
ah, eu achei uma ferramente na internet legal que usa vários núcleos do processador para calcular o valor de pi

o cara que fez o programa calculou 5 trilhoes de casas decimais do valor de pi usando 2 xeon de 6 nucleos e 12 threads (o modelo me escapou). Se voce pedir para o programa que ele liberou, muuuitas casas decimais ele pode ser usado até como teste de estabilidade e de performace tambem já que voce vera uma baixa no tempo de calculo se o kernel estiver no caminho certo.

O site dele é:
http://www.numberworld.org/misc_runs/pi-5t/details.html#program

e para o download
http://www.numberworld.org/y-cruncher/#Download

Minha nossa! O PC, oopss, o foguete do Japa é de outro mundo mesmo!

Shigeru Kondo's PC:
Processadores: 2 x Intel Xeon X5680 @ 3.33 GHz - (12 physical cores, 24 hyperthreaded)
Memória: 96 GB DDR3 @ 1066 MHz - (12 x 8 GB - 6 channels) - Samsung (M393B1K70BH1)
Placa mãe: Asus Z8PE-D12
HDs: 1 também SATA II (Boot drive) - Hitachi (HDS721010CLA332)
        3 x 2 também SATA II (Store Pi Output) - Seagate (ST32000542AS)
       16 x 2 também SATA II (Computation) - Seagate (ST32000641AS)

Mais tarde vou tentar correr esse Super Py!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2585 Online: 15 de Outubro de 2010, 13:47 »
ah, eu achei uma ferramente na internet legal que usa vários núcleos do processador para calcular o valor de pi

o cara que fez o programa calculou 5 trilhoes de casas decimais do valor de pi usando 2 xeon de 6 nucleos e 12 threads (o modelo me escapou). Se voce pedir para o programa que ele liberou, muuuitas casas decimais ele pode ser usado até como teste de estabilidade e de performace tambem já que voce vera uma baixa no tempo de calculo se o kernel estiver no caminho certo.

O site dele é:
http://www.numberworld.org/misc_runs/pi-5t/details.html#program

e para o download
http://www.numberworld.org/y-cruncher/#Download

Minha nossa! O PC, oopss, o foguete do Japa é de outro mundo mesmo!

Shigeru Kondo's PC:
Processadores: 2 x Intel Xeon X5680 @ 3.33 GHz - (12 physical cores, 24 hyperthreaded)
Memória: 96 GB DDR3 @ 1066 MHz - (12 x 8 GB - 6 channels) - Samsung (M393B1K70BH1)
Placa mãe: Asus Z8PE-D12
HDs: 1 também SATA II (Boot drive) - Hitachi (HDS721010CLA332)
        3 x 2 também SATA II (Store Pi Output) - Seagate (ST32000542AS)
       16 x 2 também SATA II (Computation) - Seagate (ST32000641AS)

Mais tarde vou tentar correr esse Super Py!

HAEUAHHAEUAEHUAEHUAEH

é verdade, monstro né não? o cara tem 40 também de HD!

Olha, eu rodei aqui, e eu não via diferença entre a compilação que botei PentiumII e core2. Rodei esse programa e vi que a do PentiumII era ligeiramente mais rápida. Ele me ajudou. Fiz uma compilação onde o desempenho caio pela metade!

Dai veja pq compilar kernel não significa melhorar a performance!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2586 Online: 15 de Outubro de 2010, 16:35 »
Citar
2 x Intel Xeon X5680 @ 3.33 GHz - (12 physical cores, 24 hyperthreaded)
Memória: 96 GB DDR3 @ 1066 MHz - (12 x 8 GB - 6 channels) - Samsung (M393B1K70BH1)
Placa mãe: Asus Z8PE-D12
HDs: 1 também SATA II (Boot drive) - Hitachi (HDS721010CLA332)
        3 x 2 também SATA II (Store Pi Output) - Seagate (ST32000542AS)
       16 x 2 também SATA II (Computation) - Seagate (ST32000641AS)

1TB só para o Boot...
96 GB...

Se isso for desktop, o cara deve executar algo ultra pesado aí...

Citar
Rodei esse programa e vi que a do PentiumII era ligeiramente mais rápida

O teu caso é igual ao meu... eu simplesmente não posso compilar para K8 sem perder performance!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2587 Online: 15 de Outubro de 2010, 20:24 »
Finalmente! Depois de verdadeiro parto para upar um simples vídeo!

Taí Hqx, a minha mais nova criação!

http://www.easy-share.com/1912640219/Buble_Bee.avi

Dá uma olhada e me diz o que achou!

Faz o Windows fazer isso com um Atom!  ;D ;D ;D
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2588 Online: 15 de Outubro de 2010, 20:52 »
Galera, estou neste exato momento compilando o kernel 2.6.35.7 com o patch-2.6.35-ck1.bz2 para ver como vai ser.
Vamos ver no que vai dar.

Edit:

É galera, dei o comando uptime (dei boot normalmente e abri o terminal e dei o comando)

ai aparecia 0.95
na segunda vez 0.80
e depois ficou em 0.80 por varias vezes.

no kernel normal do Ubuntu fica em 0.37 por isso tirei rapidinho esse kernel(2.6.35.7).
« Última modificação: 15 de Outubro de 2010, 22:58 por Andreson »

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2589 Online: 16 de Outubro de 2010, 00:23 »
Olá galerá, instalei o kubuntu 10.10 64 bits , com ext4 journaling  , já atualizei o kernel para :

dtomadon@dtomadon-I41SI:~$ uname -r
2.6.35-22-generic
dtomadon@dtomadon-I41SI:~$

Driver de vídeo para minha sis 671 , aqui em :

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/driver-mandriva-2011-0-para-uso-em-sis.html

inclusive com resolução do plymount.!!!

dei um utime ao iniciar e :

dtomadon@dtomadon-I41SI:~$ uptime
 23:47:39 up 7 min,  2 users,  load average: 0.46, 0.34, 0.16

e depois de alguns minutos acessando firefox e outros programas leves

dtomadon@dtomadon-I41SI:~$ uptime
 00:18:41 up 38 min,  3 users,  load average: 0.32, 0.45, 0.44
dtomadon@dtomadon-I41SI:~$

a temperatura tá em :

dtomadon@dtomadon-I41SI:~$ sensors
acpitz-virtual-0
Adapter: Virtual device
temp1:       +50.0°C  (crit = +98.0°C)      

só não lembro como ver a temperatura dos dois cores!! Se alguém puder refrescar minha sobrecarregada memória ( deadlock)!!!

Hxqriven, inclusive com esse novo kernel as mensagens de acpi que apareciam no boot do 2.6.34 sumiram!!!!

Abraço a todos e um ótimo fim de semana!!!

« Última modificação: 16 de Outubro de 2010, 00:30 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2590 Online: 16 de Outubro de 2010, 00:32 »
aqui com o omnislash fica 0.5~0.15 dependendo do que eu faça no google chrome

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2591 Online: 16 de Outubro de 2010, 01:24 »
Galactus vi o vídeo do ATOM...

Realmente incrível, faz duvidar que é um ATOM! O Windows 7 não conseguiria uma velocidade daquela.

Para que não sabe qq processador recente é mais poderoso que o ATOM que as vezes perde para o Pentium4 antigão.

Mas o exclusivo processador "ATOM Galactus" tá dando surra em muito C2Q e i5 (eu testo o omnislash no i5 750 e em um X2 3600 e tenho que otimizar muito para conseguir aquilo)

Diversos vídeos abertos, mais música e aplicativos pesados... e a performance se mantêm praticamente inalterada. Na hora em que vc entra na pasta e as miniaturas se abrem em um piscar de olhos (putz).

Parabéns pelo novo processador e obrigado pelo vídeo!!

Boa Noite e até amanhã!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2592 Online: 16 de Outubro de 2010, 08:24 »
Galactus vi o vídeo do ATOM...

Realmente incrível, faz duvidar que é um ATOM! O Windows 7 não conseguiria uma velocidade daquela.

Para que não sabe qq processador recente é mais poderoso que o ATOM que as vezes perde para o Pentium4 antigão.

Mas o exclusivo processador "ATOM Galactus" tá dando surra em muito C2Q e i5 (eu testo o omnislash no i5 750 e em um X2 3600 e tenho que otimizar muito para conseguir aquilo)

Diversos vídeos abertos, mais música e aplicativos pesados... e a performance se mantêm praticamente inalterada. Na hora em que vc entra na pasta e as miniaturas se abrem em um piscar de olhos (putz).

Parabéns pelo novo processador e obrigado pelo vídeo!!

Boa Noite e até amanhã!!

Hehehehe

"ATOM Galactus"! Essa foi ótima!

Eu realmente não acreditei que um simples Atom seria capaz disso tudo! E o mais interessante é que eu só fui alterar isso pois precisei tirar a máquina que me servia no consultório (um Core2 Duo com placa básica da MSI) para me servir de servidor em casa! Quando precisei refazer o sistema do consultório eu peguei o DVD que eu tenho do Remastersys do meu sistema de casa com seu Kernel! Instalei esse DVD no BubleBee!

O Kernel desse DVD do Remaster está "preparado" para o Core i7! Fiquei espantado com o velocidade do Atomzinho! Mas como você deve imaginar, era só começar a puxar do sistema que ele logo pedia água! Fiquei imaginando se ele poderia fazer as mesmas coisas do i7 de casa, tudo na devida proporção claro! Mas me refiro ao que está no vídeo, abrir um monte de coisas ao mesmo tempo sem ele travar ou ter lag! A gota d'água para altera o kernel é que no consultório a rede é sem fio! E eu tirei tudo o que tinha de Wireless no kernel para o i7!  Tinha esquecido disso, a rede subia com o kernel padrão do Ubuntu e com o Omnislash nada! Fui procurar pela placa de rede no sistema e ela nem era listada! Aí eu lembrei! Aí disse, Baum, já que vou ter que recompilar o kernel pra placa de rede sem fio funcionar, que tal não alterar umas coisinhas para ver se ele não ficava tão bom quanto o i7 de casa?

O mais legal disso tudo é que fiz isso em casa!  Usei o poder do i7 para compilar tudo para o Atom! Não ia ficar várias horas compilando o kernel no Atom! Já me acostumei a compilar no i7 que leva 10 minutos!  :D

Pra quem deve estar curioso quanto a "receita de bolo" para o seu sistema poder ficar assim, vou logo avisando que dá serviço! Mas vale a pena como podem ver!

Existem 3 pontos principais para o sistema ficar assim!

1) O kernel Omnislash compilado para otimizar o processador e o hardware do bublebee!
2) O sistema de arquivos tunado!
3) O ambiente gráfico tunado!

É preciso alterar essas três coisas se quiser ter esse desempenho do vídeo!

Então ficou assim:
1) Omnislash compilado para o Atom, 300Mhz, Preempt, Performance BFS, BFQ e todos os drivers para o hardware do bublebee foram incluidos dentro do kernel! Nada era módulo! O sistema de arquivos JFS foi compilado dentro do kernel! Sua controladora SATA, o video onboard da Intel e por aí vai! O que achei que não precisava eu removi!
2) JFS tunado!  Journal interno de 200MB com otimização desse journal! Sem o JFS isso que vocês podem ver no vídeo não é possível! Já tinha tentado com o ext4 e ele logo pede água! Nem preciso dizer que se usar o Reiserfs ele vai travar tudo! É claro que alterei o hdparm do HD também!
3) Gnome com OpenBox e sem aquela tralha toda que vem por padrão no Ubuntu! E vejam só, isso tudo com o Gnome que é um peso pesado! Imagina com o LXDE ou um Box da vida!


É possível ser ainda mais rápido e eficaz com o este sistema? Sim é possível! Até já fiz isso no Notebook!
Você tem que fazer um Gentoobuntu!  Compilar o sistema todo desde  o Xorg e o Gnome passando por todas as aplicações que você instalar no sistema! São pelo menos três dias de serviço só vendo letrinhas passarem no monitor! A diferença é enorme! Você ficariam surpresos com o Firefox!  Rapidíssimo  e consumindo pouca RAM! Mas infelizmente o Ubuntu não foi feito pra isso! Dá a maior mão de obra pra você manter um sistema assim atualizado! Você tem que compilar todas as atualizações que aparecem! É soda! É muito mais fácil fazer isso em distribuições feitas para isso! Como o Gentoo ou o ArchLinux!

Mas pra mim no custo benefício estou muito feliz com o consegui no momento com o Bublebee!  
 
Bom dia a todos!
« Última modificação: 16 de Outubro de 2010, 08:46 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2593 Online: 16 de Outubro de 2010, 17:08 »
Instalei por aqui, a versão amd64 mas, infelizmente, não vai dar pra usar até eu descobrir como instalar manualmente a ATI Mobility Radeon HD 4200 do meu notebook. Pelo menos fui direto pro modo gráfico de segurança e pude verificar os ganhos, que são tremendos! Enquanto isso, continuo no 2.6.32-25-preempt e esse bug louco que coloca a carga das CPUs nas alturas quando em idle... :(

Abração!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #2594 Online: 16 de Outubro de 2010, 18:49 »
Instalação da ATI

Modo 1 (Dica do gatohumano)

sudo add-apt-repository  ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo aptitude update

sudo aptitude install fglrx fglrx-modaliases fglrx-amdcccle

Modo 2 (Dica do LeonardoCarvalho)

http://pronjournal.blogspot.com/2010/06/ati-mobility-radeon-hd-5xxx-series-in.html

Instalação da Nvidia

Modo 1 (funciona graças ao Alberto criador do envy)

Dê um boot e veja se a nvidia está funcionando (é o que acontece aqui)

Modo 2

Se for uma nvidia atual (série 6 ou superior)

sudo aptitude install nvidia-current

Instalação da SIS

Modo 1 (Dica do dtomadon)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg382778.html#msg382778


Será que falta alguma orientação aqui? Tentei isso e melou tanto o omnislash qto o kernel original do Ubuntu... Ele simplesmente trava ao tentar entrar no ambiente gráfico. Estou pesquisando o que fazer, mas agradeço qualquer luz.


EDIT#1

Entrei pelo modo de segurança > modo gráfico de segurança e reconfigurei os gráficos do jeito que deu. Voltei em alta resolução, etc... mas sem aceleração 3D... Menos mal.

EDIT#2

Bom... depois de algumas horas tentando sem sucesso, resolvi voltar com o kernel 2.6.32-25 preempt, já que aparentemente o FGLRX do Lucid não roda com o kernel 2.6.33 ou superior, e a sugestão via PPA parece incompleta para os dois kernels. Uma pena, porque já usei o omnislash e sei que o desempenho é sensacional!

« Última modificação: 16 de Outubro de 2010, 21:23 por Blau_Araujo »
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP