Autor Tópico: Micro/ubuntu congelando [RESOLVIDO]  (Lida 5015 vezes)

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Micro/ubuntu congelando [RESOLVIDO]
« Online: 19 de Dezembro de 2007, 18:40 »
Boa tarde! Este é o primeiro de muitos tópicos. Espero que os outros sejam também para auxilar e não apenas perguntar.
Não pesquisei minha dúvida justamente porque este é o problema: depois de algum tempo, o micro congela. Isso aconteceu várias vezes, quando estava copiando dados de uma pasta para outra (pelo terminal não aconteceu, quando copiei) usando a interface gráfica e também quando estava navegando, clicando na barra de rolagem do firefox. Será que é algum problema com o mouse? Estou saindo agora para comprar um mouse serial ( o meu é ps2, preciso ver se tem lugar pra por o serial, ainda não observei). Caso o problema seja o mouse, será que há como resolver apenas trocando? Isso pode acontecer?
Espero que perdoem minhas dúvidas, mas formatei o computador (adeus windows, espero) e estou só com o ubuntu, que ainda não conhecia. Agradeço toda colaboração e abraços!

Paulo
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2008, 23:58 por lpc »
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2007, 18:43 »
Opa, esqueci de dizer: quando terminei a instalação apareceu uma mensagem que eu tinha uma placa nvidia antiga, sem drivers. Pedi para ativar e depois de reiniciar o micro só aceitava resolução 800x600. Removi e reiniciei o micro, voltando á resolução 1024x768. Acredito que não seja isso, mas...
Abraços!
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2007, 20:57 »
Meus 10 centavos.

Instalei o meu 7.10   01 mês depois do seu lançamento.
 
Depois de uma semana, do nada, meu micro congelou e travou. A primeira coisa que veio na minha cabeça foi o post do Alarcon sobre os bugs do Gutsy.

Levei para meu primo e constatamos que era excesso de pó dentro do gabinete (pensei de imediato no VB5 e seu post sobre manutenção de micros).

Ok, aproveitei e coloquei um pente de ram de 1 Giba.

Depois de uma semana, travou de novo.
Travou a ponto de eu ter que bootar e  não conseguir dar o arranque.....nesta hora pensei no Alarcon de novo.
Naquele momento bateu saudades do Feisty e do Dapper.

Chamei meu primo e constatamos que a memória não foi devidamente colocada no slot. Meu primo pegou ela na mão quase que "sambando".
Pensei de novo VB5.  :)

Agora está perfeito.


7355
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 21:22 por fabiovalinhos »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2007, 21:05 »
Salve!
Seja bem vindo ! ;D
Bem..eu não sei se vai ajudar mas...em relação ao vídeo dá uma olhada aqui

Boa sorte!  ;)

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2007, 23:40 »
K7br, segui as orientações do link e acertei aqui as configurações do vídeo. Consegui deixar como 1024x768, mas sinceramente os manuais que recebemos com os monitores não servem para nada! Não achei resolução vertical e horizontal em nenhum lugar e portanto tive que arriscar.

Quanto ao congelamento, ainda não ocorreu. Comprei aqui um mouse serial mas ainda não o coloquei. Ainda vou usar o similar ao "explorer" aqui (me desculpem, ainda não sei como me referir a essas ferramentas no ubuntu) que foi onde ocorreu a maioria dos travamentos. Mas vejam só: até agora, seguindo as dicas para acertar a resolução, ainda não ocorreu nenhum travamento.

Abraços e obrigado pela ajuda! Espero não voltar ao S.O anterior...
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2007, 03:42 »
Que bom lpc . :)
Espero que resolva com a dica do vídeo ,caso ainda tiver o problema ,a dica do fabiovalinhos é super boa, entre outras do tipo ; rodar o comando top no Terminal(no modo gráfico pode ser no Monitor do Sistema),para ver algum processo consumidor de recursos .

Abraços 

Offline ventuno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2007, 19:25 »
Eu uso linux há uns 5 anos e sempre fiquei impressionado com a sua estabilidade e sempre gostei de testar as principais distribuições (até perdi a conta de quantas vezes formatei meu hd), porém quando comecei a usar as distribuições liberadas recentemente comecei a ter problemas de congelamento. Aí comecei achar que era alguma distribuição específica. Verifiquei que o problema acontecia na maioria delas, aí achei que pudesse ser algum problema de hardware. Só que aí voltei a usar o Ubuntu 7.04 e o problema foi resolvido. Eu tenho uma placa de vídeo Nvidia Gforce FX 5200 e achei na internet vários bugs do drive atual com a linha de kerneis mais novos principalmente com suporte a smp e também com o beryl, compiz e similares. Tive problema com o cups no Ubuntu 7.10.Eu acho que as distribuições deveriam voltar a pensar mais em estabilidade e ir com calma
nas novidades. Você instala por exemplo um fedora 8 que acabou de ser lançado e já tem mais de 200 mega de atualizações. No meu caso eu tive que dar um downgrade e voltar a usar o Ubuntu 7.04 tanto no PC  quanto no notebook, e pretendo ficar algum tempo com ele.

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2007, 01:08 »
Só pra citar, pois pode ser útil a outros...
Após configurar o vídeo, o micro não congelou mais. Creio que não era o mouse (minha suspeita inicial) e sim algum problema com o drive da nvidia...

Abraços a todos!
Paulo
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2007, 08:22 »
Legal lpc.
Fico feliz.

Um Resolvido no título fecharia com chave de ouro este tópico.


73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:16 »
hahaah

nunca ouvi falar desses problemas de congelamento do pc!

eu sei que o 7.10 é meio bugadinho  :o

mas dessa eu não sabia...
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline lpc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Micro/ubuntu congelando [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2007, 01:44 »
É só acrescentar [resolvido]? Em caso positivo, aí está!
Até!
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.