Autor Tópico: icaza(fundador do Gnome) : contra o software livre e a favor da microsoft  (Lida 13457 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Miguel de Icaza, que tem como maior projeto o Gnome, nos últimos tempos vem, a cada vez que fala em público, prestando diversos desserviços a comunidade do Software Livre.
Na realidade, nos últimos tempos, ele está mais preocupado em manter compatibilidade com os produtos da Microsoft, que realmente, prestar algum serviço relevante a comunidade do SL.
Seu produto principal, nos últimos tempos, é o famigerado Mono, uma implementação livre ( teoricamente ) de um ambiente multiplataforma para suporte ao .NET em ambiente Linux. Explicando melhor, o mono é uma plataforma de desenvolvimento de código aberto baseada no framework .NET ( urgh !!!!! ) que permite aos desenvolvedores construir aplicações Linux e multiplataforma.
O mono tem principalmente como carro chefe a linguagem C#, que é um java piorado. Na realidade, como a Microsoft não conseguiu o aval da Sun para misturar o Java ao tal do .NET, ela "criou" uma tosca linguagem para tentar repetir o Java. Não conseguiu, mas conseguiu adeptos dos mais variados tipos para falar que o C# é bonito.
O mais engraçado disto tudo, é que dois indivíduos envolvidos com a Microsoft estão apoiando o projeto. Primeiro, logicamente, nosso amigo Miguel de Icaza e a Novell.
Como todos sabemos, a Novell hoje é uma estranha para o mundo do SL. Ela, na realidade, tem hoje uma distro Linux, mas apoia abertamente a Microsoft em todos os seus atos.
Seu acordo inclui um projeto de interoperabilidade ( para operar com o Windows ? Para que rodar as coisas ruins do Windows no mundo Unix ? ) e coisa mais escusas que na realidade, nem todo mundo sabe. Ou seja, são dois indivíduos apoiando, falando sobre algo, em uma comunidade altamente contrária a se operar com amigabilidade no ambiente Microsoft.

O caso é que estas ações, impetradas por estas duas entidades do mundo SL ( Novell e Icaza ), provam uma estratégia antiga da MS. Ou seja, vamos de dentro do próprio movimento, criar diversas facções até o momento em que ela estarão brigando entre si, e se eliminando continuamente.

O que está revoltando muita gente, entre eles eu e o TaQ, é que o pessoal que ama o Mono, acha que todos tem que gostar desta coisa horrorosa. Fiquei super feliz quando o TaQ provou que não é preciso de nada do mono, para rodar com tranquilidade o Gnome tanto no Fedora quanto no Ubuntu, provando que este ET, híbrido de um SL com tecnologias proprietárias, pode ser estirpado de uma distro sem nenhum problema.

A discussão que fica, lendo e vendo o que o Miguel de Icaza fala, é que a Novell e ele querem abertamente que os padrões Microsoft dominem o mundo. Sim, porque ele abertamente falou a alguns dias atrás, que a fundação Gnome iria adotar como padrão de seus documentos, o OOXML, padrão rejeitado pela ISO, em favor do ODF, do OpenOffice.
Há diversas threads na internet querendo a morte do Icaza, mas a realidade é clara.

Icaza e Novell entraram em um problema de identidade. Ambos não sabem se querem apoiar o Software Livre, ou se abrem logo o jogo dizendo que estão totalmente do lado da Microsoft.

Uma coisa é certa. Para a Novell a coisa pode ficar preta. Sua incapacidade de provar que realmente está a favor do SL, pode causar, em algum tempo, a dúvida na hora de usar um Linux. Entre um Enterprise que admitiu que quebra patentes e um que realmente prova que não há patente nenhuma quebrada, quem você iria usar ? Abertamente, qualquer um falaria que seria o Red Hat.

No caso do Icaza, a coisa já está preta. Sua credibilidade entre os ativistas do SL e usuários de Linux já não existe mais. Viver de um passado, onde ele realmente prestou um grande serviço a comunidade, ao criar o Gnome, não adianta.
Hoje, é sabido que, entre KDE e Gnome a maioria das pessoas vai preferir o primeiro. Primeiro, porque o projeto KDE é abertamente software livre, enquanto o Gnome, com um líder maluco destes, é outro híbrido de filosofias SL com Software Proprietário.

Os próximos capítulos desta novela do SL, tendem a ser cada vez mais interessantes ...

Em tempo, havia esquecido de citar isto aqui. Bom, seguindo o exemplo de remover o mono de todas as distros que temos no mercado, tentei fazer isto no OpenSUSE, versão aberta ( teoricamente ) do SuSe, produto enterprise da Novell.
Qual a minha surpresa, ao executar o comando :

# yast --remove mono

Que, no meio da resolução de dependências do mono, há a necessidade de eliminação do Gnome. Ou seja, sim, no SuSE, o Gnome é totalmente dependente do mono, daí, talvez a loucura dos Monoboys, em tentar provar que todas as distros tem o mono como necessidade básica para o funcionamento do Gnome.
Ou seja, se você usa o SuSE, vai ser forçado a suportar o Mono em sua distribuição ....

http://www.ataliba.eti.br/node/1428


Será que vai chegar o dia em que teremos de boicotar o gnome???  :o
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 11:25 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

boi

  • Visitante
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2007, 07:36 »
O interessante é que o Gnome foi criado e teve o apoio da FSF no início porque o KDE, que já existia, era baseado numa biblioteca que na época era comercial, a QT. Hoje parece que as coisas mudaram completamente.
Para mim, o Gnome não faria a menor falta. Já temos o KDE, que hoje não tem o problema do início, pois a QT se tornou livre, e várias outras opções. O XFCE é um bom substituto para o Gnome, pois tem quase a mesma aparência e ainda por cima é muito mais leve. O E17, assim que ficar pronto, também será uma boa alternativa. Não precisamos do Gnome.

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2007, 07:58 »
Se eles pensam que destruindo o ambiente predileto vai fazer com que muitas pessoas deixem de usar o linux, estão muito enganados, eu uso até em modo texto, mas microsoft nunca mais.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:26 »
O interessante é que o Gnome foi criado e teve o apoio da FSF no início porque o KDE, que já existia, era baseado numa biblioteca que na época era comercial, a QT. Hoje parece que as coisas mudaram completamente.
Para mim, o Gnome não faria a menor falta. Já temos o KDE, que hoje não tem o problema do início, pois a QT se tornou livre, e várias outras opções. O XFCE é um bom substituto para o Gnome, pois tem quase a mesma aparência e ainda por cima é muito mais leve. O E17, assim que ficar pronto, também será uma boa alternativa. Não precisamos do Gnome.

Muito bem boi pelo seu comentário esclarecedor sobre a atual liberdade do KDE

Citar
...pois a QT se tornou livre...

Me lembrei de link um tópico que abri ontem do que li nos RSS que assino - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29328.new/topicseen.html

E notei que o sylvester fez o link também, obrigado.

Nesse 1 ano de real uso do Linux, e no caso a distro Ubuntu, estou usando a Gnome, mas tenho minhas simpatias pelo KDE, e pelo que venho lendo, conforme for no futuro até pensarei sim em migrar p/ o KDE, principal/ pelas novidades do novo KDE4, qdo estiver mais equilibrado e pelas posições dos responsáveis do KDE.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:42 »
só uma pergunta.. e o ubuntu q tem a ideia de ser todo livre e tals.. será q com uma dessa o foco vai passar a ser o kubuntu? ???
abraços...

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:50 »
Êlelê... sempre tem um post tipo "fim-do-mundo" novo por aqui.

De tempos em tempos, lemos coisas do tipo que o Gnome não presta, que o KDE é melhor, que o Kurumin vai morrer, que o Ubuntu vai ser vendido com o Frontpage pré-instalado e etc...

Na boa... isso é coisa de quem quer aparecer no mercado, na mídia, pois, como acabar com o Gnome? Ele não é livre? O código qualquer um pode alterar? Ah tá bom então!
 ;D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:56 »
só uma pergunta.. e o ubuntu q tem a ideia de ser todo livre e tals.. será q com uma dessa o foco vai passar a ser o kubuntu? ???
abraços...

Pois é ozin, acho que a política da Canonical c/ seu Ubuntu e também de outras distros ñ deveria ser tão discriminatória em relação ao KDE.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:14 »
Vejam o que eu encontrei nos comentários de um post sobre o mesmo assunto lá no br-linux:


Citar
Estou usando a instalação
Submitted by 7933-0 on Seg, 10/12/2007 - 20:21.

Estou usando a instalação padrão do ubuntu 7.10. Para fazer o teste, tentei remover libmono* e mono-common, resposta:

Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
f-spot* libart2.0-cil* libgconf2.0-cil* libglade2.0-cil* libglib2.0-cil* libgmime2.2-cil* libgnome-vfs2.0-cil*
libgnome2.0-cil* libgtk2.0-cil* libgtkhtml2.0-cil* libmono-cairo1.0-cil* libmono-corlib1.0-cil*
libmono-corlib2.0-cil* libmono-data-tds2.0-cil* libmono-security2.0-cil* libmono-sharpzip2.84-cil*
libmono-sqlite2.0-cil* libmono-system-data2.0-cil* libmono-system-web2.0-cil* libmono-system1.0-cil*
libmono-system2.0-cil* libmono0* libmono2.0-cil* libndesk-dbus-glib1.0-cil* libndesk-dbus1.0-cil* librsvg2.0-cil*
mono-common* mono-gac* mono-jit* mono-runtime* tomboy*
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 31 a serem removidos e 1 não atualizados.
É preciso fazer o download de 0B de arquivos.
Depois de desempacotar, 46,7MB de espaço em disco serão liberados.

Logo em seguida o mesmo usuário posta novamente:

Citar
Removi o Mono do Ubuntu 7.10!
Submitted by 7933-0 on Seg, 10/12/2007 - 20:45.

Tomei coragem e removi todos os pacotes selecionados automaticamente no apt-get. Reiniciei o sistema e tudo está funcionando normalmente, sem nenhuma surpresa.

Uma outra remoção que fiz e que não foi citada aqui foi do AppArmor que o ubuntu está incluindo agora por padrão. Esse programa de segurança parece ser tão "seguro" que impedia que eu e as outras contas da máquina imprimissem na impressora virtual PDF do CUPS. Tentei configurar o /etc/cups/cups-pdf.conf e nada. Depois que removi o pacote tudo funciona bem.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:39 »
Para não perder um pouco do radicalismo: Abaixo o Mono! Abaixo os traidores!

Só para citar uma experiência, alguém aqui se lembra da Enron? Pois bem, ela é um bom exemplo de como o dinheiro corrompe as pessoas e as corporações. Recomendo que assistam ao documentário "Enron-The smartest guys of the room". Por causa de dinheiro deram problemas a todo o estado da Califórnia, jogaram dinheiro fora na Índia e ao falir levaram várias empresasa e pessoas juntas.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:01 »
Eu gosto do gnome, nem ligo para este tipo de notícia, que para mim só serve para quem quer desestabilizar as coisas.

Agora é certo, se o gnome tomar rumos errados terei que procurar outro ambiente para trabalhar, pois o KDE como esta não me serve.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 10:04 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:27 »
Sem radicalismo, por favor.

Sylvester, altere o título de seu tópico. Não são permitidas mensagens em caixa alta.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:36 »
Bem, não sendo um programador (meu caso) é bem difícil dar um parecer sobre as qualidades técnicas do MONO, e as vantagens e desvantagens da sua implementação no GNOME.


Mas ao que me consta o MONO é livre, então, enquanto ele não trouxer prejuízos ao GNOME não vejo motivos para trocar de ambiente gráfico.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 10:38 por gabriel0085 »

cadiles

  • Visitante
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:46 »
Êlelê... sempre tem um post tipo "fim-do-mundo" novo por aqui.

De tempos em tempos, lemos coisas do tipo que o Gnome não presta, que o KDE é melhor, que o Kurumin vai morrer, que o Ubuntu vai ser vendido com o Frontpage pré-instalado e etc...

Na boa... isso é coisa de quem quer aparecer no mercado, na mídia, pois, como acabar com o Gnome? Ele não é livre? O código qualquer um pode alterar? Ah tá bom então!
 ;D

Pois é amigo. Tem gente que adora fazer tempestade em copo d`agua. Se o cara quiser ir para a Microsoft o problema é dele, ele é livre para fazer o que quiser. Ou alguém aqui não sabe o que significa a palavra livre.


E quem será hipócrita de receber uma oferta milionária para trabalhar na Microsoft e dizer que não aceitará?


Pagando bem que mal têm?



Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:51 »
Acho que vocês estão radicais demais.

o que importa é que as coisas funcionem, e ao menor custo. Cada um usa o que quiser. Se gnome deixar de ser livra amanhã, eu com isso. Vou continuar usando igual!
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: ICAZA(fundador do Gnome) : CONTRA O SOFTWARE LIVRE A FAVOR DA MICROSOFT
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:53 »
Êlelê... sempre tem um post tipo "fim-do-mundo" novo por aqui.

De tempos em tempos, lemos coisas do tipo que o Gnome não presta, que o KDE é melhor, que o Kurumin vai morrer, que o Ubuntu vai ser vendido com o Frontpage pré-instalado e etc...

Na boa... isso é coisa de quem quer aparecer no mercado, na mídia, pois, como acabar com o Gnome? Ele não é livre? O código qualquer um pode alterar? Ah tá bom então!
 ;D

Pois é amigo. Tem gente que adora fazer tempestade em copo d`agua. Se o cara quiser ir para a Microsoft o problema é dele, ele é livre para fazer o que quiser. Ou alguém aqui não sabe o que significa a palavra livre.


E quem será hipócrita de receber uma oferta milionária para trabalhar na Microsoft e dizer que não aceitará?


Pagando bem que mal têm?




Não diria melhor cadiles: alguém aqui não sabe o que significa a palavra livre??

Abs.