Problema de Configuração do DNS para aplicações Gnome [Resolvido]

Iniciado por Nosferatu Arucard, 07 de Dezembro de 2007, 20:57

tópico anterior - próximo tópico

Nosferatu Arucard

Eu sou um utilizador satisfeito com a distribuição Ubuntu!
Começei pela instalação do Ubuntu 7.04 que funcionou perfeitamente, e complementada pelo desktop KDE, reconvertendo num Kubuntu 7.04 sem problemas de maior.
Após a actualização on-line para o Kubuntu 7.10 (mantêve-se este sabor após o boot), verificou-se que as aplicações do Gnome, incluindo o Mozilla Firefox não conseguem aceder à Internet correctamente, porque não conseguem aceder ao domínio DNS descrito por qualquer URL que seja introduzida. Todas as restantes funcionalidades estão intactas. Em contrapartida, as aplicações KDE, como o Konqueror acedem à Internet sem quaisqueres problemas.
Eu penso que o problema das aplicações Gnome não conseguirem ligar a um servidor da Internet descrito por um DNS se deve a uma falha de configuração um pouco obscura. Como eu posso diagnosticar e resolver este pequeno mas chato problema ?

csat

Entre no seu firefox e no lugar do endereço da Url digite:

about:config
No campo filter (filtro) digite ipv6

Aparecerá uma linha semelhante a essa abaixo

network.dns.disableIPv6

Posicione o cursor sobre ela e dê dois clicks para comutar para "true" (verdadeiro)

Reinicialize o firefox

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Nosferatu Arucard

Perfeito! Isto normalizou o funcionamento do Mozilla Firefox!
A causa era a configuração padrão para IPv6 que estava a gerar este problema!
Isto significa que os utilitários Gnome, incluindo o apt-get ou o gestor synaptic estão configurados desta forma?
Se é este o caso como desactivar a opção DNS para IPv6, que não é compatível ?

csat

Na aba Planeta, localizada na parte superior deste Forum, tem um Artigo de André Gondim que reproduzo abaixo:

Como desabilitar o ipv6 no Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon

Em alguns fóruns vi notícias com problemas na rede devido ao ipv6 estar ativo por padrão, para mudar isso então faça o seguinte:

Em terminal:

sudo vim  /etc/modprobe.d/aliases

Em modo gráfico, Alt + F2 e digite:

gksu gedit  /etc/modprobe.d/aliases

Muda a linha de:

alias net-pf-10 ipv6

para

alias net-pf-10 off

Depois dessa edição, salve e reinicie o computador, e já estará com a nova configuração!

NOTA:  verifique esta e muitas outras informações últeis na entrada "Planeta" em língua Portuguesa.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Nosferatu Arucard

Finalmente o problema foi resolvido!
Graças aos vossos truques, o Ubuntu pode efectuar as 171 actualizações que estavam barradas devido à possível incompatibilidade com o meu router em processar endereços ipv6 solicitados pelos demais programas do GNOME.

dhiegospector3k

que bom que teu problema foi resolvido!!

estamos aew amigo....

a sua disposição ;)

abraços :D
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.