Autor Tópico: IRPF 2008 também para Linux.  (Lida 7815 vezes)

Offline Evaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
IRPF 2008 também para Linux.
« Online: 04 de Dezembro de 2007, 18:24 »
Pessoal,

a Receita Federal está disponibilizando o software IRPF2008, ainda em versão beta, para várias plataformas entre elas GNU/Linux - http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2008/PgdJava/progIRPF2008multiplataforma.htm. Não sei se é o primeiro ano que é disponibilizado para GNU/Linux, mas está lá.

Abs.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2007, 19:50 »
Ano passado eles tinham disponibilizado em Java pra Linux, com algumas funcionalidades a menos. Parece que esse ano a história é a mesma.

Offline Werton Franca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2007, 21:25 »
Exatamente, Alex. Se fosse apenas alguma funcionalidade cosmética, tudo bem.
Mas é que não há o programa que gera o cálculo de eventuais ganhos de capital.
Então, se vc vendeu um imóvel por valor maior do que comprou, é obrigado a fazer no windows (vc não coloca o possível ganho direto no programa... vc calcula com a ajuda de outro programa que se integra a ele e não existe para linux)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2007, 22:25 »
só uma pergunta: Pra que colocar um programa que não está completo?
Quem tem Linux paga menos imposto? ;D
Se for isso eu começo a calcular o meu no Ubuntu imediatamente!! :D

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2007, 22:43 »
só uma pergunta: Pra que colocar um programa que não está completo?
Quem tem Linux paga menos imposto? ;D
Se for isso eu começo a calcular o meu no Ubuntu imediatamente!! :D


A liberdade do softwere livre não chega a tanto, hehehe.....

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2007, 22:45 »
Quando foi feita a primeira versão em Java ficou muito boa, minha mãe gostou mais dela do que daquela tela cinza que é a versão do Windows e no ano passado, a decepção, remoldaram para ficar igual a cara cinza do Windows... Agora tão testando essa versão, depois eu vou olhar para ver se decidiram voltar ao primeiro modelo ou se é evolução da cópia...


flws!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2007, 22:58 »
O fato de ser feio ou bonito pra mim não é relevante.
O que realmente causa espanto é o que o alexmatos e o Werton Franca estão relatando.
Como é que pode?
Alguém precisa dar uma aulas pros caras da Receita.
Ou será que pra Linux realmente não tem jeito?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2007, 07:51 »
O fato de ser feio ou bonito pra mim não é relevante.
Me expressei mal, o que quis dizer é que a primeira versão era muito mais simples e objetiva, tanto é que a minha mãe aprendeu sozinha. A última foi uma cópia da interface do Windows, ou seja, perderam tempo com besteira, poderiam ter trabalhado novas funcionalidades.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2007, 09:05 »
O fato de ser feio ou bonito pra mim não é relevante.
Me expressei mal, o que quis dizer é que a primeira versão era muito mais simples e objetiva, tanto é que a minha mãe aprendeu sozinha. A última foi uma cópia da interface do Windows, ou seja, perderam tempo com besteira, poderiam ter trabalhado novas funcionalidades.

Falou Virus_cg...entendi sua colocação.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

gabriel.goc

  • Visitante
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2007, 11:29 »
Eu faço a Declaração para todos os meus familiares e (in)felizmente, eles não necessitam desse programa para calcular ganhos de capital.

Sinceramente, se eu fizesse o meu imposto de renda (ainda sou muito novo para isso xD) e tivesse que calcular esses valores, simplesmente não usuaria e enviaria a declaração incompleta e, quando caísse na "malha fina", diria que eles não oferecem suporte completo para o linux e eu não tenho mais de 1000 reais para comprar o sistema operacional Windows.
Queria ver eles me cobrarem multas.
Dependendo do desenrolar da história, até iria processá-los.
E sem dúvida ganharia o caso.

Onde já se viu isso? Um programa para todos os brasileiros que só funciona plenamente em Sistema Fechado. Visto que a marioria da população brasileira está aquém da classe média, isso é uma bela contradição, não?

Abraços.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2007, 21:00 »
Eu faço a Declaração para todos os meus familiares e (in)felizmente, eles não necessitam desse programa para calcular ganhos de capital.

Sinceramente, se eu fizesse o meu imposto de renda (ainda sou muito novo para isso xD) e tivesse que calcular esses valores, simplesmente não usuaria e enviaria a declaração incompleta e, quando caísse na "malha fina", diria que eles não oferecem suporte completo para o linux e eu não tenho mais de 1000 reais para comprar o sistema operacional Windows.
Queria ver eles me cobrarem multas.
Dependendo do desenrolar da história, até iria processá-los.
E sem dúvida ganharia o caso.

Onde já se viu isso? Um programa para todos os brasileiros que só funciona plenamente em Sistema Fechado. Visto que a marioria da população brasileira está aquém da classe média, isso é uma bela contradição, não?

Abraços.

Perfeita colocação, meu caro!
Que contradição das braba! Pra fazermos o nosso imposto, precisaríamos comprar um software de 1000 reais. Será que deveríamos deduzir o Windows no imposto de renda? Seria dedutível, visto que precisamos dele pra fazermos nosso imposto de renda?

Cara, quanto mais vivo, mas vejo que esse país está perdido... É só desilusão! :-\

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2007, 19:05 »
Foi falado sobre algumas funcionalidades faltosas do aplicativo, que eu desconheço, mas minha mãe faz o imposto de renda nele (no linux) há uns 3 anos e nunca pediu nada que não tivesse.  :-\

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2007, 06:31 »
Para te arrombar eles arrumam jeito para tudo :P :P :P
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2007, 16:19 »
Cara, esses programas do governo são fodas muito ruins.  A interface é pobre, muito complicada, cheia de divisões sem sentido, a navegação é extremamente confusa, a documentação é um lixo, não oferece nenhuma explicação relativamente útil, as funcionalidades são ridículas, como o exemplo do cálculo que depende de outro programa.

Lido com alguns desses sistemas aqui e vou te contar uma coisa, toda vez que tenho que fazer algo com eles é um Deus-nos-acuda.  Falta isso, o programa não responde, deu um erro e não sei o que fazer, é horrível.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: IRPF 2008 também para Linux.
« Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2007, 20:10 »
Não trabalho na Receita, mas acho que junto com as críticas deveriam acompanhar sugestões, como é proposto por aquele Órgão.

"A Receita Federal disponibiliza a versão de teste do programa IRPF 2008 Java, para que os usuários possam conhecer com antecedência o aplicativo e as principais alterações em relação ao ano anterior, detectar eventuais inconsistências e fazer propostas para que os programas atendam cada vez melhor aos contribuintes.

As críticas e sugestões devem ser encaminhadas para o endereço irpf.beta@receita.fazenda.gov.br até o dia 28/12/2007."