Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2353784 vezes)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #795 Online: 03 de Maio de 2008, 11:26 »
Num tem o deb disso aí não? :)

Bem que eu queria, mas a galera ficou com problemas na hora de compilar drivers e eu notei que eu não tinha pq eu tinha um source e ele é gerado na máquina de quem compila e para evitar problemas e aumentar a portabilidade estou fazendo assim por enquanto.

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/821928/14.html#post3684317

Pelo menos ao disponibilizar o source qualquer um pode usar se compilar, desde usuários do ubuntu 6.10 ao 8.04 e diversos problemas diminuem pq agora até o usuário pode mexer um pouquinho na config habilitando wireless por exemplo de algum dispositivo ou colocando para o seu processador ganhando mais um pouco de performance.

Além disso assim é possível colocar o hz em 300 para laptops ou 100 para servidores e ainda contar com um kernel mais atualizado e corrigido em certos pontos.

É claro que isso afasta um pouco os usuários (falar a palavra compilação e falar que será a do kernel deixa qualquer um com um pé atrás) por pensar que é um processo complicado (o complicado é a config).
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #796 Online: 03 de Maio de 2008, 17:33 »
Acho muito melhor assim porque:
1º compatibilidade com qualquer distro
2º aprendemos mais umas coisitas ;D
3º podemos ainda fazer umas alterações

continue o bom trabalho que nós vamos continuar testando

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #797 Online: 03 de Maio de 2008, 21:32 »
Acho muito melhor assim porque:
1º compatibilidade com qualquer distro
2º aprendemos mais umas coisitas ;D
3º podemos ainda fazer umas alterações

continue o bom trabalho que nós vamos continuar testando

Tudo tem o lado bom e o ruim...

O omnislash 4-7 está bem atualizado e corrigido em relação a kernels de várias distros, porém qualquer atualização significante eu lanço outra versão (por isso sairam várias versões uma atrás da outra) agora vou curtir um pouco ele.

Durante a semana vou colhendo informações sobre o kernel e confome for lanço uma versão no final de semana, caso não haja nada fica do jeito que está.

Obrigado pelo apoio pessoal!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #798 Online: 04 de Maio de 2008, 00:25 »
Acho muito melhor assim porque:
1º compatibilidade com qualquer distro
2º aprendemos mais umas coisitas ;D
3º podemos ainda fazer umas alterações

continue o bom trabalho que nós vamos continuar testando

Tudo tem o lado bom e o ruim...

O omnislash 4-7 está bem atualizado e corrigido em relação a kernels de várias distros, porém qualquer atualização significante eu lanço outra versão (por isso sairam várias versões uma atrás da outra) agora vou curtir um pouco ele.

Durante a semana vou colhendo informações sobre o kernel e confome for lanço uma versão no final de semana, caso não haja nada fica do jeito que está.

Obrigado pelo apoio pessoal!!

fiz a instalacao do novo omnislash no caso o 4-7 correu tudo bem so que agora eu n'ao consigo instalar o driver da nvidia...
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #799 Online: 04 de Maio de 2008, 00:50 »
Checklist básico

1 - Vc desinstalou o driver do kernel anterior com o envy??

2 - O diretório de compilação /usr/src/linux-2.6.24 ainda existe??

3 - Qual driver vc está usando??

4 - Qual versão do envy vc está usando??

5 - Utilizou o mesmo processo que passo no blog??

6 - Qual é o erro do envy??



Aqui eu instalei com o envy e funciona normalmente
« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 00:54 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #800 Online: 04 de Maio de 2008, 02:08 »
HQX,

por conta do que eu relatei sobre o Hardy, acabei instalando o Lenny aqui (eu tinha um CD do Etch Netinstall e fiquei uns dois dias instalando pacotes pela Web).

O Lenny usa um misto de Gnome 2.20 e 2.22 e o Kernel atual dele é:

andre@debian:~$ uname -a
Linux debian 2.6.24-1-686 #1 SMP Sat Apr 19 00:37:55 UTC 2008 i686 GNU/Linux


É o Linux com Gnome mais rápido que já usei, mesmo usando assim:

http://i178.photobucket.com/albums/w274/pinduvoz/Debian.jpg
(deixei só o link, pois a screen não é do Ubuntu).

[].


« Última modificação: 04 de Maio de 2008, 02:10 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #801 Online: 04 de Maio de 2008, 12:57 »
Checklist básico

1 - Vc desinstalou o driver do kernel anterior com o envy??

2 - O diretório de compilação /usr/src/linux-2.6.24 ainda existe??

3 - Qual driver vc está usando??

4 - Qual versão do envy vc está usando??

5 - Utilizou o mesmo processo que passo no blog??

6 - Qual é o erro do envy??



Aqui eu instalei com o envy e funciona normalmente

1 - sim
2 - sim
3 - 169.12
4 - 1.1.1 NG
5 - Para a instalacao do kernel sim, depois de instalado eu copiei somente os pacotes deb para outro lugar
6 - nao apresenta nenhum erro, mas o drive nao instala, apos o processo de instalacao o xorg continua do mesmo jeito
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #802 Online: 04 de Maio de 2008, 17:33 »
Normalmente antes de instalar um novo kernel eu faço o seguinte:

1 - Desinstalo o driver de vídeo do kernel que eu estou atualmente usando pelo envy

2 - Instalo o novo kernel e por ser base 2.6.24 ele usará o diretório /usr/src/linux-2.6.24 como source isso significa que depois de compilado ele vira o source, se estiver apenas o diretório normal com o arquivo linux-2.6.24.tar.bz2 descompactado não funciona.

3 - Verifico em lib/modules no nome do kernel se existem dois links simbólicos (build e source) apontando para /usr/src/linux-2.6.24 caso não existam eu crio.

4 - Compilo o driver para meu modem para ver se tudo está funcionando perfeitamente.

5 - Utilizo o envy para compilar um novo driver de vídeo.

Vc já tentou instalar o driver de forma manual??? Pode ser algum problema com o envy... Dessa forma posso ver qual o problema através da mensagem.

Infelizmente por falta de tempo e outros problemas vou me desligar do fórum por algum tempo, me contatem pelo blog que eu respondo.
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #803 Online: 07 de Maio de 2008, 00:15 »
consegui resolver o problema com o driver de video, por algum motivo o xorg não estava sendo configurado automaticamente na instalação do driver, agora estou com problema com o meu pendrive que não funciona no onmislash4-5.....
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #804 Online: 07 de Maio de 2008, 12:11 »
Uma dúvida.

Tenho o Ubuntu 8.04 no meu notebook.

Pretendo colocar o linux-2.6.24.5-omnislash4-7 (esse é o que já vem com os patchs e a config né??)

Quando eu fizer o processo ele vai substituir o kernel atual correto?

Por um acaso eu não corro o risco de o Ubuntu atualizar o kernel com suas atualizações automáticas?

É mencionado que deve trocar o processador K8 pelo que estou utilizando... No caso qual é a escolha para um Intel DualCore T2080 ?

Desculpa pelas muitas dúvidas é que sou iniciante ai já viu né.. Já compilei kernel na época dos 486 usando slack e redhat também... mas faz tanto tempo e depois eu parei de mexer .. ai nem lembro mais nada..

Esse kernel possui alguma melhoria relacionado ao polemico assunto dos HD's ? ou eu preciso fazer aquele script mesmo assim?

Abs.

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #805 Online: 07 de Maio de 2008, 14:04 »
Uma dúvida.

Tenho o Ubuntu 8.04 no meu notebook.

Pretendo colocar o linux-2.6.24.5-omnislash4-7 (esse é o que já vem com os patchs e a config né??)

Quando eu fizer o processo ele vai substituir o kernel atual correto?

Por um acaso eu não corro o risco de o Ubuntu atualizar o kernel com suas atualizações automáticas?

É mencionado que deve trocar o processador K8 pelo que estou utilizando... No caso qual é a escolha para um Intel DualCore T2080 ?

Desculpa pelas muitas dúvidas é que sou iniciante ai já viu né.. Já compilei kernel na época dos 486 usando slack e redhat também... mas faz tanto tempo e depois eu parei de mexer .. ai nem lembro mais nada..

Esse kernel possui alguma melhoria relacionado ao polemico assunto dos HD's ? ou eu preciso fazer aquele script mesmo assim?

Abs.

bom na verdade ele não irá substituir o kernel padrão do Ubuntu, vc irá ficar com os dois, e tbém ele não irá atualizar o onmislash com as atualizações disponiveis para o kernel padrão, vc pode ficar tranquilo quanto a isso, quando vc for escolher o tipo de processador vc achara o seu na lista, está bem fácil....quanto ao problema com hd eu não sei com está....aliás eu nunca tive esse problema....
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #806 Online: 07 de Maio de 2008, 15:09 »
Entendi,

Se eu colocar esse kernel e tudo funcionar como pretendo é possivel deixar somente este kernel? e tirar o outro?

Offline Oni-BR-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!! :D
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #807 Online: 07 de Maio de 2008, 15:14 »
Entendi,

Se eu colocar esse kernel e tudo funcionar como pretendo é possivel deixar somente este kernel? e tirar o outro?

sim é possivel, no fórum tem explicando como faz isso, mas eu acho que é pelo sinaptic mesmo....mas eu não aconselho isso não....prefiro deixar o "original" no sistema para no caso do 4-7 dar algum problema....
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Offline Parrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #808 Online: 09 de Maio de 2008, 09:33 »
Galera,

Estou começando a compilar o kernel e estou na parte do make xconfig

O problema é que não sei muito bem o que fazer aqui.. acredito que devo ao menos escolher meu processador.. achei onde mudar isso .. mas não sei qual escolher..

Eu tenho um Pentium DualCore T2080... ele não é um Core 2 Duo.. ou seja.. não sei qual escolher na lista.. alguem pode me ajudar?

ps.: Achei na net falando para usar o Core 2 mesmo... bom iniciei a compilação vamos ver no que vai dar.

ps.2: Ok. Kernel compilado e configurado. Boot efetuado normalmente. Notavel melhora na inicialização do sistema. Agora é testar para checar se tudo está funcionando corretamente.

ps.3: Problemas.... aparece o menu de login.. eu coloco usuário e senha.. ai na hora de abrir meu desktop fica uma tela branca e não sai disso.. Já entrei pelo terminal e executei o EnvyNG via terminal, instalou certinho mas mesmo assim fica uma tela branca após digitar o login e senha.. alguém tem alguma dica? Mesmo alterando o xorg.conf e colocando o driver vesa acontece o problema.

ps.4: Alguns posts atrás eu achei um apossivel solução:
"Segundo passo, instalar o driver da ATI. Como ele precisa interfacear com o kernel, já sabia que o pacote pré-compilado do ubuntu não iria funcionar. Baixei direto do site da ATI o binário e executei com "sudo sh ati-driver-installer-8-01-x86.x86_64.run". Selecione "install driver..." e não compile pacotes especificos para a distro... Aceite o contrato de licença e use a instalação automática.. Depois de terminar, é bom reiniciar o pc (mas aqui eu nem fiz isso) e no terminal usar os comandos "aticonfig --initial" e "aticonfig --overlay-type=Xv"... Reinicia e ta pronto, com aceleração legal..."

Mas será que fazendo isso eu perco minhas configurações com o Kernel original do ubuntu?
« Última modificação: 09 de Maio de 2008, 12:03 por Parrillo »

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #809 Online: 12 de Maio de 2008, 21:38 »
Hei Hqxriven, muito bom esse teu trabalho, acho que já disseram isso antes mas pq vc não tenta colocar teu trabalho junto com o material oficial da canonical??

Se tiver alguma votação para isso coloca o link lá na primeira página que tenho certeza que vai ser campeão de votos ;D

Seu trabalho tem inspirado algumas pessoas dá uma olhada:

http://www.guiadohardware.net/comunidade/script-gerador/865908/

será que é util para o ubuntu também???

mais uma vez meus parabens.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04