Autor Tópico: Meu driver de DVD parou de ler do nada! [RESOLVIDO]  (Lida 23197 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Meu driver de DVD parou de ler do nada! [RESOLVIDO]
« Online: 09 de Dezembro de 2007, 20:30 »
Pessoal,
Sei que o fórum é voltado apenas ao Linux, porém como o pessoal é muito solícito aqui, vou resolver o meu problema com vocês mesmo, se for possível é claro!
Tenho um notebook Toshiba satellite M45 que possui um gravador e leitor de DVD/CD (com winXP original  :( ). Ele tava funcionando perfeitamente até hoje, quando o driver de DVD começou a ratear.
Sintomas:
- Eu coloco um cd/dvd no driver, ele acende as luzes, lê alguma coisa e depois para;
- No explorer o driver aparece, mas se clicar em cima, ele não abre o que tem dentro do cd/dvd.
- As vezes ele funciona, mas por um espaço curto de tempo.
- Já desinstalei o driver e reinstalei e nada (é nessa fase de reinstalação que ele volta a funcionar aleatoriamente).

O que será que pode ter acontecido? Uma limpeza na lente funcionaria? Alguém sabe como proceder pra fazer uma limpeza em driver de cd?

Grande abraço a todos e obrigado pela atenção.
sds
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2007, 23:46 por Fernando Rodrigues »

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2007, 23:50 »
Galera,
acabei de testar com o cd live do ubuntu 7.04 e funcionou perfeitamente.
Não entendo porque ele funciona com o cd do ubuntu e no windows não está mais funcionando...
Alguém já teve esse tipo de erro ou algo parecido?
Agradeço qualquer colaboração...
sds

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2007, 23:59 »
Isso é muito estranho...

Offline daigorobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:08 »
O disco é de dvd-vídeo?
A região é correta?
É um disco que funcionava antes?

Offline sidnei.weber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
    • Dicas de nerd
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:49 »
Tenho um toshiba tbm, que tem um combo e ele nao le mais dvd e nem grava cd

na verdade mal le cd, mas o meu caso acho que já a idade dele
#Linux user: 419183#

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:13 »
O disco é de dvd-vídeo?
A região é correta?
É um disco que funcionava antes?

Na verdade é um DVD gravado no meu computador desktop.
Sempre utilizei o notebook pra ver, filmes, abrir DVDs gravados, DVDs de filme e sempre funcionou tinindo.

Como ele tá funcionando aletóriamente, as vezes lê algo as vezes não lê nada, acho que é algum defeito físico.

Só não posso afirmar definitivamente que é um erro físico pelo seguinte fato:
Tentei instalar um programa com dois DVDs diferentes (no win) e ele hora lia, hora instalava até a metade e depois parava. Com o Ubuntu, ele leu o CD-live todo e não deu nenhum erro de leitura. Abriu OpenOffice, calculadora, terminal, nautilus e tudo na boa!

Será que uma limpeza seja suficiente? Alguém conhece algum procedimento pra limpar o canhão de laser sem estragar o driver?
sds

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2007, 12:00 »
Nelson hardware é complicado.

O ideal mesmo, já que seu drive esta tão inconstante, é levar o note a uma  boa assistência técnica. Quem sabe não é sujeira, como você bem disse, ou até um desalinhamento.

É complicado.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2007, 21:44 »
Galera,
já descobri qual o problema.... O MALDIDO DO WINDOWS XP!!!ahahahah
Sério mesmo, estou desde domingo tentando fazer o driver do notebook funcionar e tentei os seguintes passos:
Passo 1 - Tentei ler várias midias diferentes no XP e não identificou nada!
Passo 2 - Fui lá no REGEDIT e apaguei uns arquivos (conforme visto em vários foruns na net e já funcionou uma vez no computador do meu irmão). Resultado, NADA!

Passo 3 - Dei boot pelo CD-Rom com o CD-LIVE do Ubuntu e FUNCIONOU PERFEITAMENTE!
Passo 4 - Coloquei outras midias com o Ubuntu aberto e LEU TODAS!
Passo 5 - Restartei dando boot pelo CD-Rom agora com o CD de instalação do XP e FUNCIONOU NOVAMENTE!
Passo 6 - Entrei no modo de reparar do XP e coloquei outras midias e VOLTOU A FUNCIONAR!

Agora, quando dou boot normal (WinXP) pelo HD nenhuma midia funciona! :-\

To começando a achar que foi um virus que fez isso, já que esse notebook estava ha uns 10 meses sem atualizar nada!
Alguém já teve esse problema? Alguém tem alguma dica que não seja reinstalar o XP?
Reinstalar tudo seria a minha última opção, mas to sem disposição nenhum de fazer backup de tudo e começar do zero. Talvez alguém mais experiente saiba como resolver!
Fico no aguardo de qualquer ajuda!

Ah, pra todos aqueles que tentaram me ajudar, agradeço muito a ajuda! Esse fórum é 100% mesmo! ;D
Espero conseguir resolver esse problema sem medidas drásticas (reinstalar tudo, o que é normal no mundo Microsoft)
sds

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2007, 22:07 »
Fernando antes de ler entenda que é uma piada, mas....

Plagiando o que alguns irresponsáveis tem indicado a iniciantes para resolver os problemas deles no linux (executar um sudo rm  -rf  / no terminal), vou te indicar a solução definitiva para seus problemas no windows:

format c:

Depois mude sua home para este espaço inútil que acaba de aparecer do nada no seu hd... hehehe

Desculpe a brincadeira, mas não resisti.... No seu caso acho que uma formatação ajuda.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline daigorobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2007, 10:20 »
Se não me engano, existe um lance de calibração do canhão para que a leitura saia correta.
Pode ser que o Linux faça isso mais amiúde ou tenha os settings de calibração corretos gravados e que o Windows tenha guardado settings incorretos. Porque este lance de ler hora sim hora não tem toda a cara de problema óptico - o que bateria com calibração.

Já faz tempo que não mexo com Windows e não estive por dentro das útlimas "novidades em vírus", mas não creio que haja um vírus com um efeito tão específico e bobo como alterar a interpretação da leitura óptica do canhão laser.
Mas vai saber....

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:33 »
Vou tomar uma solução drástica.
Formatarei o meu notebook e instalarei tudo novamente.
É impressionante que tenha um virus desse tipo no windows. Se não tivesse porta USB, teria que fazer uma rede com outro computador pra fazer backup de tudo. Esse virus é violento.
Digo que é virus porque meu driver funciona 100% quando dou boot por cd.
Tanto o cd do ubuntu quanto o do XP, rodam perfeitamente no boot. No windows, apesar de ter feitos todas as atualizações de software e o escambal, continua não lendo minhas midias. Nem o driver aparece na lista do "meu computador". Agora, se eu for no sistema de controle, meu hardware tá lá "funcionando perfeitamente" (é o que o windows me diz).
Fiquei muito danado com isso. Vou ver se instalo o Ubuntu também. nada de ficar preso num só sistema!
sds,

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #11 Online: 15 de Dezembro de 2007, 10:52 »
Senhores,
alguém saberia me dizer como mexer no canhão laser de um driver notebook?
Como faço pra calibrar um?
Infelizmente acho que o problema é mesmo o driver. Agora ele as vezes lê, as vezes não lê o boot pelo CD. Parece ser físico mesmo o problema. :-\

Se alguém puder me ajudar, fico grato!

PS. Quando eu entro na Bios do notebook, não aparece quais os harwares instalados (hd, cd-rom, floppy)... Isso é normal mesmo em notebook?
sds

Offline daigorobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2007, 22:40 »
Só pra deixar claro:
. drive - é o leitor de mídia, o equipamento físico;
. driver - é o programa que faz a ligação entre o drive e o kernel do sistema (seja windows, linux, osx, amigaos, o que for).

Se está falhando durante o boot parece ser físico mesmo, que tal dar uma limpada no canhão? Manda pra algum técnico dar uma mexida.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2007, 23:52 »
Rapaz eu tava relendo o tópico e pelo que entendi você só tem windows neste PC?

Poxa se for isto mesmo deu sorte heim, por ninguém ter trancado ele, pois aqui é um fórum de Linux correto?

Diz aqui, porque não instala Ubuntu neste equipamento?

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Meu driver de DVD parou de ler do nada!
« Resposta #14 Online: 16 de Dezembro de 2007, 00:19 »
Rapaz eu tava relendo o tópico e pelo que entendi você só tem windows neste PC?

Poxa se for isto mesmo deu sorte heim, por ninguém ter trancado ele, pois aqui é um fórum de Linux correto?

Diz aqui, porque não instala Ubuntu neste equipamento?

[]'s

Cristiano

Cristiano,
Sei que o fórum é sobre o ubuntu, mas como o fórum é utilizado pra discutirmos vários outros temas (que é o intuito de um fórum), discordo de que não poderia ter aberto este aqui.
Até porque o problema que tenho, teria se fosse com o Ubuntu, Kurumin, PClinuxOS, etc... Eu estou apenas me aproveitando da sabedoria de todos aqui (quem é linuxeiro sabe bastante de informática) pra tentar resolver meu problema. E sei que o seu é grande! ;D

Mas, pra falar a verdade, eu só descobri que o problema é físico porque tentei instalar o Ubuntu na máquina.
Tentei rodar o live-CD e só na quinta tentativa o notebook resolveu bootar pelo CD. O CD leu na boa, mas quando cliquei no icone instalar e o cd travou de vez e não sai mais disso. A luz do drive de DVD não parava de piscar, mas dava pra ver que tava tudo travado.

Pois bem, acabei não conseguindo instalar o ubuntu e nem mais nada pelo Drive. Mas fique tranquilo que a minha patroa já liberou de instalar o Linux nele (ela é a verdadeira dona) e, assim que resolver esse problema, instalo o 7.04 nele.

E quanto ao problema, o que devo fazer? Sair desmontando meu notebook? Comprei ele há mais de 1 ano nos EUA, não tenho garantia de mais nada....To encrencado! :-[