Autor Tópico: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04 [RESOLVIDO]  (Lida 4178 vezes)

Offline fgp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04 [RESOLVIDO]
« Online: 16 de Dezembro de 2007, 16:26 »
Pessoal, este é meu primeiro tópico no fórum.
tenho conhecimentos básicos em Linux, estou com um problema para instalar o modem SM56 Motorola.

Encontrei um tópico que explicava a instalação no ubuntu, porém, para ubuntu com gnome, segui os passos e logo houve uma problema na instalação do arquivo install-modem.sh, abri o arquivo e percebi que o problema foi porque o script tenta  instalar o gnome-ppp.

Como estou com Kubuntu, creio que o correto seria utilizar o Kppp.

procurei algo na internet e até agora não encontrei nada.  alguém poderia me dar algumas dicas?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2007, 10:50 por fgp »

alarcon

  • Visitante
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2007, 16:39 »
Pessoal, este é meu primeiro tópico no fórum.
tenho conhecimentos básicos em Linux, estou com um problema para instalar o modem SM56 Motorola.

Encontrei um tópico que explicava a instalação no ubuntu, porém, para ubuntu com gnome, segui os passos e logo houve uma problema na instalação do arquivo install-modem.sh, abri o arquivo e percebi que o problema foi porque o script tenta  instalar o gnome-ppp.

Como estou com Kubuntu, creio que o correto seria utilizar o Kppp.

procurei algo na internet e até agora não encontrei nada.  alguém poderia me dar algumas dicas?

Bom você usou o pacote errado, existe um que tem dois scripts, um para o Ubuntu e que traz o nome gnome no script de instalação e outro para o kubuntu e que traz o nome KDE no script de instalação. O link é esse:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg129925.html#msg129925

Leia com detalhe o que está escrito neste tópico.

Após baixar o pacote modem-arquivos-v19.tar.gz coloque ele na sua pasta de usuário dentro do Kubuntu 7.04 e clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha extrair aqui. Será criada uma pasta chamada modem-arquivos-v19 entre nela e leia os arquivos guia_instalação.pdf e Leia-me.txt para saber como usar este pacote.

Atenção que o script de instalação para o Kubuntu ainda é experimental e não é garantido que funcione, mas não deixe de lê as observações quanto ao Kubuntu no link do tópico para o download do pacote que fiz.

OBS: Se o seguinte comando lspci -d 1057:3052, dado no terminal ( menu Aplicações > Acessórios > Terminal) retornar alguma informação deste tipo 01:01.0 Modem: Motorola Unknown device 3052 (rev 04), por exemplo, podem tentar o meu pacote, caso contrário se não retornar nenhuma informação relativa a modem, então seu modem motorola não é suportado.

Offline fgp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2007, 19:43 »
 o script foi até o final, porém o Kppp não disca.

dá a mensagem:  kppp não consegue encontrar /dev/ttySL0

 se eu for configurar o Kppp manualmente, ao adicionar o modem o que devo colocar no lugar de /dev/ttySL0?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2007, 21:45 »
Esse é um modem até tranquilo de instalar no Kubuntu 7.10.

Para falar a verdade estou com o Kubuntu 7.10 com esse modem nesse momento e a metade do procedimento vc consegue com o próprio cd de instalação.

Vc precisa instalar primeiro o build-essential que na versão 7.10 está no cd de instalação.
apt-get install build-essential

Depois pegar na internet o fonte do sl-modem-daemon e o ungrab-winmodem (procure pelos arquivos slmodem-2.9.11-20070813 e o ungrab-winmodem-20070505)

Descompacte o sl-modem-daemon e abra um terminal e dê os seguintes comandos:
make
sudo make install

Descompacte o ungrab-winmodem  e abra um terminal e dê os seguintes comandos:
sudo make
sudo make install

Pensa que acabou... agora teste o kppp, eeee não rolou???

É provavelmente não rola sabe o pq, nem EU sem o pq, mas vc precisa agora instalar o pacote do ubuntu sl-modem-daemon.

Coloque o cd e instale ele com:
apt-get install sl-modem-daemon

Agora vá no kppp e funciona!!!



Nessa imagem mostra que estou no Ig, com kubuntu 7.10 e com esse modem. O mesmo processo funciona no debian etch, sidux, kurumin 7, kubuntu 7.10 e ubuntu 7.10 (testei em todos eles)...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline fgp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2007, 23:33 »
recomendam que eu instale o 7.10???  ;D

alguma outra alternativa?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2007, 01:24 »
Tenta fazer o mesmo procedimento com o 7.04.

Vê se é possível instalar o build-essential do cd e se ele instala direito com todas as dependências aí já é meio caminho andado!!!
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

alarcon

  • Visitante
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2007, 10:18 »
Esse é um modem até tranquilo de instalar no Kubuntu 7.10.

Para falar a verdade estou com o Kubuntu 7.10 com esse modem nesse momento e a metade do procedimento vc consegue com o próprio cd de instalação.

Vc precisa instalar primeiro o build-essential que na versão 7.10 está no cd de instalação.
apt-get install build-essential

Depois pegar na internet o fonte do sl-modem-daemon e o ungrab-winmodem (procure pelos arquivos slmodem-2.9.11-20070813 e o ungrab-winmodem-20070505)

Descompacte o sl-modem-daemon e abra um terminal e dê os seguintes comandos:
make
sudo make install

Descompacte o ungrab-winmodem  e abra um terminal e dê os seguintes comandos:
sudo make
sudo make install

Pensa que acabou... agora teste o kppp, eeee não rolou???

É provavelmente não rola sabe o pq, nem EU sem o pq, mas vc precisa agora instalar o pacote do ubuntu sl-modem-daemon.

Coloque o cd e instale ele com:
apt-get install sl-modem-daemon

Agora vá no kppp e funciona!!!



Nessa imagem mostra que estou no Ig, com kubuntu 7.10 e com esse modem. O mesmo processo funciona no debian etch, sidux, kurumin 7, kubuntu 7.10 e ubuntu 7.10 (testei em todos eles)...

Olha só tudo isso que você fala está no pacote que fiz para que os iniciantes não se percam nos comandos e façam tudo de uma maneira automática.

O Que pode estar acontecendo é que ele não fez como eu expliquei nos textos explicativo que acompanham o instalador.

Sei que quem testou o meu pacote como o kunbuntu 7.10 retornou que funcionou, agora nunca houve resposta de quem tentou usar no Kubuntu 7.04 com sucesso e foi neste que passei a colocar um script também para o KDE, entretanto é o mesmo script para o Kubuntu mais novo só mudando o nome do apcotes ( versões e do driver smartlink).


alarcon

  • Visitante
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2007, 10:36 »
o script foi até o final, porém o Kppp não disca.

dá a mensagem:  kppp não consegue encontrar /dev/ttySL0

 se eu for configurar o Kppp manualmente, ao adicionar o modem o que devo colocar no lugar de /dev/ttySL0?

Se está dando este erro, muito provavelmente o drive smartlik, não foi instalado.

O Kunbuntu é mais "fresco" por que não permite abrir programas gráficos como root pelo terminal e então não dava para rodar o script feito para o KDE e a solução foi a instalação do pacote sux, então pergunto se você seguiu todas as informações do link que te passei do pacote de instalação, se verificou que seu motorola é exatamente aquele no qual o comando dado no terminal:

lspci -d 1057:3052

retorna uma informação parecida com essa, não necessariamente igual:

01:01.0 Modem: Motorola Unknown device 3052 (rev 04)

Se nada aparecer, não adianta tentar ativá-lo por que seu motorola não tem suporte no linux até onde sei, somente o que responde com informações relativas ao modem depois de dar aquele comando (lspci -d 1057:3052) no terminal.


Veja novamente o guai_instalação.pdf e veja onde você pode estar errando, principalmente na parte que fala sobre os problemas encontrados.

Outra Coisa, antes de executar o script de instalação é preciso está com o LiveCD original do Kubuntu 7.04 e não um CD remasterizado com algumas atualizações na bandeja ou driver de CD/DVD por que alguns arquivos vão ser baixados por ele. Observe qualquer falha durante o processo de instalação para me informar depois.

Cole aqui o resultado dos comandos:

ps -aux | grep slmodemd

dmesg | slamr

lsmod | slamr

lsmod | ungrab-winmodem



Um erro que acontece às vezes é que seu arquivo fstab, para os drivers opticos, estão com informações erradas e durante a execução do script que pede para adicionar o LiveCd na lista de repositórios para baixar coisas dele sai errado por que vc não consegue montar o LiveCD, ou melhor, adicionar ele como repositório. Para saber se no seu fstab está correto vá, graficamente com o konqueror, em na pasta /dev e veja para que dispositivo os links: cdrom, cdrw, dvd e dvdrw estão apontando, basta clicar em cada um deles com o potão direito do mouse e ir em pripriedades e ver nas informações de lá para onde estes links apontam. Depois é só ir no arquivo fstab que se encontra em /etc e verificar na parte que tem /media/cdrom0 e/ou /media/cdrom1 os dispositivos estão corretos, por exemplo, lá pode está assim:

/dev/hdc      /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/hdd       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0


mais vc verificou que os links apontão para o /dev/scd0 e /dev/scd1, então vc deixaria o seu fstab assim:

/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/scd1       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0



Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2007, 21:11 »
Se eu soubesse desse pacote na época do Kurumin 7... Não teria tido tanto trabalho!!!

Obrigado

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline fgp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2007, 08:55 »
Bem, então deixa eu adiantar o que está acontecendo.

antes de passar por este fórum tentei seguir várias dicas por aí, dentre elas, baixei e tentei instalar um pacote chamado sl-modem-daemon-(mais alguns números) o arquivo, com extensão .sh sempre retornava uma mensagem de erro dizendo que libasound2 e libc6-dev não puderam ser instalados.

Me disseram que um apt-get -f install resolveria, porém depois do comando, tentei instalar novamente e a falha foi  a mesma.

fora outras tentativas que agora nem me recordo, seria necessário algum procedimento para desinstalar algo que possa estar instalado e atrapalhando o funcionamento?

a resposta para lspci -d 1057:3052 é exatamente a mesma citada.

resultado dos comandos:

ps -aux | grep slmodemd

Código: [Selecionar]
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
dmesg | slamr
Código: [Selecionar]
bash: smod: comando não encontrado
bash: slamr: comando não encontrado

lsmod | ungrab-winmodem
Código: [Selecionar]
bash: slamr: comando não encontrado
smod | slamr
Código: [Selecionar]
bash: ungrab-winmodem: comando não encontrado :-[



alarcon

  • Visitante
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2007, 10:43 »
Bem, então deixa eu adiantar o que está acontecendo.

antes de passar por este fórum tentei seguir várias dicas por aí, dentre elas, baixei e tentei instalar um pacote chamado sl-modem-daemon-(mais alguns números) o arquivo, com extensão .sh sempre retornava uma mensagem de erro dizendo que libasound2 e libc6-dev não puderam ser instalados.

Me disseram que um apt-get -f install resolveria, porém depois do comando, tentei instalar novamente e a falha foi  a mesma.

fora outras tentativas que agora nem me recordo, seria necessário algum procedimento para desinstalar algo que possa estar instalado e atrapalhando o funcionamento?

a resposta para lspci -d 1057:3052 é exatamente a mesma citada.

resultado dos comandos:

ps -aux | grep slmodemd

Código: [Selecionar]
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
dmesg | slamr
Código: [Selecionar]
bash: smod: comando não encontrado
bash: slamr: comando não encontrado

lsmod | ungrab-winmodem
Código: [Selecionar]
bash: slamr: comando não encontrado
smod | slamr
Código: [Selecionar]
bash: ungrab-winmodem: comando não encontrado :-[




Pela informações que você postou o driver não foi instalado, agora a razão disto acho que só você poderá saber.

Quando você executa o script install-modem_Kde é apresentado para você janelas gráfica fazendo perguntas e mostrando opções?

Se você puder, reinstale o seu Ubuntu e tente outra veza instalação do meu pacote observando e anotando qualquer erro. Para usar o meu pacote é necessário que seu CD de instalação do Ubuntu seja o original por que determinados pacotes e suas versões vão ser baixados dele e se você tiver com um CD remasterizado( um com novos pacotes e atualizações) pode ser que os pacotes que iriam ser instalados no CD não estejam lá e aí vai dar erro.


Quero saber de você o seguinte, abra o nautilus vá na pasta do sistema /dev e observe em cada um destes links: cdrom, cdrw, dvd e dvdrw para onde eles estão apontando  (para saber só clicar com o botão direito neles e ir em propriedades) e cole aqui.

Também cole o conteúdo do arquivo fstab que se encontra em /etc

Como você usa é o Kubuntu, antes de executar o script de instalação que tem a palavra KDE no seu nome, faça isso, primeiro:

sudo apt-get install sux

isso se o LiveCD estive adicionado no sources.lst do apt-get. Para fazer isso abra um terminal e digite:

sudo apt-cdrom add

irá aparecer uma informação do tipo:


Citar
Usando ponto de montagem de CD-ROm /cdrom/
Desmontando CD-ROM
Aguardando por disco ...
Por favor, insira um Disco no leitor e pressione enter

Se o LiveCD do Kubuntu 7.04 estiver já no driver de CD-Rom basta teclar ENTER, caso contrário coloque-o no driver para depois teclar ENTER.



Caso não esteja adicionado no sources.lst ou não queira fazer isso, baixe daqui:

http://ubuntu.c3sl.ufpr.br/ubuntu/pool/universe/s/sux/sux_1.0.1-3.2_all.deb

instale, veja se é preciso alguma dependência extra, e repita o passo:

OBS1: caso o pacote sux precise de alguma dependência não instalada no seu Kubuntu 7.04 procure aqui:

http://packages.ubuntu.com/feisty/allpackages

OBS2: Para o caso do Kubuntu 7.04 Feisty Faw, onde eu falo para usar o comando sudo su, mude para sudo sux, obviamente depois de ter instalado o pacote sux como falei mais acima, ou seja, para executar o script de instalação ao invés de fazer:

Citar
sudo su

./install-modem_Kde

faça:

Citar
sudo sux

./install-modem_Kde


« Última modificação: 20 de Dezembro de 2007, 10:52 por alarcon »

Offline fgp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2007, 10:49 »
Bem, agora foi, misteriosamente hoje pela manhã, depois de atualizar o Kubuntu, tentei novamente e funcionou tudo direito.

Eu já havia aplicado as atualizações antes, mesmo assim não tinha funcionado.
Obrigado alarcon e a todos outros, problema resolvido!

alarcon

  • Visitante
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2007, 10:56 »
Bem, agora foi, misteriosamente hoje pela manhã, depois de atualizar o Kubuntu, tentei novamente e funcionou tudo direito.

Eu já havia aplicado as atualizações antes, mesmo assim não tinha funcionado.
Obrigado alarcon e a todos outros, problema resolvido!

ok, mas me responda uma coisa foi com o pacote que fiz ou somete com o pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5ubuntu1_i386.deb?

É que alguns modems que usam o driver smartlink só precisam deste pacote para funcionar, já outros precisam de algo mais e como o pacote que fiz modem-arquivos-v19.tar.gz pretende ser o mais genérico possível e funcionar para todos os caso, ele tem mutito mais além deste pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5ubuntu1_i386.deb.

Offline fgp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: modem Motorola SM56 no Kubuntu 7.04
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2007, 11:23 »
Bem, agora foi, misteriosamente hoje pela manhã, depois de atualizar o Kubuntu, tentei novamente e funcionou tudo direito.

Eu já havia aplicado as atualizações antes, mesmo assim não tinha funcionado.
Obrigado alarcon e a todos outros, problema resolvido!

ok, mas me responda uma coisa foi com o pacote que fiz ou somete com o pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5ubuntu1_i386.deb?

É que alguns modems que usam o driver smartlink só precisam deste pacote para funcionar, já outros precisam de algo mais e como o pacote que fiz modem-arquivos-v19.tar.gz pretende ser o mais genérico possível e funcionar para todos os caso, ele tem mutito mais além deste pacote sl-modem-daemon_2.9.10+2.9.9d+e-pre2-5ubuntu1_i386.deb.

Foi com seu pacote :D