Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2329320 vezes)

Offline overlock_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4320 Online: 17 de Setembro de 2014, 11:58 »
Olha eu sempre aplico esse conjunto de dicas do galactus;

1° >>> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71611.0.html <<<
2° >>> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html <<<
3° >>> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.0.html <<<

Cardeal,

O mate vai rolar mais liso por ser mais leve,mas eu e o galactus estamos mostrando o poder de nosso hardware em otimizações que poder ser rodados rápidamente em ambientes pesados,que mesmo assim roda lisinho independente do SO.
| Linux User # 480186 | Debian Wheezy | Kernel 3.2.4 rt & pf2 |

Offline Cardeal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4321 Online: 17 de Setembro de 2014, 12:19 »
Olha eu sempre aplico esse conjunto de dicas do galactus;

1° >>> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,71611.0.html <<<
2° >>> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html <<<
3° >>> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105312.0.html <<<


Tratando-se de ajustes no disco rígido, a maior parte destes ajustes ocorrem com a partição alvo DESMONTADA, como faço isso a partir de um Live-Pendrive?

Offline overlock_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4322 Online: 17 de Setembro de 2014, 16:14 »
Coloque o pendrive de o boot,ai voçê escolhe a opção de iniciar o linux sem instalar no hd,ai é só abrir o terminal como root "sudo su" ou "su -" e ir seguindo o tutorial do galactus.

Obs; se vc tiver algum problema ou dúvida abra um novo tópico,porque estamos fugindo do assunto aqui tratado.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 16:16 por overlock_br »
| Linux User # 480186 | Debian Wheezy | Kernel 3.2.4 rt & pf2 |

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4323 Online: 17 de Setembro de 2014, 18:43 »
Citar
Cardeal

Minha configuração é essa:

Processador: Intel® Core™2 Duo CPU P8700 @ 2.53GHz × 2
Memória: 4GB
Vídeo: GeForce 9300M GS 256MB
SO: Ubuntu 14.04 64bits
Kernel: 3.13.0-35-lowlatency


Estou pensando em experimentar o Linux Mint com o Mate e verificar se vai rodar mais liso.


Tanto o pf-kernel quanto o kernel Liquorix com suas configurações padrões são demais para esse processador.

Eles exigem muito do processador, acaba mais atrasando que acelerando. São muitos processos para ele resolver de uma vez só, isso acaba atrasando tudo. O kernel low-latency do Ubuntu não usa escalonadores de processador e de disco agressivos, só o PREEMPT e 1000MHz. Dá muito mais tempo para ele se resolver.    Ainda tem a questão dessa Nvidia 9300, não sei como fica o desempenho dela com esses kerneis experimentais que pensam em tudo novo.

No Core 2 duo da minha irmã eu nunca usei esses kerneis agressivos demais, ainda por cima instalei Lubuntu 32 bits por ela só ter 2GB de RAM. Eu acho o LXDE ou o XFCE ambientes muito mais adequados para esse tipo de máquina.

Depois vou ver se posto um Athlon XP 2600 todo otimizado que doaram aqui....

Não parece Athlon XP 2600.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 18:48 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Cardeal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4324 Online: 18 de Setembro de 2014, 09:07 »
Overlock e galactus, obrigado pelas dicas!  ;)


Eu acho o LXDE ou o XFCE ambientes muito mais adequados para esse tipo de máquina.


Estou testando o XFCE e, de fato, ele é ainda mais leve do que o Mate. No entanto, ainda
não consigo dizer se a diferença de desempenho compensa a perda de uma interface mais
interessante como o Mate.

Offline overlock_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4325 Online: 18 de Setembro de 2014, 10:00 »
O maravilhoso do linux e poder fazer o que quiser,vc tem a opção de utilizar quantos kernels e ambientes de trabalho agente quizer,eu instalo e vou testando ora 1 ora outro(embora eu seje fã do kde). ;D

O que posso te dizer e teste todos,se tiver algum problema ou dúvidas estamos aqui pra te ajudar. ;)
| Linux User # 480186 | Debian Wheezy | Kernel 3.2.4 rt & pf2 |

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4326 Online: 18 de Setembro de 2014, 13:27 »
Citar
Tanto o pf-kernel quanto o kernel Liquorix com suas configurações padrões são demais para esse processador.

Eles exigem muito do processador, acaba mais atrasando que acelerando. São muitos processos para ele resolver de uma vez só, isso acaba atrasando tudo. O kernel low-latency do Ubuntu não usa escalonadores de processador e de disco agressivos, só o PREEMPT e 1000MHz. Dá muito mais tempo para ele se resolver.    Ainda tem a questão dessa Nvidia 9300, não sei como fica o desempenho dela com esses kerneis experimentais que pensam em tudo novo.

No Core 2 duo da minha irmã eu nunca usei esses kerneis agressivos demais, ainda por cima instalei Lubuntu 32 bits por ela só ter 2GB de RAM. Eu acho o LXDE ou o XFCE ambientes muito mais adequados para esse tipo de máquina.

Depois vou ver se posto um Athlon XP 2600 todo otimizado que doaram aqui....

Não parece Athlon XP 2600.

2


300 e sem preempt já ia melhorar bastante.

Usava isso em um X2 3600+ com pouca ram...

As configurações dos kernels otimizados não são adequadas para máquinas antigas. Mas se vc customizar e fazer alguns testes e for paciente dá pra tirar um bom resultado (depois do celeron guerreiro do galactus eu não duvido de mais nada)
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4327 Online: 18 de Setembro de 2014, 14:03 »
Hqxriven, viu o vídeo do A10? Meu kubuntu de uso diário,  tópico lá no Café?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4328 Online: 18 de Setembro de 2014, 17:19 »
Citar
Hqxriven, viu o vídeo do A10? Meu kubuntu de uso diário,  tópico lá no Café?

Com ctz!

Aquilo sim é velocidade! A máquina demonstrando todo o seu poder.

Fica difícil acreditar que é um A10, um i7 4770 ou qq processador doméstico pq a resposta do sistema é praticamente imediata, dando a impressão que a sua máquina não pertence a esse tempo presente (e sim de algumas gerações a frente, porém executando o K14).

O fato de executar em um HD mecânico (que por si já gera um gargalo) e faz um sistema em alguns momentos se arrastar (ou dar alguns travamentos chatos), confirma ainda mais o ponto colocado nesse tópico que a otimização do kernel (isto é, atacar a raiz do problema) ajuda muito ou até resolve por completo essa questão.

Além disso, otimizando o sistema de arquivos e mais algumas coisas (sem ter que recompilar o sistema inteiro) como muito bem citados nos seus tópicos e usando uma distro tão agradável como o Ubuntu tornam a experiência do usuário maravilhosa (é ótimo usar um sistema rápido) e é um ponto a favor do linux.

Espero que algum dia haja algum modo de fazer todo esse processo de forma oficial (como um kernel alternativo, assim como o rt) e mais usuários possam desfrutar dessa performance.

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4329 Online: 18 de Setembro de 2014, 18:58 »
Citar
Hqxriven, viu o vídeo do A10? Meu kubuntu de uso diário,  tópico lá no Café?

Com ctz!

Aquilo sim é velocidade! A máquina demonstrando todo o seu poder.

Fica difícil acreditar que é um A10, um i7 4770 ou qq processador doméstico pq a resposta do sistema é praticamente imediata, dando a impressão que a sua máquina não pertence a esse tempo presente (e sim de algumas gerações a frente, porém executando o K14).

O fato de executar em um HD mecânico (que por si já gera um gargalo) e faz um sistema em alguns momentos se arrastar (ou dar alguns travamentos chatos), confirma ainda mais o ponto colocado nesse tópico que a otimização do kernel (isto é, atacar a raiz do problema) ajuda muito ou até resolve por completo essa questão.

Além disso, otimizando o sistema de arquivos e mais algumas coisas (sem ter que recompilar o sistema inteiro) como muito bem citados nos seus tópicos e usando uma distro tão agradável como o Ubuntu tornam a experiência do usuário maravilhosa (é ótimo usar um sistema rápido) e é um ponto a favor do linux.

Espero que algum dia haja algum modo de fazer todo esse processo de forma oficial (como um kernel alternativo, assim como o rt) e mais usuários possam desfrutar dessa performance.


Há que bom, achei que não tinha visto! :)

Concordo com você.

Rapaz estou muito feliz com o desempenho alcançado, ainda mais por se tratar do KDE. Pense na secura pra testar com o SSD. Ele já chegou mas veio sem o bendito adaptador de 2,5 para 3,5 pol. Pedi o adaptador, chega amanhã. Como vou trocar de placa mãe também.... Resolvi esperar para fazer o serviço completo. Vamos ver como vai ficar! :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4330 Online: 19 de Setembro de 2014, 18:19 »
Não se esqueça do bendito journal no SSD, isto é preparar o SSD com alguns ajustes.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Solid_State_Drives

Na espera do vídeo!  :D

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Gyro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4331 Online: 31 de Outubro de 2014, 10:06 »
Olá pessoal!
Me desculpem por "reviver" esse tópico, mas eu tenho uma dúvida: meu laptop aguenta o kernel Liquorix em suas configurações padrões?

Eis as configurações:

Intel Core i3 M390 @ 2.67GHz
4 GB de memória RAM
Intel HD Graphics
HDD 500GB

Desde já, agradeço pelas respostas!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4332 Online: 31 de Outubro de 2014, 11:04 »
Aguenta, mas como e um kernel de alto desemprenho a carga da bateria pode durar menos e o note esquentar um pouco mais.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4333 Online: 31 de Outubro de 2014, 11:06 »
Olá pessoal!
Me desculpem por "reviver" esse tópico, mas eu tenho uma dúvida: meu laptop aguenta o kernel Liquorix em suas configurações padrões?

Desde já, agradeço pelas respostas!

Por que não "aguentaria"?

Instale e experimente você mesmo. Mantenha uma copia do seu kernel corrente e se tudo der errado, entre no grub e volte ao kernel original, simples assim.

Offline Gyro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4334 Online: 31 de Outubro de 2014, 11:24 »
Instalei o Liquorix aqui, e está muito rápido, muito parecido com o vídeo do Galactus com o Kubuntu Otimizado!

Só percebi que, quando ligo o laptop, os programas demoram mais para iniciar na primeira vez, já na segunda, é quase instantâneo!

platao, geralmente eu uso a máquina direto na energia, a bateria serve como um "no-break".

Tota, achei que o processador, por ser antigo, não daria conta do recado  ;D

Eu queria testar o pf-kernel, mas a instalação me pareceu muito complicada.  Enfim, obrigado pelo suporte!  :D