Autor Tópico: HD Externo - Seagate Free Agent  (Lida 8039 vezes)

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
HD Externo - Seagate Free Agent
« Online: 12 de Dezembro de 2007, 22:51 »
Olá pessoal,

Alguém tem experiências com o HD Externo Seagate Free Agent?
Li em alguns locais que ele não funciona em Linux. Alguém tem um HD desses e usa no linux?

Outra pergunta é sobre o HD Externo Lacie. Se eu não puder comprar o Seagate por causa do Linux, só sobra o Lacie. Alguém conhece essa marca?
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 11:25 por DouglasCaixeta »
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline mikefr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2007, 17:55 »
Eu nunca usei discos externos com o Linux mas já presenciei um problema identico. A soluçao nao esteve em trocar de disco mas sim formata-lo em NTFS. Só mesmo testando ;D

Boa sorte

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2007, 18:25 »
Formatá-lo em NTFS? Mas NTFS é o sistema que já vem com ele. E é o sistema que o Linux não reconhece (com exceção de instalação de alguns programas).
Mas eu penso em formatar e colocar ReiserFS, pois ela parece economizar espaço já que o cluster é do tamanho do arquivo.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline mikefr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2007, 19:13 »
Exacto, formata-lo em NTFS. Aquele tava em NTFS (era usado como backup de um pc com o XP) e teve de ser formatado. De qualquer maneira, o melhor sistema de ficheiros para Linux é JFS, se der e se o disco for para usar exclusivamente em Linux, acho q seria a melhor solução.
Se o problema for mesmo incompatibilidade de hardware será mais complicado, como é q sabemos se 1 disco vai dar sem o experimentar  ???


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2007, 19:21 »
Vou copiar uma notícia do Dicas-L sobre o assunto, espero que ela não tenha sido postada no fórum. Quem quiser conferir diretamente lá basta clicar neste link aqui.

Citar
Seagate esnoba GNU/Linux

Colaboração: Pascal Daniel Angst
            De Nick Farrell, tradução Pascal D. Angst <<pascal (a) terrabrasilis ch>> Original:
            http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2007/12/06/seagate-snubs-linux

Últimos discos aparentemente não tem suporte ao GNU/Linux.

A última geração de discos rígidos externos da Seagate, ironicamente chamada de "Free Agent" (agentes livres) não são compatíveis com o sistema operacional livre GNU/Linux.

Como um leitor, que possui dois discos de 320GB e 500GB (USB2), nos relatou, os técnicos da Seagate devem ter trabalhado muitas horas extras para gerir essa proeza. Linux roda a sua antiga placa Arcnet, as últimas placas DVB-c/s/t, e até os mais obscuros conversores de estúdio A/D/A. Mas não pode gerir os último discos da Seagate.

O problema tem a ver com o sistema de gerenciamento de energia nos mais recentes discos da Seagate e com o fato deles serem vendidos já formatados com NTFS.

O NTFS é apenas um pequeno obstáculo para os usuários GNU/Linux que possuem um kernel com NTFS escrito ativado ou sabem usar mkfs. Mas o temporizador do gerenciamento de energia é um verdadeiro "bugador".

Ela para o disco após alguns minutos de inatividade e ainda corta a conexão USB. Quando a conexão volta, ela retorna como USB1 que é aparentemente tão útil como uma cafeteira de chocolate.

Como o nosso leitor aponta, esta idéia é "um monte de derma perfeitamente implementada"; infelizmente, enquanto o Windows pode administrá-la, Linux e Mac não podem.

Existem alguns macetes para fazer os discos funcionarem, mas o suporte técnico da Seagate diz não conhecer nenhum deles. Ao invés disso, eles contam a todos que seus últimos discos não oferecem suporte ao Linux.

Rose Allen. do suporte técnico da Seagate. disse que os macetes podem funcionar, mas não há nenhuma maneira de que ela ou a sua tropa venham a apoiar esse tipo de coisa.

          © 2007 Incisive Media Investments Ltd. 2007.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2007, 10:47 »
Que absurdo...
bom galera comprem do concorrente..
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline dexter.dx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2008, 23:11 »
Eu tenho e uso normal no Ubuntu 7.10 em um notebook Acer Aspire 5100...tenho um de 250GB. O único problema que estou tendo é com o dvd::rip, pq eu tento gravar o dvd direto nele mas quando eu coloco o caminho ele não aceita porque o nome do hd é FreeAgent Drive, e ele não aceita esse espaço. Alguem poderia me ajudar?

Offline dexter.dx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2008, 00:09 »
Alguém? =)

Offline arthurcdb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2008, 10:12 »
Bem aqui passei um trabalho tentando montar um hd externo seagate, no fim da história um lice cd do kurumin 7 q salvou a parada, particionei em 2 , 1 particao em ntfs e outra em ext3. O hd veio em fat 32 e nao era montado pelo Ubuntu, já no Kurumin foi 100%, acho q o ubuntu tem algum problema na leitura dos sistemas de arquivos windows, pois para recuperar arquivos de windows corrompido recorro sempre ao kurumin q funciona sempre. Voltando ao hd externo, ok agora o gparted criou um ponto de montagem e abriu certo no ubuntu, porém a partição ntfs nada. Entao veio a mensagem em inglês q alguns usuários colocaram no fórum, essa mensagem indica q o drive externo tem q ser desmontado pela opção usb, caso desconecte direto o ubuntu nao reconhece, e na mosca, o ubuntu está lendo e montando  as duas partições.

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2008, 18:38 »
Dexter.dx,

Você pode criar um link simbólico apontando para o "FreeAgent disk":

Código: [Selecionar]
sudo ln -s "FreeAgent disk" free_agent_disk
Assim você poderá utilizar um nome sem espaços para referenciar o diretório onde os arquivos serão gravados.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: HD Externo - Seagate Free Agent
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2008, 09:41 »
Olá pessoal,

Alguém tem experiências com o HD Externo Seagate Free Agent?
Li em alguns locais que ele não funciona em Linux. Alguém tem um HD desses e usa no linux?

Outra pergunta é sobre o HD Externo Lacie. Se eu não puder comprar o Seagate por causa do Linux, só sobra o Lacie. Alguém conhece essa marca?

Brother,

Se vc utilizá-lo completamente sem partições, isso deve funcionar, pois funcionou comigo para efetuar backups.
Siga os passos abaixo que meu amigo Charles descreveu:

Se teu Ubuntu for o Feisty, o driver ntfs-3g já está disponível nos
repositórios. Não tenho certeza se isso se aplica a versões mais antigas.
 Podes instalar esse driver com o comando:

 sudo apt-get install ntfs-3g

 Para que o automount, componente que monta automaticamente volumes plugados
na USB, utilize o driver ntfs-3g, podes também instalar o pacote ntfs-config

 sudo apt-get install ntfs-config

 ou colocando os dois no mesmo comando

 sudo apt-get install ntfs-3g ntfs-config


 Uma vez que os componentes forem instalados, no menu Applications
(Aplicações), System Tools (Ferramentas de Sistema), escolha o aplicativo
NTFS Configuration Tool (não sei se esta está traduzida na versão em
português, mas não deves ter problemas em encontrá-la).
 O aplicativo é muito simples, consistindo apenas de duas check-boxes te
permitindo habilitar a escrita em volumes ntfs para dispositivos internos e
externos, e dependendo de como habilitares as opções, ele já realiza as
mudanças necessárias no sistema para que possas gravar nos volumes NTFS
quando forem montados automaticamente.
 Se habilitares também para escrita em dispositivos internos, poderás também
escrever na tua partição windows. Fique atento porém que o ntfs-3g não
permitirá que se monte um sistema de arquivos já montado, portanto se
desligares teu windows no modo de hibernação, não conseguirás montar a
partição windows com esse driver (aí podes ainda recorrer à montagem manual
do volume com o driver nomal ntfs) para acessar o volume no modo somente
leitura. Se mandares desligar o windows propriamente (sem mandar hibernar),
consegues montar a partição com acesso de leitura e escrita.

Abraços

PS. eu particionei o meu hd, e agora estou tendo dificuldade. Se dou permissão somente leitura, aparecem as duas partições na minha máquina. Se dou permissão de escrita, uma partição não monta. Estou correndo para ver se consigo corrigir isto, já que as duas partições são NTFS.

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069