Autor Tópico: Usando o novo Metacity no GNOME  (Lida 5418 vezes)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Usando o novo Metacity no GNOME
« Online: 08 de Dezembro de 2007, 15:32 »
Instalei o novo metacity aqui no meu Arch e por referência achei um guia de como instalar no Ubuntu... o crédito é todo do Hamacker...

-------------------------------------------------------------------------

Hoje eu lí a noticia KWin e Metacity apresentam efeitos eye-candy e me interessei pelo assunto e instalei o novo metacity. E não é mesmo que o novo metacity tá bom, isto é, rápido e estável. A principal vantagem no metacity é que ele acompanha compositing, em outras palavras ele é capaz de executar operações usando a aceleração do hardware da placa de video. Visualmente voce tem transparencias, sombras, o sumiço do efeito escadinha nas fontes, etc… Também alguns programas como o Avant-Window-Navigator (AWN) podem ser executados sem a necessidade do compiz ou XGL.

Se estiver disposto em instalar, colocarei aqui os passos que foram descritos em http://dagus.org/2007/11/28/metacity-beats-compiz-fusion-p/ .

Ao contrário do que afirma o artigo acima, o novo metacity só tem o compositing, não tem nada dos efeitos mirabolantes do compiz.

Para instalar siga este procedimento.

1) Se estiver executando o AWN, feche-o.

2) Desabilite o compiz :


Desabilite o compiz do seu GNOME, vá em menu-GNOME->Sistema->Preferencias->Aparencia. Agora selecione a guia “Efeitos Visuais” e desmarque a opção “Nenhum : Fornece um ambiente de trabalho simples e sem nenhum efeito”, como mostra a figura a seguir :



3) Dê um ALT+F2 e execute “gksu gnome-terminal”.

4) No terminal, execute :


Código: [Selecionar]
apt-get -y install gnome-common build-essential autoconf gnome-devel libtool subversion
Isso instalará algumas dependências necessárias, no entanto, podem faltar algumas.

5) Ainda no terminal, execute:

Código: [Selecionar]
cd /usr/src
Vamos baixar o código fonte :

Código: [Selecionar]
svn co http://svn.gnome.org/svn/metacity/branches/iains-blingtastic-bucket-o-bling/ metacity
e depois entrar na pasta recém-criada :

Código: [Selecionar]
cd metacity/
e depois uma pequena permissão de execução no script autogen.sh :

Código: [Selecionar]
chmod  a+x autogen.sh
E por fim rodar o autogen.sh :

Código: [Selecionar]
./autogen.sh
Aguarde enquanto o script autogen processa o programa.

Quer substituir o metacity anterior, ou continuar mantendo o metacity velho ? O novo metacity está em desenvolvimento e pode vir a apresentar alguns problemas. Se voce pensa em manter o metacity anterior porque poderá não gostar do novo e ter a opção de retornar ao velho, então execute :

Código: [Selecionar]
./configure --enable-compositor
Isso fará com que o novo metacity seja instalado em /usr/local/bin, bem longe do metacity anterior.

Se por outro lado voce considera o novo metacity suficientemente estavel para substituir o anterior, então execute :

Código: [Selecionar]
./configure --enable-compositor --prefix=/usr
Isso fará uma instalação por cima do metacity velho. Se houver atualizações do Ubuntu que atualize o pacote metacity então você terá de repetir o comando acima, pelo menos até que o novo metacity entre nos repositórios oficiais.

A seguir faremos a compilação e instalação :

Código: [Selecionar]
make && make install
6) Feche o terminal (root, no more).

7) Habilitando o compositing no GNOME :

O novo metacity tem suporte a compositing, mas precisamos ativa-lo, dê um ALT+F2 e execute o comando (não pode ser executado como root) :

Código: [Selecionar]
gconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager true
8) Substituindo o metacity anterior pelo novo metacity no GNOME

Atenção : Isso só será possivel se voce não fez a substituição conforme descrito nos passos anteriores (./configure –prefix=), se voce não optou pela substituição entao o novo metacity estará instalado em /usr/local/bin, para tornar este novo metacity padrão do seu GNOME apenas execute o gconf-editor e altere as chaves :

Código: [Selecionar]
gconftool-2 --set --type=string /desktop/gnome/applications/window_manager/current "/usr/local/bin/metacity"
Código: [Selecionar]
gconftool-2 --set --type=string /desktop/gnome/applications/window_manager/default "/usr/local/bin/metacity"
pronto ! se tudo ocorrer bem, você já estará usando o novo metacity assim que refizer o login.

9) Novo metacity :

Voce pode simplesmente reiniciar seu login se você optou por substituir o metacity anterior. Se você optou por manter o metacity anterior basta executar no terminal (não pode ser como root) :

Código: [Selecionar]
/usr/local/bin/metacity --replace&
Terminado.

Esse artigo se baseou neste link :

http://dagus.org/2007/11/28/metacity-beats-compiz-fusion-p/

Embora eu tenha escolhido comandos diferentes por causa de minha experiencia pessoal, o link acima é o principal colaborador.

CONCLUSÕES

    # Se uma hora ou outra você experimentar o compiz após ter instalado o novo metacity e não optou por substituir o metacity anterior então você precisará executar novamente os passos 7 e 8, isso ocorre porque o gerenciador aparencia do ubuntu faz um recall para /usr/bin/metacity (o velho).
    # É cedo para tirar conclusões, mas podemos notar melhora na velocidade se comparado ao metacity anterior.
    # Funcionou bem com todos os temas que já tinha instalado aqui.
    # Executou perfeitamente o AWN, mais tarde testarei com outros programas que requerem compositing.
    # Se voce tem problemas com alguns aplicativos que usam 3D dentro do compiz, mas não quer abrir mão do compositing então o novo metacity é recomendado. É conhecido que alguns programas como o GoogleEarth fica lento ou fecha inexperadamente quando usamos o compiz.

Na minha opinião é estável o suficiente para substituir o metacity anterior, mas por causa do compositing, e não por causa dos efeitos, pois não vejo efeitos especiais para rivalizar com o compiz.

-----------------------------------------------------------------------------

Aproveitem..
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2007, 18:41 por Syph0s »

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2007, 18:43 »
arrumado...quanto ao crédito, basta ver na primeira linha do meu tópico... é o mesmo autor do post do planeta...

Offline hypnnos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2007, 19:54 »
Depois de testar esse tuto, o gerenciador de temas (Aparência) não funciona direito. Tentei reverter ao metacity antigo, não sei se fiz certo, mas o "Aparência" continua na mesma, a janela fica em branco, não consigo clicar em nenhuma das abas...
Alguma idéia?  :'(
1st: RTFM
2nd: Google for it.
3rd: THEN ask.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2007, 21:10 »
Bom post esse Syph0s
O tinha lido também no Planeta Ubuntu Brasil, como falou o ucastrobr e o achei muito bom.
Real/ o metacity dá boa conta do recado sim
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:03 »
Pessoal,
Instalei e deu tudo certo aparentemente, mas, não consigo executar o AWn. Como configuro o Metacity? Quais são os efeitos novos dele.
Como sei se estou com o novo metacity?
Abs

wildner

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:03 »
Para desabilitar o compositing no GNOME :

Se quiser usar o novo metacity mas não gostou do compositing que gera os efeitos dê um ALT+F2 e execute o comando (não pode ser executado como root) :

Código:

Código: [Selecionar]
gconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager false
E seu novo metacity voltará o normal.

Se quiser habilitá-lo novamente basta digitar:

Código: [Selecionar]
gconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager false
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:11 »
Para Wilder habilitou o composinting com o comando ALT+F2 que está descrito na primeira mensagem.
Deu ctrl+backspace para logar novamente. Visto que terá de logar novamente para ter os efeitos.

Você configurou para alternar com o velho metacity ou substituiu completamente pelo novo?

Ou siga novamente os passos usando a fonte de matéria original:
http://dagus.org/2007/11/28/metacity-beats-compiz-fusion-p/
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:25 »
ucastrobr

Eu configurei para alternar. Mas dei o comando "/usr/local/bin/metacity --replace&" para iniciar o novo.

Habilitei o compositing no terminal conforme abaixo:
gconftool-2 --set --type=string /desktop/gnome/applications/window_manager/current "/usr/local/bin/metacity"

gconftool-2 --set --type=string /desktop/gnome/applications/window_manager/default "/usr/local/bin/metacity"


Reiniciei o logon, mas não consigo notar nenhum efeito.

Vcs sabem me diser o que o novo Metacity faz? Como configuro ele?  Como sei qual Metacity estou usando?

Abs

Wildner

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2007, 18:35 por wildner »

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2007, 18:32 »
Wilder usa o modo de substituição vai sem medo é melhor.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline wildner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2007, 01:10 »
Como faço para instalar o metacity antigo?

Att

Wildner

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Usando o novo Metacity no GNOME
« Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2007, 14:45 »
Eu instalei o novo metacity está funcionando bem(até o momento). O problema  é que quando o compositing tá ativado o audacious quando minimizado pra o tray, simplesmente ele não abre mais. Alguma solução?

Para desabilitar o compositing no GNOME :

Se quiser usar o novo metacity mas não gostou do compositing que gera os efeitos dê um ALT+F2 e execute o comando (não pode ser executado como root) :

Código:

Código: [Selecionar]
gconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager false
E seu novo metacity voltará o normal.

Se quiser habilitá-lo novamente basta digitar:

Código: [Selecionar]
gconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager false

ucastrobr, eu acho que faltou o parametro "thue" no lugar do "false" para ativar o compositing novamente.

Citar
gconftool-2 --set --type=bool /apps/metacity/general/compositing_manager thue
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2007, 19:06 por Coiote »