Autor Tópico: Linux em micros antigos  (Lida 13045 vezes)

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #15 Online: 04 de MAR?O de 2008, 18:04 »
to querendo algo levinho também, mas preciso de algo em português-br, algum desses tem como?
eu não mexi nele mas pelo que li tenho já algum interesse no Slackware, tem ele por ai leve com interface gráfica? sei que sugeriram ai em cima, mas o que sei é que ele por padrão n tem interface.

Vc. pode usar o Slackware com Xfce, Fluxbox, JWM etc.

Depende da sua quantidade de RAM, pois com 256 MB e um processador igual ou acima de 1 Ghz o Xfce fica muito bom. Com menos RAM e processador já é recomendável o JWM ou o Fluxbox.

Finalmente, o Mepis AntiX, que eu recomendei acima, roda Fluxbox e, sendo baseado no Debian, pode ser instalado em português.
o que eu tenho é um pentium 2 de 233MHz e uns 128MB e HD de 20GB.
                 o que eu consigo com isso...rs
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2008, 18:10 por daquinho »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #16 Online: 04 de MAR?O de 2008, 18:57 »
to querendo algo levinho também, mas preciso de algo em português-br, algum desses tem como?
eu não mexi nele mas pelo que li tenho já algum interesse no Slackware, tem ele por ai leve com interface gráfica? sei que sugeriram ai em cima, mas o que sei é que ele por padrão n tem interface.

Vc. pode usar o Slackware com Xfce, Fluxbox, JWM etc.

Depende da sua quantidade de RAM, pois com 256 MB e um processador igual ou acima de 1 Ghz o Xfce fica muito bom. Com menos RAM e processador já é recomendável o JWM ou o Fluxbox.

Finalmente, o Mepis AntiX, que eu recomendei acima, roda Fluxbox e, sendo baseado no Debian, pode ser instalado em português.
o que eu tenho é um pentium 2 de 233MHz e uns 128MB e HD de 20GB.
                 o que eu consigo com isso...rs

Slackware com Fluxbox, Mepis AntiX com Fluxbox, DSL com JWM e Puppy com JWM.

DSL e Puppy não sei se rodam em português brasileiro. Os outros dois rodam.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #17 Online: 04 de MAR?O de 2008, 19:06 »
Achei um link que talvez lhe interesse:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2109
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #18 Online: 04 de MAR?O de 2008, 21:48 »
Achei um link que talvez lhe interesse:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2109
caramba, com esse DSL é quase impossível dar desculpa de jogar fora um computador...rsrs
de cara essa vai ser a opção, agora é buscar o quanto ele pode ser seguro, estável e programas compatíveis, quero substituir o win98 mas não quero continuar com o trabalho que ele dava, se não servir, procuro algo um pouquinho maior, obrigadão.

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #19 Online: 05 de MAR?O de 2008, 11:25 »
Achei um link que talvez lhe interesse:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=2109
caramba, com esse DSL é quase impossível dar desculpa de jogar fora um computador...rsrs
de cara essa vai ser a opção, agora é buscar o quanto ele pode ser seguro, estável e programas compatíveis, quero substituir o win98 mas não quero continuar com o trabalho que ele dava, se não servir, procuro algo um pouquinho maior, obrigadão.

verdade. o DSL impressiona. usei ele um pouco. pra coisas maiores não dá, mesmo porque o hardware impede. mas pra edição de textos e navegar na internet vai muito bem. não ouvi música, mas ele tem player, sim. rodando sem mexer em nada ele usa 20 mega de memória. haha, incrível.
D.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #20 Online: 05 de MAR?O de 2008, 13:53 »
baixei o dsl4.2.5(tenho também o 4.2.5systemlinux e n sei qual deles usar) que tem 49MB e o fluxbuntu que tem 309MB, de cara vejo a interfave que é + coloridinha na 2° opção, eu não saco de ingles muito bem , então vou encher de pergustas por aqui e assim ajuda outros iguais amim...rs dentre essas duas distros, vlw?!
1-pretendo retirar um monte de coisinhas da distro que eu escolher, os usuários do PC não vou usar e nem tentar para não fazer M, então tiro logo e vou colocar Firefox atualizado, comunicador instantaneo(se o que vier instalado for ruim) e BrOffice, será que vão aguentar?

2- para instalar e desintalar, tem ferramentas ou tem que ser no terminal a base de apt-get?

eu n saco muito, mas quero facilidades para entregar logo o pc para o usuário n ter problemas.

vlw pessoal.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #21 Online: 05 de MAR?O de 2008, 15:53 »
baixei o dsl4.2.5(tenho também o 4.2.5systemlinux e n sei qual deles usar) que tem 49MB e o fluxbuntu que tem 309MB, de cara vejo a interfave que é + coloridinha na 2° opção, eu não saco de ingles muito bem , então vou encher de pergustas por aqui e assim ajuda outros iguais amim...rs dentre essas duas distros, vlw?!
1-pretendo retirar um monte de coisinhas da distro que eu escolher, os usuários do PC não vou usar e nem tentar para não fazer M, então tiro logo e vou colocar Firefox atualizado, comunicador instantaneo(se o que vier instalado for ruim) e BrOffice, será que vão aguentar?

2- para instalar e desintalar, tem ferramentas ou tem que ser no terminal a base de apt-get?

eu n saco muito, mas quero facilidades para entregar logo o pc para o usuário n ter problemas.

vlw pessoal.

Firefox e openoffice são muito pesados para esse pc, tente usar Abiword e Gnumeric para textos e planilhas e para navegador tente algo como Opera. Mesmo assim ainda rodará lento, mas será menos incômodo que as outras opções.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #22 Online: 05 de MAR?O de 2008, 16:59 »
se eu tentar então o kurumin light? é que vai ser realmente necessário BROffice, o que acham?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #23 Online: 05 de MAR?O de 2008, 17:35 »
Para navegar na web "leve" o melhor é o kazehakase.

Renderiza bem as páginas e é muito leve.

Tem um tópico sobre ele aqui no Fórum.

:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #24 Online: 05 de MAR?O de 2008, 17:38 »
Não vai rolar BrOffice nesse seu PC sem muita lentidão (e irritação).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #25 Online: 05 de MAR?O de 2008, 18:21 »
Não vai rolar BrOffice nesse seu PC sem muita lentidão (e irritação).
dá uma dica .... pensar num hardware o mais básico possível para um SO minimalista de usuário final, que   permitiria o uso de programas mais comuns como o BROffice, Firefox, banda larga e outros que poderiam se encaixar para um dia a dia?

eu insisto num BROffice pq acredito que ele seja a melhor opção, ele já costuma falhar com arquivos da MS, imagine um outro o quanto iria falhar?
eu já ouvi falar em uns outros navegadores, mas nesses ai que vem nessas distrso...eu nunca tive idéia, será que esses ai conseguem não dar problemas e poder navegar numa boa sem falhas?

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #26 Online: 05 de MAR?O de 2008, 19:07 »
"... o que eu tenho é um pentium 2 de 233MHz e uns 128MB e HD de 20GB".

Amigo, com a máquina acima, rodar BrOffice vai ser um verdadeiro suplício.

Mas já dá para rodar o BrOffice num PC Via que custa, completo, cerca de R$500,00 reais na Americanas (tem até por R$299,00). E vc. ainda paga em 10 ou 12 vezes.

Veja no link abaixo, pois acho vantagem uma máquina nova com o parcelamento que os varejistas oferecem. Montar a máquina ou fazer upgrade hoje fica mais caro e, pior, com pagamento em no máximo 3 vezes.

http://compare.buscape.com.br/procura?id=22&raiz=2&pagina=1&kw=PC&ordem=prec&pr=2342&Carac12=VIA
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline daquinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #27 Online: 06 de MAR?O de 2008, 14:20 »
"... o que eu tenho é um pentium 2 de 233MHz e uns 128MB e HD de 20GB".

Amigo, com a máquina acima, rodar BrOffice vai ser um verdadeiro suplício.

Mas já dá para rodar o BrOffice num PC Via que custa, completo, cerca de R$500,00 reais na Americanas (tem até por R$299,00). E vc. ainda paga em 10 ou 12 vezes.

Veja no link abaixo, pois acho vantagem uma máquina nova com o parcelamento que os varejistas oferecem. Montar a máquina ou fazer upgrade hoje fica mais caro e, pior, com pagamento em no máximo 3 vezes.

http://compare.buscape.com.br/procura?id=22&raiz=2&pagina=1&kw=PC&ordem=prec&pr=2342&Carac12=VIA
cara... eu agradeço muitissimo, não vou levar amal a sua dica, pelo o contrario, sua intenção parece ser muito boa. por enquanto isso não é o problema, o pq disso:
1 - estou aproveitando a oportunidade para conhecer distros que tenham a filozofia minimalista.
2 - conhecer um pouco dos recursos mínimos para tarefas mais comuns
2 - brincar...rs

eu não sou um usuário full de linux, acabei de colocar ubuntu sem muita leitura, to batendo cabeça e gostando, aprendendo na marra e por enquanto to fazendo questão dos SO para usuário final, esses de tudo mastigadinho e pronto para usar. Eu quero usar algo bem diferente, antigo e ainda funcional como aprendizagem e temporário, nesse momento inclusive, estou preparando um Pentium2 333 com 128MB que ia para o lixo só para brincar aqui na empresa onde trabalho.

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #28 Online: 06 de MAR?O de 2008, 15:40 »
ai vai uma, aqui no forum ta rolando um topco...

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.0.html

que acho que vc's se já não leram, divião esperimentar, que tal usar o kde com 70mb, pós boot, quanto ao broffic, ai ainda não sei se vai conseguir, mas não custa tenta, vc pode fazer as modificações do kernel indicadas por ele, e tenta uma interface visual mais leve...

se sua vontade é brinca e aprender, ai uma oportunidade...

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Linux em micros antigos
« Resposta #29 Online: 06 de MAR?O de 2008, 16:08 »
"... o que eu tenho é um pentium 2 de 233MHz e uns 128MB e HD de 20GB".

Amigo, com a máquina acima, rodar BrOffice vai ser um verdadeiro suplício.

Mas já dá para rodar o BrOffice num PC Via que custa, completo, cerca de R$500,00 reais na Americanas (tem até por R$299,00). E vc. ainda paga em 10 ou 12 vezes.

Veja no link abaixo, pois acho vantagem uma máquina nova com o parcelamento que os varejistas oferecem. Montar a máquina ou fazer upgrade hoje fica mais caro e, pior, com pagamento em no máximo 3 vezes.

http://compare.buscape.com.br/procura?id=22&raiz=2&pagina=1&kw=PC&ordem=prec&pr=2342&Carac12=VIA
cara... eu agradeço muitissimo, não vou levar amal a sua dica, pelo o contrario, sua intenção parece ser muito boa. por enquanto isso não é o problema, o pq disso:
1 - estou aproveitando a oportunidade para conhecer distros que tenham a filozofia minimalista.
2 - conhecer um pouco dos recursos mínimos para tarefas mais comuns
2 - brincar...rs

eu não sou um usuário full de linux, acabei de colocar ubuntu sem muita leitura, to batendo cabeça e gostando, aprendendo na marra e por enquanto to fazendo questão dos SO para usuário final, esses de tudo mastigadinho e pronto para usar. Eu quero usar algo bem diferente, antigo e ainda funcional como aprendizagem e temporário, nesse momento inclusive, estou preparando um Pentium2 333 com 128MB que ia para o lixo só para brincar aqui na empresa onde trabalho.

Vc. tinha pedido uma dica de hardware básico para rodar Linux + BrOffice, pelo que eu entendi.

Dei a dica acima porque já passei por isso tentando instalar um Linux funcional num Celeron 500 Mhz com 256 MB de RAM e, quer saber? Desisti.

Acabei gastando cerca de R$400,00 para fazer um upgrade naquele Celeron (Sempron 3200, 512 MB DDR2, placa com chipset Nvidia e vídeo GForce 6100 on board) e hoje ele roda qualquer distro sem fazer feio e, melhor, sem me irritar com lentidão.

A verdade é que dá para usar Linux minimalista em hardware antigo (até P3), mas não acho que compensa se o usuário usa (ou seja, está acostumado) também máquinas melhores, com até cinco anos de uso (como os primeiros P4, por exemplo). A lentidão é realmente irritante.

Concluindo, a minha intenção foi ajudar por conta da experiência que tive com distros minimalistas e estou à disposição para ajudar ainda mais, seja a você, seja a outros que venham aqui, onde aprendi muito e tento devolver o que aprendi a quem se interessar.


« Última modificação: 06 de MAR?O de 2008, 16:10 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::