Arlei, bom dia
Acabei reinstalando o Ubuntu, pois não obtive sucesso com a sua sugestão ( estava difícil escrever sudo

) . Fui pelo synapse para tentar, realizei a remoção completa e reinstalei o ubuntu desktop. Como já tinha andado experimento o KDE e o XFCE , acho que o Kernel estava cheio de tranqueiras de 3 gerenciadores de janela , fora o E17

, e na remoçao acabei fazendo ratada, pois tirei mais do que devia. Como tudo é aprendizado, aprendi mais um pouquinho

. Como tinha destinado um pouco mais de 9 gigas para instalação do Ubuntu e 1 giga para swap , aproveitei e aumentei o espaço usando Particion Magic, pelo Windows, para 20 gigas . Segundo aquele velho ditado: " Há males que vem para o bem ", eu já estava com vontade de aumentar o espaço no HD. Agora estou vendo a instalaçao de 151 atualizações sendo executadas, depois farei as de praxe : codecs de áudio e vídeo ( win 32 ), amsn ( seguindo o tutorial postado aqui no fórum ) , skype ( a versão mais recente funciona no gutsy, a com áudio e vídeo ) , Ópera, etc .
Um abraço e um Feliz Natal para vc e para os seus.
Obs: Tem um bug no Gutsy. O bug sou eu

RESOLVIDO o problema