Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2352818 vezes)

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1260 Online: 07 de Julho de 2009, 20:22 »
Exato colega.

Minha MoBo antiga era uma pc-chips. A atual é uma ASUS. percebi esse problema de "novos SRAT-TABLE, e APIC" nas BIOS que integram PCs da HP, presencio isso na minha ASUS, e num tópico da GDH algumas outras marcas também.

Então, sugeriria aos "compiladores do futuro" e a vc para citar isso, que caso haja "erro de segmentação, ou segmentation error" tentar desativar o cool 'n' quiet, e depois tentar compilar novamente. Ou melhor, antes de compilar, para evitar um novo kpkg clean.

Inclusive, com o script do bernardo observei isso, tanto em 32 quanto em 64 bit quando cool 'n' quiet ligado. Antes compilei sempre, mas ativei esse recurso daí o problema.
veja:
http://www.guiadohardware.net/comunidade/showthread.php?t=845953&highlight=suporte+hp
http://www.guiadohardware.net/comunidade/include-from/983643/

Desativei o dito cujo, e compilei. Agora tá ok.

Me manda teu e-mail por MP, vou te mandar minha ".config" para vc dar uma olhada se quiser
===========
Bah! tche. dá uma olhada no tópico
http://www.guiadohardware.net/comunidade/9500gt-nvidia/967557/#post4350571

E veja mais um probleminha. Eu sô batizado mesmo. Peguei um baita processador, mas....... minha mobo não é "tão baita" assim
« Última modificação: 08 de Julho de 2009, 12:43 por Ilkyest »

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Kernel Omnislash 2.6.30.1.1 lançado (e disponível só aqui por enquanto)
« Resposta #1261 Online: 10 de Julho de 2009, 23:59 »
Sysctl.conf do 2.6.30 Omnislash[/b]

vm.dirty_ratio = 5
vm.dirty_background_ratio = 15
vm.vfs_cache_pressure = 120


O que é isso? tem como explicar o uso desses dados?

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1262 Online: 11 de Julho de 2009, 18:07 »
Eu precisava dum sysctl.conf que permitisse libertar o maior numero possivel de memoria quando se fecha um programa,imaginem o firefox cada vez me parece comer mais memoria um autentico glutão,ja o vi comer mais de 700mb,credo.e isto as vezes sem estar a fazer nada de especial,tenho de ver se arranjo 2gb de ram a bom preço.

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1263 Online: 12 de Julho de 2009, 20:11 »
Fala gatohumano. Tchê, eu olhei há pouco, estava consumindo 187Mb. Daí eu exclui os RSS (clique com o direito). E ao compilar meu kernel. coloquei "force unload DLL" ou parecido com isso. Agora, reiniciei o firefox.

Parece que o dito é glutão mesmo...... já tô com 81Mb. esquisito demais.

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1264 Online: 12 de Julho de 2009, 20:34 »
Instalado via pacote deb. Simplesmente fan-tas-ti-co

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1265 Online: 13 de Julho de 2009, 10:22 »
Fala gatohumano. Tchê, eu olhei há pouco, estava consumindo 187Mb. Daí eu exclui os RSS (clique com o direito). E ao compilar meu kernel. coloquei "force unload DLL" ou parecido com isso. Agora, reiniciei o firefox.

Parece que o dito é glutão mesmo...... já tô com 81Mb. esquisito demais.

Isso do "force unload DLL" esta onde?é na config do kernel?Entretanto ja comprei 2gb de memoria.e assim fico mais a vontade sem e sem os breaks do uso intensivo da swap.
Ja agora que setings sysctl aconselham para o meu pc? tenho um opteron 175 dualcore e 2gb de ram.

Offline victorwpbastos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Vitara Soft
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1266 Online: 13 de Julho de 2009, 14:15 »
Pessoal, me desculpem por fazer uma pergunta que talvez seja tão simples. Gostaria de saber como eu faço para habilitar minha placa wireless depois da compilação do kernel omnislash? Eu sei fazer isso usando o ndiswrapper mas, queria aprender a fazer sem ele. Alguém poderia me dar umas dicas?

Abraços,

Victor Bastos
Apenas mais um aprendiz...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1267 Online: 15 de Julho de 2009, 08:24 »
Citar
Pessoal, me desculpem por fazer uma pergunta que talvez seja tão simples. Gostaria de saber como eu faço para habilitar minha placa wireless depois da compilação do kernel omnislash? Eu sei fazer isso usando o ndiswrapper mas, queria aprender a fazer sem ele. Alguém poderia me dar umas dicas?

Abraços,

Victor Bastos

Eu (ainda) não coloco drivers de placa wireless no kernel... somente deixo ativado os do kernel.org. Se existe no vanilla... as coisas funcionam e se não... nada rola (é para evitar instabilidades amigo é por isso que o meu patch é pequeno!!!) e só no ndiswrapper mesmo...

Fui!!! e BOOOOM DIIIIAAAAAAAAA!!!
« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 16:23 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash 2.6.30.1.2-omnislash
« Resposta #1268 Online: 17 de Julho de 2009, 15:38 »
Kernel 2.6.30.1.2-omnislash

- Atualização para Zen base 3
- Atualizações na configuração para melhorar um pouco
- Patches para detecção correta do acpi em algumas placas mãe (Veja aqui antes http://www.lesswatts.org/projects/acpi/overridingDSDT.php - espero que ajude de alguma forma Ilkyest)
- Retirada das frequências do timer do Zen Kernel
- Atualização do Zen Tune

http://www.filefactory.com/file/ahd95eh/n/omnislash_bz2

http://www.filefactory.com/file/ahd95ha/n/configx86

http://www.filefactory.com/file/ahd9564/n/configx86-64

md5sum configx86 configx86-64 omnislash.bz2
911349816d13837354f322350dafdfba  configx86
6f8f90f86e2eef39eb9816da43610a2b  configx86-64
da14a0521506120412e7360ff64df442  omnislash.bz2
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash 2.6.30.1.2-omnislash
« Resposta #1269 Online: 17 de Julho de 2009, 21:14 »
Kernel 2.6.30.1.2-omnislash

- Atualização para Zen base 3
- Atualizações na configuração para melhorar um pouco
- Patches para detecção correta do acpi em algumas placas mãe (Veja aqui antes http://www.lesswatts.org/projects/acpi/overridingDSDT.php - espero que ajude de alguma forma Ilkyest)
- Retirada das frequências do timer do Zen Kernel
- Atualização do Zen Tune

http://www.filefactory.com/file/ahd95eh/n/omnislash_bz2

http://www.filefactory.com/file/ahd95ha/n/configx86

http://www.filefactory.com/file/ahd9564/n/configx86-64

md5sum configx86 configx86-64 omnislash.bz2
911349816d13837354f322350dafdfba  configx86
6f8f90f86e2eef39eb9816da43610a2b  configx86-64
da14a0521506120412e7360ff64df442  omnislash.bz2

Tô compilando agora mesmo. Mas...... mais algumas perguntinhas:
  • 1 - para instalar os debs será dpkg -i etc. e para desinstalá-los? via synaptic eu tento, mas, curiosamente, já tive dois problemas que simplesmente trancaram o dpkg, e nada de synaptic e nada de dpkg, e etc. tive de reinstalar o kubuntu (2 vezes já tive isso)
    veja:
    http://www.guiadohardware.net/comunidade/probleminha-synaptic/979761/
  • 2 - Porque, aparentemente, quando eu instalo o deb, por exemplo, após reinstalar a distro, aparentemente, o deb reinstalado não fica "tão redondo" quanto quanto eu tinha ele compilado? seria algo com o diretório linux que não está mais lá?
  • 3 - O mais correto é atualizar toda a distro, via synaptic, para depois compilar o kernel, correto? Pergunto pq eu tentei, de cara, instalar o DEB que tinha compilado, mas dizia, no synaptic que o kubuntu não era versão oficial"

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1270 Online: 17 de Julho de 2009, 21:32 »
    * 1 - para instalar os debs será dpkg -i etc. e para desinstalá-los? via synaptic eu tento, mas, curiosamente, já tive dois problemas que simplesmente trancaram o dpkg, e nada de synaptic e nada de dpkg, e etc. tive de reinstalar o kubuntu (2 vezes já tive isso)
      veja:
      http://www.guiadohardware.net/comunidade/probleminha-synaptic/979761/

#aptitude remove --purge linux-image-2.6.30.1.1-omnislash linux-headers-2.6.30.1.1-omnislash linux-source-2.6.30.1.1-omnislash

Eu não uso synaptic... nem sei te ajudar...

    * 2 - Porque, aparentemente, quando eu instalo o deb, por exemplo, após reinstalar a distro, aparentemente, o deb reinstalado não fica "tão redondo" quanto quanto eu tinha ele compilado? seria algo com o diretório linux que não está mais lá?

Nunca percebi isso, até pq sempre compilo...

    * 3 - O mais correto é atualizar toda a distro, via synaptic, para depois compilar o kernel, correto? Pergunto pq eu tentei, de cara, instalar o DEB que tinha compilado, mas dizia, no synaptic que o kubuntu não era versão oficial"

Quando vc compila o kernel em uma distro toda atualizada vc está utilizando todas as bibliotecas atualizadas e por isso o deb vai depender das bibliotecas atualizadas... por isso o melhor não é só guardar o deb e sim o fonte!!!
#aptitude remove --purge linux-image-2.6.30.1.1-omnislash linux-headers-2.6.30.1.1-omnislash linux-source-2.6.30.1.1-omnislash
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Ilkyest

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1271 Online: 17 de Julho de 2009, 21:48 »
cara. um baita favor. procura para mim como instalar o kde3 nesta distro (kubuntu jaunty 64bit). to pensando em ir ao gnome, não aguento mais o kde4.

Tá dando pau uma vez por dia. ele parece não gostar do wine.
=================
ok. vou compilar agora. vamos ver.
Ah! um tempo atrás, um colega do GdH te perguntou se poderia tirar algumas coisas do teu config. você respondeu que sem "tais trecos" não existia o omnislash. O que são eles? você lembra?

Quero fazer um kernel agora, e acho que vou usar o script do bernardo (quero nomear o meu), mas não queria tirar o omnislash.
« Última modificação: 17 de Julho de 2009, 21:51 por Ilkyest »

Offline Vinícios Silveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Kernel Omnislash
« Resposta #1272 Online: 19 de Julho de 2009, 03:59 »
Pessoal, compilei o Kernel Omnislash 2.6.30.1.2 no meu Ubuntu 9.04, como já era 01:00 da matina eu estava meio sonolento, no final da configuração quando aparece a opção para editar a GRUB, eu deixei como estava, resultado, não aparece a entrada para a nova compilação.
Editei o menu.lst pelo Gedit, mas não funcionou, então usei o comando mkinitramfs initrd.img-versão-do-novo-kernel, e depois update-grub, mas mesmo assim nada de aparecer a nova compilação no boot, alguem ai pode me ajudar, pesquisei no fórum e no santo google, mas não achei nada que resolvece meu problema, fico grato com aqueles que me ajudarem.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash
« Resposta #1273 Online: 19 de Julho de 2009, 08:36 »
Tem um tópico tratando do tema. Favor postar nele.

Estou unindo sua mensagem.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1274 Online: 19 de Julho de 2009, 13:36 »
Citar
Pessoal, compilei o Kernel Omnislash 2.6.30.1.2 no meu Ubuntu 9.04, como já era 01:00 da matina eu estava meio sonolento, no final da configuração quando aparece a opção para editar a GRUB, eu deixei como estava, resultado, não aparece a entrada para a nova compilação.
Editei o menu.lst pelo Gedit, mas não funcionou, então usei o comando mkinitramfs initrd.img-versão-do-novo-kernel, e depois update-grub, mas mesmo assim nada de aparecer a nova compilação no boot, alguem ai pode me ajudar, pesquisei no fórum e no santo google, mas não achei nada que resolvece meu problema, fico grato com aqueles que me ajudarem.

Amigo através do meu tutorial não há nem alteração no grub... (até pq eu nem sei mexer no grub  :o)

Dá o seguinte código e posta o resultado aqui:

apt-cache policy linux-image-2.6.30.1.2-omnislash

Citar
cara. um baita favor. procura para mim como instalar o kde3 nesta distro (kubuntu jaunty 64bit). to pensando em ir ao gnome, não aguento mais o kde4.

Tá dando pau uma vez por dia. ele parece não gostar do wine.

Mais 1!! (que não aguenta o KDE$)

Achei isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,51976.msg298949.html#msg298949


Citar
Ah! um tempo atrás, um colega do GdH te perguntou se poderia tirar algumas coisas do teu config. você respondeu que sem "tais trecos" não existia o omnislash. O que são eles? você lembra?

Quero fazer um kernel agora, e acho que vou usar o script do bernardo (quero nomear o meu), mas não queria tirar o omnislash.

Depende do patch...

Existe a base (com algumas ativadas e outras não) e o ativamento de patches. Para descobrir a base é só você olhar o patch e ver tudo o que ele acrescenta e pode ser ativado na config e excluir isso (mentalmente) que aí chega na base.

Quanto a minha resposta ao usuário (se eu ainda me lmebro) é que se vc retirar uma grande quantidade de coisas vc retira a essência do omnislash, quer dizer vc altera a base dele e como a base dele foi construída com o passar do tempo, copiando a base de outras distros alterá-la de qualquer forma levará a um kernel diferente do omnislash e por isso com bugs.

Já pensou se o usuário desativa o gerenciamento de  energia, se ele coloca um timer frequency irregular... em outras palavras se ele altera algo que é importante para a máquina??? Aí o usuário faz besteira e aí acontecem "N" problemas...

É por isso que o omnislash usa boa parte da config do Sidux do kernel pois o slh (desenvolvedor do kernel do Sidux) sempre faz um bom trabalho e busca a excelência no que faz e eu confio na competência dele... (e eu ainda faço uma segunda análise para ver determinadas mudanças que ele tenha feito para aprender mais)... e com isso consigo trabalhar mais no desenvolvimento do kernel...

Espero que tenha compreendido!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois