Autor Tópico: Como faço para entra na internet?  (Lida 7381 vezes)

Offline Razumikin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Como faço para entra na internet?
« Online: 08 de Dezembro de 2007, 07:12 »
Pessoal, como faço para instalar o discador pppO... Quando vou a conexão de rede e conexões discada + Conectar a pppO via modem, nada aparece... O que devo fazer? Utilizo o Ubuntu 7.10 e meu modem é o Motorola SM56.

Desculpe, sou novo utilizando Ubuntu, já tentei algumas dicas anteriores, mas nenhuma deu certo...

alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2007, 12:02 »
Pessoal, como faço para instalar o discador pppO... Quando vou a conexão de rede e conexões discada + Conectar a pppO via modem, nada aparece... O que devo fazer? Utilizo o Ubuntu 7.10 e meu modem é o Motorola SM56.

Desculpe, sou novo utilizando Ubuntu, já tentei algumas dicas anteriores, mas nenhuma deu certo...

Se você abrir um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digitar:

lspci -d 1057:3052

e retorna algum tipo de informa ção falando sobre modem motorola, por exemplo:

01:01.0 Modem: Motorola Unknown device 3052 (rev 04)

então siga este link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg151647.html#msg151647

que basicamente é baixar o pacote modem-arquivos-v21.tar.gz, colocar na sua pasta de usuário dentro da pasta home, clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção extrair aqui, será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v21, entre nela e leia os arquivos guia_instalação.pdf e Leia-me.txt que explicam como usar este pacote para ativar seu modem.

Atenção: Leia por inteiro o guia_instalação.pdf e com atenção, por que inclusive no seu final traz a solução para os problemas mais comuns que ocorrem no processo de ativação dos modems que usam o driver Smartlink.

Offline Razumikin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2007, 05:16 »
Olá, desde já grato pelas respostas...

Ronalds, o tutorial que você passou, parece ser de modem ADSL, no meu caso é discado (Fax modem Motorola SM56).

alarcon, dei o comendo lspci -d 1057:3052, e este me retornou a informação que você passou, fiz tudo o que foi dito no guia de instalação... instalou tudo certinho porém não mudou nada, o modem continua não funcionando...

no aguardo...

alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2007, 11:19 »
Olá, desde já grato pelas respostas...

Ronalds, o tutorial que você passou, parece ser de modem ADSL, no meu caso é discado (Fax modem Motorola SM56).

alarcon, dei o comendo lspci -d 1057:3052, e este me retornou a informação que você passou, fiz tudo o que foi dito no guia de instalação... instalou tudo certinho porém não mudou nada, o modem continua não funcionando...

no aguardo...


Olha só esqueci de dizer que o discador do Ubuntu chamado de gnome-ppp tem um pequeno bug que faz ele ficar com uma janela dizendo Conectando... sem o ícone do mesmo ir para o systray do systema, mas se você abrir o firefox ele funciona normalmente apesar da janela dizer que está conectando... ainda.

Se não for isso, você pode me dizer com mais detalhe o que ocorre, ou se durante o processo de instalação ocorreu alguma falha. Recomendo ler a parte final do gui_instalação.pdf que tem a solução para os problemas mais freqüentes.


Preste atenção no que vai ser perguntado para você durante o processo de instalação. Quando for perguntado sobre o nome de acesso do provedor, coloque ele de forma completa ( com o @ e domínio) e não só o nome por que aqui no linux é necessário ser completo. Veja também que será perguntado na instalação qual é o usuário que está usando o Ubuntu, ou seja, o usuário que está logado, então digite exatamente o nome que você digita para entrar no ubuntu. Isso é necessário por que alguns configurações serão colocadas na sua pasta de usuário dentro da pasta home e não tenho condições de saber esta informação a não ser perguntando a você e se por uma acaso você me fornecer, por exemplo, o nome de acesso do provedor e não o nome pedido, aí vai dar erro.

Agora coloque aqui o resultado dos seguintes comandos dados no terminal ( menu Aplicações > Acessórios > Terminal):

ps -aux | grep slmodemd

dmesg | slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab-winmodem




OBS: Parece-me que já tem uma solução para o bug do discador gnome-ppp, se for este o seu problema, no Ubuntu 7.10 neste link:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,26721.msg169512.html#msg169512
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2007, 11:59 por alarcon »

Offline Razumikin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2007, 07:18 »
Citar
Olha só esqueci de dizer que o discador do Ubuntu chamado de gnome-ppp tem um pequeno bug que faz ele ficar com uma janela dizendo Conectando... sem o ícone do mesmo ir para o systray do systema, mas se você abrir o firefox ele funciona normalmente apesar da janela dizer que está conectando... ainda.

Se não for isso, você pode me dizer com mais detalhe o que ocorre, ou se durante o processo de instalação ocorreu alguma falha. Recomendo ler a parte final do gui_instalação.pdf que tem a solução para os problemas mais freqüentes.


Preste atenção no que vai ser perguntado para você durante o processo de instalação. Quando for perguntado sobre o nome de acesso do provedor, coloque ele de forma completa ( com o @ e domínio) e não só o nome por que aqui no linux é necessário ser completo. Veja também que será perguntado na instalação qual é o usuário que está usando o Ubuntu, ou seja, o usuário que está logado, então digite exatamente o nome que você digita para entrar no ubuntu. Isso é necessário por que alguns configurações serão colocadas na sua pasta de usuário dentro da pasta home e não tenho condições de saber esta informação a não ser perguntando a você e se por uma acaso você me fornecer, por exemplo, o nome de acesso do provedor e não o nome pedido, aí vai dar erro.

Agora coloque aqui o resultado dos seguintes comandos dados no terminal ( menu Aplicações > Acessórios > Terminal):

ps -aux | grep slmodemd

dmesg | slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab-winmodem

Na verdade, ele nem chega a se conectar, nada acontece quando vou em conectar via ppp0 (não aparece o discador), faço isso usando aqueles "computadorzinhos" ao lado do relógio...

A instalação, acredito ocorreu sem problemas. Porém, quando vou em Aplicativos > Internet > nada há (como consta na instalação do progrma, deveria aparecer o discador certo?).

O resultado dos comandos é:

root@RoseRed-Linux:~# ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      5628  0.0  0.1   5128   820 pts/0    R+   06:31   0:00 grep slmodemd
root@RoseRed-Linux:~# dmesg | slamr
-bash: slamr: comando não encontrado
root@RoseRed-Linux:~# lsmod | grep slamr
root@RoseRed-Linux:~# lsmod | grep ungrap ungrab-winmodem
grep: ungrab-winmodem: Arquivo ou diretório inexistente
root@RoseRed-Linux:~#




alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:47 »
Na verdade, ele nem chega a se conectar, nada acontece quando vou em conectar via ppp0 (não aparece o discador), faço isso usando aqueles "computadorzinhos" ao lado do relógio...

A instalação, acredito ocorreu sem problemas. Porém, quando vou em Aplicativos > Internet > nada há (como consta na instalação do progrma, deveria aparecer o discador certo?).

O resultado dos comandos é:

root@RoseRed-Linux:~# ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      5628  0.0  0.1   5128   820 pts/0    R+   06:31   0:00 grep slmodemd
root@RoseRed-Linux:~# dmesg | slamr
-bash: slamr: comando não encontrado
root@RoseRed-Linux:~# lsmod | grep slamr
root@RoseRed-Linux:~# lsmod | grep ungrap ungrab-winmodem
grep: ungrab-winmodem: Arquivo ou diretório inexistente
root@RoseRed-Linux:~#





Desculpe-me, mas o que está parecendo é que você não usou o meu pacote da forma adequada, por que pelo resultado dos comandos  nada foi ativado.

Vou falar mais uma vez, baixe o pacote adequado para sua versão do Ubuntu, coloque o mesmo na sua pasta de usuário dentro da pasta home, descompacte ele, entre na pasta criada e leia os arquivos gui_instalação.pdf e Leia-me.txt. Observe que para instalar no Ubuntu use o script de instalação que tem a palavra gnome no seu nome e para o Kubuntu use o script que tem a palavra kde no seu nome.

Outra coisa é que antes de iniciar a instalação executando o script, você tem de ter o LiveCd do Ubuntu original (não uma cópia remasterizada) na bandeja (no driver de CDrom ou DVD) por que alguns pacotes essenciais vão ser baixados dele durante o processo de compilação do driver e ativação do modem. No processo de instalação vai ser pedido via terminal que você acrescente exatamente o LiveCD na lista dos repositórios de onde ele pode baixar os pacotes, certifique-se que esta fazendo isso corretamente, que é só Teclar ENTER (se o LIveCD já estiver na bandeja) quando pedido via terminal.

Estou considerando que o seu motorola é o que tem ID 1057:3052, pois é o único da motorola que funciona com o driver Smartlink e para kernels mais novos.

Por fim, se você quiser tentar ou coisa que para o seu caso pode funcionar, basta ir no Menu Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos e se na janela que se abrir tiver algo referente ao seu modem, ative-o e veja se desta vez você consegue usar a internet.

Outera coisa é mais façil usar o discador gnome-ppp, mesmo com o pequeno bug que tem nela para o Ubuntu 7.10 Gutsy, do que tentar a conexão por onde você está indo.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 10:49 por alarcon »

Offline pachekeitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
meu ubuntu 7.10 não entra na internet
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2007, 11:22 »
Olá galera sou novo na lista, na verdade entrei hoje, tive um pequeno probleminha com o meu "ruindows" na hora em que mais precisei dele, então resolvi migrar pro ubuntu, mas não sei nada! gostaria que vocês me aconselhasem nos procedimentos que devo tomar (se possível). Não tive problemas na inatalação do 7.10, mas ele não conecta na internet, tentei configurar a rede mais não consegui. o interessante é que ele enxerga a rede que estou conectado mais não "pinga fora".

Obs: minha rede é via rádio, não sei se isso influencia em alguma coisa.
Desde já agradeço a compreenção!

positividades
paz a todos nós!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: meu ubuntu 7.10 não entra na internet
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:34 »
Olá galera sou novo na lista, na verdade entrei hoje, tive um pequeno probleminha com o meu "ruindows" na hora em que mais precisei dele, então resolvi migrar pro ubuntu, mas não sei nada! gostaria que vocês me aconselhasem nos procedimentos que devo tomar (se possível). Não tive problemas na inatalação do 7.10, mas ele não conecta na internet, tentei configurar a rede mais não consegui. o interessante é que ele enxerga a rede que estou conectado mais não "pinga fora".

Obs: minha rede é via rádio, não sei se isso influencia em alguma coisa.
Desde já agradeço a compreenção!

positividades
paz a todos nós!

Meu caro, o amigão Alarcon me mandou uma mp sobre o teu caso e como tenho Internet via rádio, vamos lá:
No Windows ou c/ tu provedor pegue os seguintes dados:
IP (se fixo) *No meu caso é assim, mas já vi outros pelo ppoe
Mascara de rede será a padrão que o Ubuntu te der
Gateway
DNS Preferencial (umas também tem o DNS Alternativo, mas esse pelo menos eu ñ preciso)

Depois vá em Sistema > Administração > Rede
Selecione conexão por fios (o Ubuntu deve reconhecer de cara) e clique em propriedades.
Na janela aplique seu IP e feche a janela
Vá na aba DNS e aplique o DNS Preferencial
Volte p/ a aba conexões, clique nova/ em propriedades e aplique o Gateway

Teste sua conexão abrindo o firefox e digitando um endereço.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline pachekeitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2007, 14:55 »
obrigado pela força, vou fazer o teste !!!
se não der certo eu volto!! rsrsrsrrsr
valeu!
paz

Offline pachekeitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:33 »
Ai rjbgbo, valeu pelo apoio, mas olha só, quando eu coloquei em rede por fios e fiz o procedimento que vc me passou ele não deu nada, ai procurei lá e achei rede sem fio e coloquei ára pegar por dhcp, dei um /etc/init.d/networking restart e depois pinguei no site do google e foi. agora esta funcionando tudo blz!
rsrsrrsrsrsrrs
valeu pela força.

positividades
paz

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Como faço para entra na internet?
« Resposta #10 Online: 15 de Dezembro de 2007, 14:51 »
Mandou bem Ricardo.  :)

73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM