Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2351680 vezes)

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4065 Online: 18 de Outubro de 2011, 22:15 »
Para quem é do Rio (ou não, é só montar uma caravana), e se interessa no assunto de compilação, vai acontecer um evento muito bom nos dias 02 e 03 de dezembro: Rack'n Rio.

Site oficial:
http://hacknrio.org/

Vejam algumas das palestras que irão ocorrer
  • Programando em Shell Linux
  • Desenvolvimento do Kernel Linux
  • Gerenciamento de memória virtual no Kernel Linux
Fonte: http://hacknrio.org/palestras

Também terá um  minicurso de 3h de desenvolvimento de kernel.

Fica a dica!  ;)


Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4066 Online: 19 de Outubro de 2011, 11:43 »
Galera, preciso de uma dica.

Tenho um server caseiro, rodando nfs, samba, bind, cups. Hds em raid 0. Fazendo nat e tals
O hardware é modesto.

Proc Intel celeron 2.66
512 de ram DDR
Hda 40 GB
hdb de 80
hdc tbm de 80

Pois bem, compilei um kernel 3.0 no meu desktop e queria faze-lo tbm nesse server, pergunto. Qual a vantagem eu teria? Será que melhorar a taxa de transferência do meu server (bom, uso isso via wireless, com um ap, mas ai ja é outra estoria).
Eu sei que não é recomendado mudar o kernel de um server, mas como é caseiro queria fazer testes.

Tem jeito de conseguir algum desempenho?

Valeu gente

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4067 Online: 19 de Outubro de 2011, 12:55 »
Galera, preciso de uma dica.

Tenho um server caseiro, rodando nfs, samba, bind, cups. Hds em raid 0. Fazendo nat e tals
O hardware é modesto.

Proc Intel celeron 2.66
512 de ram DDR
Hda 40 GB
hdb de 80
hdc tbm de 80

Pois bem, compilei um kernel 3.0 no meu desktop e queria faze-lo tbm nesse server, pergunto. Qual a vantagem eu teria? Será que melhorar a taxa de transferência do meu server (bom, uso isso via wireless, com um ap, mas ai ja é outra estoria).
Eu sei que não é recomendado mudar o kernel de um server, mas como é caseiro queria fazer testes.

Tem jeito de conseguir algum desempenho?

Valeu gente

Você pode conseguir diminuir o consumo de RAM e o tempo de boot, desligando tudo o que você não usa do kernel.  Pode deixar a navegação do pelo Samba/Nautilus mais rápida e melhorar um pouco as taxas de transferências se deixar dentro do kernel o protocolo TCP/IP de sua escolha e o sistema de arquivos dentro do kernel. Se usar o BFS a carga dos processos diminuirá mas se fizer muita coisa ao mesmo tempo pode ser um gargalo perigoso com essa configuração modesta!

Geralmente servidor é para resistir a muitas requisições e não necessariamente ser rápido!

Para melhorar mesmo as transferências de arquivos vale mais a pena tunar o seu sistema de arquivos desde a formatação, o fstab e o Samba, além de outras coisitas mais!  ;D

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4068 Online: 19 de Outubro de 2011, 16:15 »
Legal galactus.

Assim, não uso nautilus, (alias, uso debian squeeze ) sem interface gráfica (nem tem monitor, muito menos teclado, tudo via ssh).

E quais os patches que eu poderia usar nesse server?

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4069 Online: 23 de Outubro de 2011, 16:59 »
Benchmark feito pelo kolivas, comparando o generic com ck-generic :)
http://repo-ck.com/bench/benchmark.pdf

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4070 Online: 17 de Novembro de 2011, 23:01 »
Salve rapaziada!!!
Eu tive algum serivço extra por aqui me tomando bastante tempo, de formas que não tenho sequer lido a maioria dos posts...
Recebi hoje um email comentando o lançamento do 3.1.1 e gostaria de saber dos senhores qual a vossa impressão sobre este kernel...
Gostaria tambem de saber se já saiu a nova versão do omnislash do Riven... Caso positivo, gostaria de obter o link para baixa-lo...
Desculpem aí o mal jeito!!!

[]'s,

Silva.


Galera, preciso de uma dica.

Tenho um server caseiro, rodando nfs, samba, bind, cups. Hds em raid 0. Fazendo nat e tals
O hardware é modesto.

Proc Intel celeron 2.66
512 de ram DDR
Hda 40 GB
hdb de 80
hdc tbm de 80

Pois bem, compilei um kernel 3.0 no meu desktop e queria faze-lo tbm nesse server, pergunto. Qual a vantagem eu teria? Será que melhorar a taxa de transferência do meu server (bom, uso isso via wireless, com um ap, mas ai ja é outra estoria).
Eu sei que não é recomendado mudar o kernel de um server, mas como é caseiro queria fazer testes.

Tem jeito de conseguir algum desempenho?

Valeu gente

Você pode conseguir diminuir o consumo de RAM e o tempo de boot, desligando tudo o que você não usa do kernel.  Pode deixar a navegação do pelo Samba/Nautilus mais rápida e melhorar um pouco as taxas de transferências se deixar dentro do kernel o protocolo TCP/IP de sua escolha e o sistema de arquivos dentro do kernel. Se usar o BFS a carga dos processos diminuirá mas se fizer muita coisa ao mesmo tempo pode ser um gargalo perigoso com essa configuração modesta!

Geralmente servidor é para resistir a muitas requisições e não necessariamente ser rápido!

Para melhorar mesmo as transferências de arquivos vale mais a pena tunar o seu sistema de arquivos desde a formatação, o fstab e o Samba, além de outras coisitas mais!  ;D


Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4071 Online: 18 de Novembro de 2011, 02:43 »
py8elo, o Kernel Omnislash não está mais sendo desenvolvido pelo HQxRiven!
Pelo menos não de maneira pública, que eu saiba. Afinal ele pode estar fazendo seus testes mas não estar publicando nada!

Quanto ao Kernel 3.1.1 eu não testei ainda e não pretendo testar tão cedo! :)

O que eu acabo aprendendo ao utilizar outros distribuições que primam mais pela estabilidade é que não adianta ter o kernel mais novo se sua intenção for apenas velocidade!

O CentOS e o Scientific Linux usam o 2.6.32 e eles não perdem em quase nada para o 3.0 em velocidade, e em muitos casos ele é até mais rápido!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4072 Online: 18 de Novembro de 2011, 09:12 »
Bom dia meu caro Galactus,
fico triste com a noticia do Omnislash... É realmente uma pena que Riven tenha abandonado o projeto...
Bem, eu não busco apenas velocidade... Busco muito mais estabilidade que velocidade...
Aliás, o próprio kernel do Super OS 10.10(2.6.35.30) já me dá uma dose de ambos... O Omnislash apenas me confere mais um pouco de velocidade nele...
Já pensei em usar o kernel do BT5R1 para testes...
Vou fazer alguns testes num notebook com os kerneis que vc indicou...
Depois postarei aqui os resultados obtidos...
Grato pelas informações!!!

[]'s,

Silva.


py8elo, o Kernel Omnislash não está mais sendo desenvolvido pelo HQxRiven!
Pelo menos não de maneira pública, que eu saiba. Afinal ele pode estar fazendo seus testes mas não estar publicando nada!

Quanto ao Kernel 3.1.1 eu não testei ainda e não pretendo testar tão cedo! :)

O que eu acabo aprendendo ao utilizar outros distribuições que primam mais pela estabilidade é que não adianta ter o kernel mais novo se sua intenção for apenas velocidade!

O CentOS e o Scientific Linux usam o 2.6.32 e eles não perdem em quase nada para o 3.0 em velocidade, e em muitos casos ele é até mais rápido!
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4073 Online: 18 de Novembro de 2011, 21:51 »
Se for usar o kernle mais rescentemente somente em busca de velocidade..antes ficar no 2.4

Agora é notório, que atualização do kernel, é necessária, a correção de bugs, não implementações e diversas melhorias.

Eu já estou utilizando ele, com os patchs daily do ubuntu 11.10, ta rodando liso....

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4074 Online: 19 de Novembro de 2011, 20:39 »
Menos né Metalbobolic...

Eu só tenho uma preocupação com o kernel, uso o 3.1.1 por causa do XEN, que tem VGA passthrought e da pra emular o qualquer sistema operacional com acesso direto à VGA.

Offline py8elo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
  • Acorda Brasil!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4075 Online: 20 de Novembro de 2011, 10:40 »
Olá meus caros Metabolic e Guns,
grato pelas respostas!
mas, quais são as novas regras pra compilar esse novo kernel???
Aqui não funcionou dseguindo as dicas do link: http://www.howopensource.com/2011/08/how-to-install-linux-kernel-3-0-1-in-ubuntu-11-04-10-10-and-10-04/ mas embora ele apareça no menu de inicialização do grub, não inicializa por ele e trava em tela preta com cursor piscando aí tenho que reiniciar.
Eu como disse antes, continuo usando o Super OS 10.10 que é LTS mas, gostaria de testar esse novo kernel nele...
Alguma dica para resolver isso ou recompilar o danado de forma que funcione?

[]'s,

Silva.


 

Menos né Metalbobolic...

Eu só tenho uma preocupação com o kernel, uso o 3.1.1 por causa do XEN, que tem VGA passthrought e da pra emular o qualquer sistema operacional com acesso direto à VGA.
Ubuntu 16.04 LTS
G41M-S01 + E7500 + 4Gb Ram + Gforce GT610 2Tb SATA + 3x500Gb SATA
Linux registered user #521164

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4076 Online: 20 de Novembro de 2011, 11:18 »
Eu estou compilando deiban way

make-kpkg --initrd --append-to-version=nome qualquer kernel_image kernel_headers

ja faz tudo e gera o pacote .deb


tentei da maneira tradiciona make make modules make modules_install e estar dando erro..não gera o bzImage não sei pq



Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4077 Online: 20 de Novembro de 2011, 20:19 »
Atualizado!!

Agora kernel 3.2-rc2, com patch daily do dia 20/11/2011, e várias opção do kernel em built-in, entre elas: SOUND, MUILTIMEDIA, USB, IRD, BLUETOOTH, vários sistemas de arquivos tirados do kernel e outras cocitas más!!!

Agora reiniciar e testar......

Vou criar um topico para compilação de kernel personalizadas..para agente trocar experiencias...

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4078 Online: 01 de Dezembro de 2011, 15:20 »
Meu kernel favorito é 2.6.39-ck2 com bfs e os patchs do ubuntu
Muuuuito estável, sem problemas com o driver ati e o hdmi (pra ligar na tv), sem travar, boot rápido.

O 3.0.1 tá bom tmb, mas nao achei ele tão bom quanto o 2.6.39, nao sei se é o BFS que está ruim pra ele, mas prefiro ficar com 2.6.39, recomendo pra qualquer um que quer trocar de kernel.

4d4c47

  • Visitante
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #4079 Online: 01 de Dezembro de 2011, 15:44 »
Meu kernel favorito é 2.6.39-ck2 com bfs e os patchs do ubuntu
Muuuuito estável, sem problemas com o driver ati e o hdmi (pra ligar na tv), sem travar, boot rápido.

O 3.0.1 tá bom tmb, mas nao achei ele tão bom quanto o 2.6.39, nao sei se é o BFS que está ruim pra ele, mas prefiro ficar com 2.6.39, recomendo pra qualquer um que quer trocar de kernel.

Stivekx,

vc está correto meu caro, todos os kernels a partir do 3.0 ( e 3.1 também) tá dando problema com driver ati e com hdmi, fiz o regresso também  pro 2.6.39-ck2, tá rodando tudo belezinha aqui.