Autor Tópico: Ripando lento no Gutsy - (cdrom ficou lento duma hora pra outra)  (Lida 1652 vezes)

Offline zgurgel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Ripando lento no Gutsy - (cdrom ficou lento duma hora pra outra)
« Online: 11 de Dezembro de 2007, 22:42 »
Bem,  comecei a ripar toda a minha coleção de CD's...

a princípio, comecei a ripar utilizando o SOUND JUICER, passando para FLAC e tudo ia muito bem e rápido!!

No outro dia, quando fui retomar os trabalhos, observei que o Sound Juicer estava ripando LENTO DEMAIS... a velocidade começava com 0,5x e, quando tinha muita sorte, chegava a 1,7x.   Fiquei assustado com a redução BRUSCA de velocidade.. uma vez que antes eu facilmente chegava a 20x.  Pra piorar a situação, mesmo ripando lento, achei que tivesse ripando sem defeitos, e quando fui ouvir o áudio que tinha acabo de ripar observei que estava cheio de ruídos.

Procurei em diversos posts pra ver se achava alguma solução. Algumas pessoas mandava eu ativar o DMA.

Entretanto, sempre que consulta o hdparm:

sudo hdparm /dev/cdrom

ou

sudo hdparm -i /dev/cdrom

observava que o DMA estava ativado!  Logo, a solução não devia ser por aí.

Observei também que a lentidão não era pq o CD estava arranhado, pois acontecia com todos os cd's.  E nem era da unidade de CD, pois quando entrava no windows, lá eu conseguia ripar normalmente com uma velocidade muito boa.

Além disso, não adiantava eu trocar de aplicativo, pois acontecia com todos eles: Soud Juicer, ripper x, Grip.

Enfim, após algum tempo tentando achar uma solução, achei o seguinte:

sudo hdparm -d1 -X66 /dev/(SEU DISPOSITIVO)

no meu caso: sudo hdparm -d1 -X66 /dev/cdrom

isto atribuiu o UDMA no modo 2.

Após colocar esse comando, o CDROM voltou a funcionar com a velocidade normal.

Também testei o UDMA no modo 3 e funcionou, apenas troquei o -X66 por -X67.

Agora estou conseguindo ripar com a velocidade normal que sempre tive.

Para deixar a solução definitiva e não ter que ficar digitando esse comando toda vida que entrava no Ubuntu, editei o arquivo /etc/hdparm.conf

e coloquei:

command_line {
        hdparm -d1 -X66 /dev/cdrom
}


Pronto, resolveu o problema!





Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ripando lento no Gutsy - (cdrom ficou lento duma hora pra outra)
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2007, 23:26 »
zgurgel,

muito obrigado por compartilhar essa informação!... nunca tinha visto esse problema, mas sua dica já está nos Favoritos!...

Valeu!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB