Partições com Vista x Linux

Iniciado por paulofermo, 10 de Dezembro de 2007, 18:41

tópico anterior - próximo tópico

paulofermo

Bom dia pessoal,

Estou querendo instalar um linux no meu note (mais precisamente o Ubuntu 7.10) e estou com alguns probleminhas com o meu atual OS (Vista), visto que programas como o Partition Magic ainda não são compativeis com o Vista.

O Vista tem seu proprio programa de partição. Entrando nele, eu vejo as duas partições que eu tenho (uma pro Vista, uma para dados) e mais 2, que eu imagino que seja algo relacionado ao Vista mesmo (inclusive não posso apaga-las).

Enfim, com esse programa do Vista consigo reduzir o tamanho de uma das partiçoes para criar espaço para uma nova partição, onde quero instalar o Linux.
So que depois de disponibilizar o espaço, tento criar uma partição e o programa diz que não é possivel (da algum erro que não consigo entender).

Por conta disso, tentei utilizar um programa que executa partições antes de entrar no Vista (que rodam o boot). Tentei o GParted. Consigo rodar ele legal, mas ele diz que não consegue criar mais de 4 partiçoes, o que me deixa sem solução.

Por fim tentei usar o proprio particionador do instalador do Ubuntu, mas ai fico em outro problema:
1- Ele não consegue instalar o OS num espaço de memoria não particionado/formatado (como aquele espaço de memoria que criei com o particionador do Vista)
2- Se eu digo para ele instalar numa das outras duas partições principais, ele apagara todos os dados (o que, é evidente, é algo que eu não queria).

Alguém vê alguma solução para mim, sem ser apagar os dados de alguma partição?

Grato pelo apoio

pinduvoz

Vc. realmente não pode criar mais do que quatro partições primárias.

Para resolver o seu problema seria necessário criar uma partição estendida no espaço que vc. liberou de uma das quatro partições já existentes e, então, criar partições lógicas a partir da partição estendida para instalar o Ubuntu.

E o Gparted, que está no Live CD do Ubuntu deve dar conta do recado.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

paulofermo

como eu crio uma partição extendida sem ter que apagar uma das outras partições que eu ja tenho?

pelo que eu ouvi falar, eu teria que re-formatar uma das partiçoes e transformar ela em extendida... não é isso?

e não vi essa opção de partição extendida na intalaçao do ubuntu

pinduvoz

Vc. já tem quatro partições primárias, certo?

Então uma das quatro partições primárias vai precisar ser transformada em partição estendida para permitir a criação das partições lógicas, já que vc. precisa de duas para instalar o Ubuntu (a raiz ou sistema de arquivos e a swap).

Eu não uso uma partição estendida, já que tenho o XP (partição primária), uma partição FAT32 para arquivos (primária) e duas partições para o Ubuntu (raiz e swap), ambas também primárias.

E como vc. quer usar um notebook com o Vista para a tarefa, provavelmente as duas partições extras que vc. mencionou são  de recuperação de sistema, o que é comum nessas máquinas. E isso faz com que vc. já tenha quatro partições primárias.

Não é possível criar a partição estendida como quinta partição, razão pela qual a solução é passar seus dados temporariamente para a partição do Vista e transformar sua partição primária de dados em estendida e então criar três partições lógicas, sendo que uma delas poderá voltar a ser a partição de dados em NTFS (Vista).

Note, finalmente, que uma partição estendida permite a criação de 64 partições lógicas, que, em síntese, são subpartições dela.

paulofermo

Muito obrigado pela resposta... foi muitissimo esclarecedora...

So resta uma ultima duvida antes de eu fazer a partição extendida:

no caso, tu disseste para eu fazer 3 novas partições, 2 Ubuntu e 1 para dados do Vista... Qual o tamanho sugerido para as partições principal e swap do Ubuntu?
A priori, quero utilizar todos os dados na 3° partição (NTFS)... Posso ler ela com o Ubuntu normalmente, não?

Grato!

pinduvoz

Partição swap de laptop precisa ter no mínimo o mesmo tamanho da RAM para que seja possível usar a "hibernação" (há problemas na hibernação se for usada uma placa Nvidia). Então, se seu note tem 1 GB de RAM, sua swap deverá ter 1 GB.

A partição raiz do Sistema precisa de uns 5 GB se vc. não pretende deixar dados nela (música, vídeo, documentos etc.).

O resto pode ser usado para dados e formatado em NTFS, que o Linux lê e escreve (o Ubuntu 7.10 sem necessidade de configuração extra).

Ah, o Windows também pode ler e escrever em partições Linux Ext3 desde que vc. instale um driver adequado.

paulofermo

Consegui fazer tudo, tudo funcionando tranquilamente!!!

Valeu pelas dicas

pinduvoz

Então, amigo paulofermo, coloque um "resolvido" no título do seu tópico editando o primeiro post.

[].