Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2356889 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3075 Online: 09 de Janeiro de 2011, 15:16 »
Esse assunto me fez navegar pela pasta do kernel
Código: [Selecionar]
cflags-$(CONFIG_MCORE2) += -march=i686 $(call tune,core2)
achei essa linha do arquivo Makefile_32.cpu

Código: [Selecionar]
linux-2.6.36/arch/x86


@galactus, distros como arch e gentoo são tão complicadas assim de se usar?

O Gentoo não é tanto não. Você pode escolher baixar imagens praticamente com tudo instalado, existem distros baseadas nele que já foi toda compilada, é como pegar uma versão do Ubuntu customizada. Está tudo lá, você só instala.
Ou você pode escolher um dos 3 estágios de instalação do Gentoo! O Stage 1 é para CDTs!  CDT é o aprimoramento do CDF! É de titânio!  ;D
No Stage 1 você tem que compilar o sistema inteiro! Existe um artigo incrível no Fórum do Gentoo onde o camarada ensina como construir o compilador que vai compilar o sistema inteiro! É coisa de cinema mesmo! O manual do Gentoo recomenda que você use o Stage 3 para usuários normais!  :D  A documentação deles é farta e detalhada! A Gentoo tem mais ferramentas de configuração automática (vamos dizer assim) que o Arch Linux!

O Arch Linux é uma mistura do Slackware com Gentoo! Não existem assistentes e nem ferramentas de configuração! Para nada! Você tem que configurar tudo na unha! Editar os bons velhos arquivos de configuração! Sua documentação também é muito farta e muito detalhista, talvez exatamente pela falta de assistentes! Você é que tem que se virar! Você demora muito para deixar um sistema Arch Linux ficar pronto para um usuário final, mas a grande vantagem é que ele será totalmente customizado sem nenhum tipo de bobagem que você não queira!  O resultado é um sistema muito leve e rápido! Existem duas imagens para baixar, uma Netinstall e a Core image! As duas são muito pouco mesmo! Você pode tentar começar pelos derivados praticamente prontos do Arch Linux, tipo o ArchBang!  

São abordagens radicais para usuários técnicos que gostam de ter todo o controle da situação! O Arch Linux já usa o GCC 4.5.2! O Arch Linux e o Gentoo são Rolings distros!
  
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3076 Online: 09 de Janeiro de 2011, 15:35 »
Citar
O Stage 1 é para CDTs!  CDT é o aprimoramento do CDF! É de titânio!  
No Stage 1 você tem que compilar o sistema inteiro! Existe um artigo incrível no Fórum do Gentoo onde o camarada ensina como construir o compilador que vai compilar o sistema inteiro! É coisa de cinema mesmo! O manual do Gentoo recomenda que você use o Stage 3 para usuários normais!    A documentação deles é farta e detalhada! A Gentoo tem mais ferramentas de configuração automática (vamos dizer assim) que o Arch Linux!

Eu já passei por isso  ;D finalizei o stage 1!!

A sensação pós primeiro boot é indescritível!! Vem algo na cabeça tipo "Consegui??? (Dúvida) mexe aqui mexe lá e depois vem um novo "Consegui" de alegria pura!! (tentei o LFS mas tive problemas com bibliotecas  :-[)

Citar
Você tem que configurar tudo na unha! Editar os bons velhos arquivos de configuração

O bom é que dá para criar pacotes compilados para a sua arquitetura (ou pelo menos dava uns dois anos atrás)
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, 15:47 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3077 Online: 09 de Janeiro de 2011, 15:45 »
Uso os dois, e comparando os sistemas "puros" o arch é mais fácil (o pacman e um rc.conf comentado fazem toda a diferença).

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3078 Online: 09 de Janeiro de 2011, 15:47 »
Sei que estão todos concentrados trabalhando!

Este link nada tem a ver, mas quando os parafusos estiverem saltando da cabeça junto com a fumacinha, hora de dar um relax! Prá não sair muito do tema, embora aqui ninguém seja programador, principalmente em PHP, vale pela descontração:

http://ueb3.com.br/blog/ditados-populares-em-php/

Bom Domingo
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3079 Online: 09 de Janeiro de 2011, 15:48 »
Olha, não tenho o menor conhecimento, por isso o Arch Linux está fora de cogitação.
Vou olhar o Gentoo. Se for para para pensar, você compra um Sandy Brigde recém lançado, porém seu sistema é compilado para um processador, na melhor das hipóteses, um Pentium 4 e por isso você perde muito do que ele tem a oferecer.

Vou arrumar espaço no HD e tirar leito com nescau daqui  ;D

Offline MSXManiac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3080 Online: 09 de Janeiro de 2011, 15:54 »
Olha, não tenho o menor conhecimento, por isso o Arch Linux está fora de cogitação.
Vou olhar o Gentoo. Se for para para pensar, você compra um Sandy Brigde recém lançado, porém seu sistema é compilado para um processador, na melhor das hipóteses, um Pentium 4 e por isso você perde muito do que ele tem a oferecer.

Vou arrumar espaço no HD e tirar leito com nescau daqui  ;D

leite com nescau seria melhor
leito é coisa para hospital, rsrsrsrsrsrsrs

se eu acertar a mega, compro todos os i7 antes de lançarem o sandy brite! andei lendo que vai vir com drm no processador e poderá ser rastreado pela internet contra a sua vontade! Quem usar windows vai estar ferrado!
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, 16:00 por MSXManiac »
ASUSTek P5QPL-AM + Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8400 @ 2.66GHz (Yorkfield) + 4 Gb RAM 800 MHz

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3081 Online: 09 de Janeiro de 2011, 15:56 »
Então galera... to impressionado com essa nova compilação! Foram os 3 videos 1080p. FLuiram muito bem,e o processador se aqueceu muito menos!

To chegando a conclusão de que para notebooks, a compilação c2d/new xeon vale a pena(pelo menos para o i3). Baixando também de 1000mhz para 300mhz.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, 16:06 por brottor »
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3082 Online: 09 de Janeiro de 2011, 16:08 »
Citar
Então galera... to impressionado com essa nova compilação! Foram os 3 videos 1080p. FLuiram muito bem,e o processador se aqueceu muito menos!

To chegando a conclusão de que para notebooks, a compilação c2d/new xeon vale a pena(pelo menos para o i3)

300 Hz não é??
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3083 Online: 09 de Janeiro de 2011, 16:09 »
Citar
Então galera... to impressionado com essa nova compilação! Foram os 3 videos 1080p. FLuiram muito bem,e o processador se aqueceu muito menos!

To chegando a conclusão de que para notebooks, a compilação c2d/new xeon vale a pena(pelo menos para o i3)

300 Hz não é??

isso. Depois acho q vale a pena refazer com a configuração pentium II
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3084 Online: 09 de Janeiro de 2011, 16:14 »
300 hz é o padrão do omnislash nos meus testes foi o melhor no K8!!

Citar
isso. Depois acho q vale a pena refazer com a configuração pentium II

Não sei qual será o resultado (aí) só tinha certeza do 300...

Vai ser interessante... (ruim ou bom será interessante)

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3085 Online: 09 de Janeiro de 2011, 16:31 »
300 hz é o padrão do omnislash nos meus testes foi o melhor no K8!!

Citar
isso. Depois acho q vale a pena refazer com a configuração pentium II

Não sei qual será o resultado (aí) só tinha certeza do 300...

Vai ser interessante... (ruim ou bom será interessante)




Pois é eu vi i7 do galactus e achei q poderia colocar 1000mhz... mas acho q do i7 pro i3 de notebook tem diferença... kkkkk

tu tem qual processador... Eu tenho um desk com Atlhon x2 6000(3.0ghz). Será q melhor compilar ele com instrução para amd? ou pra pentium4?
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3086 Online: 09 de Janeiro de 2011, 16:44 »
Olha, não tenho o menor conhecimento, por isso o Arch Linux está fora de cogitação.
Vou olhar o Gentoo. Se for para para pensar, você compra um Sandy Brigde recém lançado, porém seu sistema é compilado para um processador, na melhor das hipóteses, um Pentium 4 e por isso você perde muito do que ele tem a oferecer.

Vou arrumar espaço no HD e tirar leito com nescau daqui  ;D

leite com nescau seria melhor
leito é coisa para hospital, rsrsrsrsrsrsrs

se eu acertar a mega, compro todos os i7 antes de lançarem o sandy brite! andei lendo que vai vir com drm no processador e poderá ser rastreado pela internet contra a sua vontade! Quem usar windows vai estar ferrado!

cara, isso é loucura. Ele já foi lançado e tem vários testes dele por ai. Anandtech, Techpowerup. Não acredite nessas loucuras que você lê por ai.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3087 Online: 09 de Janeiro de 2011, 17:25 »
Senhores, deu certo!  Usar o march=core2 no Makefile do kernel!
Usei o Core2 no menuconfig também! Compilou tudo direitinho e até agora está funcionando. Vou passar a semana usando essa compilação! A primeira vista impressiona mesmo! O Kwin está funcionando como o Openbox!
Pra ter certeza vou fazer vários testes durante a semana, por enquanto promete!

Eu já estou de olho nos SandyBridge! :)

A Intel está moendo a AMD!

Já leram os vários testes com essas novas crianças da Intel? O Phenon X4 estão comendo poeira! A AMD só ganha mesmo no custo/benefício, pelo menos no momento!
Já viram o quanto overclocka os sandybridge? Estão chegando a 5.1GHz sem refrigeração líquida!!!!    :o :o :o

É insano! Até o Gabriel torres que overclocka em quase nada nos testes dele,  passou dos 4,8 GHz no novo Core i5 2500k!   
Ele resume bem a parada no final: Core i5-2500K simplesmente atropelou seu principal concorrente, o Phenom II X4 975!

O que eu achei ótimo é que eles voltaram para a configuração Dual Channel!  Não vou ter que comprar memórias novas! Só o conjunto processador e placa mãe!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3088 Online: 09 de Janeiro de 2011, 17:28 »
Senhores, deu certo!  Usar o march=core2 no Makefile do kernel!
Usei o Core2 no menuconfig também! Compilou tudo direitinho e até agora está funcionando. Vou passar a semana usando essa compilação! A primeira vista impressiona mesmo! O Kwin está funcionando como o Openbox!
Pra ter certeza vou fazer vários testes durante a semana, por enquanto promete!

Eu já estou de olho nos SandyBridge! :)

A Intel está moendo a AMD!

Já leram os vários testes com essas novas crianças da Intel? O Phenon X4 estão comendo poeira! A AMD só ganha mesmo no custo/benefício, pelo menos no momento!
Já viram o quanto overclocka os sandybridge? Estão chegando a 5.1GHz sem refrigeração líquida!!!!    :o :o :o

É insano! Até o Gabriel torres que overclocka em quase nada nos testes dele,  passou dos 4,8 GHz no novo Core i5 2500k!  
Ele resume bem a parada no final: Core i5-2500K simplesmente atropelou seu principal concorrente, o Phenom II X4 975!

O que eu achei ótimo é que eles voltaram para a configuração Dual Channel!  Não vou ter que comprar memórias novas! Só o conjunto processador e placa mãe!

Primeiramente, parabéns, segundo, como fez?

Não esqueça que os Bulldozer da AMD também vem prometendo muito. Com um desing dos cores completamente diferente do que a AMD e a Intel já usou, dê uma  olhada aqui http://citavia.blog.de/


ps: http://en.gentoo-wiki.com/wiki/Safe_Cflags/Intel#Core_2_Duo.2FQuad.2C_Xeon_51xx.2F53xx.2F54xx.2C_Pentium_Dual-Core_T23xx.2B.2FExxxx.2C_Celeron_Dual-Core

se olharem, percebam a seguinte linha
Código: [Selecionar]
CFLAGS="-march=core2 -mtune=generic -O2 -pipe"
mtune marcado como generic. Vindo da documentação do gentoo

pessoas como eu que usam sistemas 32bit, nem adianta correr para pegar uma arquitetura nova como core2, essas opções para tirar vantagem só estão ativas no GCC para sistemas 64bit.

« Última modificação: 09 de Janeiro de 2011, 17:37 por Gunss »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #3089 Online: 09 de Janeiro de 2011, 17:42 »
Senhores, deu certo!  Usar o march=core2 no Makefile do kernel!
Usei o Core2 no menuconfig também! Compilou tudo direitinho e até agora está funcionando. Vou passar a semana usando essa compilação! A primeira vista impressiona mesmo! O Kwin está funcionando como o Openbox!
Pra ter certeza vou fazer vários testes durante a semana, por enquanto promete!

Eu já estou de olho nos SandyBridge! :)

A Intel está moendo a AMD!

Já leram os vários testes com essas novas crianças da Intel? O Phenon X4 estão comendo poeira! A AMD só ganha mesmo no custo/benefício, pelo menos no momento!
Já viram o quanto overclocka os sandybridge? Estão chegando a 5.1GHz sem refrigeração líquida!!!!    :o :o :o

É insano! Até o Gabriel torres que overclocka em quase nada nos testes dele,  passou dos 4,8 GHz no novo Core i5 2500k!   
Ele resume bem a parada no final: Core i5-2500K simplesmente atropelou seu principal concorrente, o Phenom II X4 975!

O que eu achei ótimo é que eles voltaram para a configuração Dual Channel!  Não vou ter que comprar memórias novas! Só o conjunto processador e placa mãe!

Primeiramente, parabéns, segundo, como fez?

Não esqueça que os Bulldozer da AMD também vem prometendo muito. Com um desing dos cores completamente diferente do que a AMD e a Intel já usou, dê uma  olhada aqui http://citavia.blog.de/



Obrigado Gunss!

Eu usei a dica do fórum Gringo mesmo!

Ao descompactar o kernel vanilla, não sei a versão que você está usando, tem um MakeFile na pasta principal!

Dentro dele, procure por uma sessão como esta (está no começo, geralmente umas 4 páginas do início):

Citar
# SHELL used by kbuild
CONFIG_SHELL := $(shell if [ -x "$$BASH" ]; then echo $$BASH; \
     else if [ -x /bin/bash ]; then echo /bin/bash; \
     else echo sh; fi ; fi)

HOSTCC       = gcc
HOSTCXX      = g++
HOSTCFLAGS   = -Wall -Wmissing-prototypes -Wstrict-prototypes -O2 -fomit-frame-pointer
HOSTCXXFLAGS = "${CFLAGS}"

É só mudar na linha em negrito, vai ficar parecido com isso:

Citar
# SHELL used by kbuild
CONFIG_SHELL := $(shell if [ -x "$$BASH" ]; then echo $$BASH; \
     else if [ -x /bin/bash ]; then echo /bin/bash; \
     else echo sh; fi ; fi)

HOSTCC       = gcc
HOSTCXX      = g++
HOSTCFLAGS   = -Wall -Wmissing-prototypes -Wstrict-prototypes -O2 -march=core2 -fomit-frame-pointer
HOSTCXXFLAGS = "${CFLAGS}"

E na hora do MenuConfig, usa o core2 também. No seu caso vai "casar" com outra arquitetura! Tem que "casar" a arquitetura do Menuconfig e do MakeFile!

Vamos ver os testes, a AMD sempre promete e chega na hora H não sai o esperado. Eles resolveram os problemas de fuga de corrente quando diminuíam a construção do processador? Por isso atrasaram tanto os Phenon X4!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2