Dificuldade para habilitar partição /dev/hdc1

Iniciado por Frodo, 14 de Dezembro de 2007, 17:38

tópico anterior - próximo tópico

Frodo

Olá membros do fórum!

Recentemente postei aqui no fórum um tópico à respeito da habilitação de um HD que eu havia comprado. Eu consegui fazer meu Ubuntu ler essa partição, que é a partição hdc.

Para isso, realizei os seguintes passos:

1) Loguei como root:
> sudo su
2) Criei uma partição no diretório /mnt:
> mkdir /mnt/novo_hd
3) Setei essa partição no formato ext3:
> mount -t ext3 /dev/hdc /mnt/novo_hd
4) Formatei essa partição na barra de ferramentas "Administração/Discos", conforme as figuras abaixo comprovam:

- A imagem acima mostra a partição original do meu computador. Como não é nela que preciso mexer, não fiz nada nela.

- A imagem acima mostra a partição que preciso habilitar. Dentro deste menu, cliquei em "Formatar" e então digitei "/mnt/novo_hd" como "Ponto de acesso:". Após isso, cliquei em "Habilitar", o que tornou essa partição "Acessível".

Após todos esses passos, tentei acessar minha nova partição. Porém, apenas consegui acessá-la como root. Aí então eu reiniciei o computador, e quando fui acessar a tal partição, ela não existia mais! Me informei à respeito da razão disso ter acontecido e descubri que eu tinha que acessar um "certo arquivo". E foi o que eu fiz!

5) Então, editei o arquivo fstab do diretório /etc. Eis como ele estava antes:

graffiti75@graffiti75-desktop:~$ cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                     /proc                    proc        defaults            0               0
/dev/hda1            /                           ext3        defaults,errors=remount-ro  0         1
/dev/hda5            none                    swap        sw                    0               0
/dev/hdb              /media/cdrom0    udf,iso9660 user,noauto         0               0

Eis como ele está agora:

#
proc                     /proc                    proc        defaults            0               0
/dev/hda1            /                           ext3        defaults,errors=remount-ro  0         1
/dev/hda5            none                    swap        sw                    0               0
/dev/hdc1            /mnt/novo_hd      ext3
/dev/hdb              /media/cdrom0    udf,iso9660 user,noauto         0               0

Após isso, reiniciei meu computador. Quando fui verificar se a partição estava disponível, e ela estava!

O comando abaixo comprova isso:

graffiti75@graffiti75-desktop:~$ df -hT
Sist. Arq.      Tipo       Tam        Usad       Disp       Uso%      Montado em
/dev/hda1     ext3       37G        32G         2,6G      93%        /
varrun           tmpfs    109M      80K         109M      1%          /var/run
varlock          tmpfs    109M      4,0K         109M     1%          /var/lock
udev              tmpfs    109M     112K        109M     1%         /dev
devshm         tmpfs    109M      0             109M     0%         /dev/shm
lrm                tmpfs    109M      19M         91M       7%        < LEGENDA >
/dev/hdc1      ext3      147G      129M       140G     1%        /mnt/novo_hd

< LEGENDA > = /lib/modules/2.6.15-29-386/volatile
(Escrevi aqui porque a frase acima é muito extensa)

Então, após isso, fui tentar acessar o HD que eu achei que estava 100% pronto para o acesso. Mas olhem:

graffiti75@graffiti75-desktop:/mnt$ ls -lh
total 4,0K
drwxr-xr-x 3 root root 4,0K 2007-12-14 16:33 novo_hd

Bom, a linha acima mostra que apenas o root pode acessar essa partição. Mas desta forma, não consigo acessar essa partição sem o root!

Como faço para poder acessar essa partição de forma convencional, sem precisar acessar o root?

Expliquei tudo detalhado com esperança que alguém do fórum possa me ajudar!

Faz dezenas de meses que estou querendo ampliar o espaço de armazenamento do meu computador. Mas sempre me deparo com alguma "interpérie" que no fim acaba impossibilitando que meu objetivo se concretize.

Desde já agradeço!

Grato!

mikefr

Experimenta usar o GParted. Fazes o download em iso, crias o cd e arrancas o pc pelo mesmo. Com o Gparted podes fazer (quase) tudo com as partiçoes no teu disco. ;D

Espero ter ajudado.

Qualquer duvida com o programa é só dizeres q eu ja o usei montes de vezes :D

Boa sorte

Frodo

Será que não tem um outro jeito de dar um jeito no meu HD? Um jeito que não precisa usar um particionador? A solução não é mudar a permissão de usuário da pasta "novo_hd" para o meu usuário, e não o root? Mas como se faz isso?

Grato!

clcampos

Experimenta fazer a alteração que esta em negrito:

#
/dev/hdc1            /mnt/novo_hd      ext3        defaults,auto,user,umask=000,gid=46       0       2
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Frodo

Poxa, ainda assim não deu!

Tentei copiar um arquivo de texto para a partição nova, mas o Linux não deixou!

E agora? Será que terei de ficar mais alguns meses esperando para ter mais espaço no meu HD?

Grato!

clcampos

Mude a linha, deixe apenas como defaults, como esta abaixo.

#
/dev/hdc1            /mnt/novo_hd      ext3        defaults       0       2

Acredite, tem que funcionar.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Frodo

Obrigado pela ajuda, Cristiano, mas não deu certo novamente!

Acho que a única maneira de eu poder acessar esse HD é se eu mudar o usuário dele. Atualmente ele é root, mas quero que ele seja graffiti75 (que é o meu login).

Enfim, não sei como fazer isso! Eu tentei mover arquivos para a partição hdc mas sempre aparece o mesmo aviso! Veja:

graffiti75@graffiti75-desktop:~$ ls -l conta_telefonica.doc
-rw-r--r-- 1 graffiti75 graffiti75 7311 2007-12-09 01:01 conta_telefonica.doc
graffiti75@graffiti75-desktop:~$ cp conta_telefonica.doc /mnt/novo_hd/
cp: impossível criar arquivo comum `/mnt/novo_hd/conta_telefonica.doc': Permissão negada
graffiti75@graffiti75-desktop:~$ cd /mnt
graffiti75@graffiti75-desktop:/mnt$ ls -l
total 4
drwxr-xr-x 3 root root 4096 2007-12-16 01:46 novo_hd

Bom, o arquivo conta_telefonica.doc pertence ao usuário graffiti75. Tentei movê-lo para minha nova partição, que pertence ao usuário root. Mas sempre aparece o mesmo aviso:

cp: impossível criar arquivo comum `/mnt/novo_hd/conta_telefonica.doc': Permissão negada

O que fazer então?

Grato!

Frodo

Reinstalei o meu HD (tirei a placa e parafuseia-a novamente ) e ainda assim não deu certo!

E agora?

Grato!

mikefr

Tenta usar o particionador, demoras apenas uns minutos e pode ser a soluçao.   ;D

[]

edjen

Já tentou:

sudo -i

nautilus

E ir na partição e dar permissões. Comigo sempre funcionou.

Boa Sorte !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz