Adicionar/remover travou (RESOLVIDO)

Iniciado por tigmal, 02 de Dezembro de 2007, 13:12

tópico anterior - próximo tópico

tigmal

Olá amigos,

Migrei faz pouco tempo do Windows pro Ubuntu e ainda estou meio perdido. Estou rodando o 7.10 e, depois de instalar alguns programas o Adcionar/remover travou.

Começou a dar problema quando eu tentei desinstalar os jogos que vinham junto e agora em qualquer aplicativo que clico para adicionar ou remover, o sistema fica pensando, pensando e não sai disso. Fica rodando o iconizinho do cursor e nada é feito, não marca nem desmarca a caixa, nào instala coisas novas nem remove outras.

Sou iniciante, ainda não sei se é um problema fácil de solucionar, mas tentei bastante antes de pedir a ajuda de vocês. Se alguém puder me dar uma luz para voltar a funcionar, eu agradeço. Já venho instalando alguns programas pelo terminal, mas, de qq forma, queria ter esse modo gráfico funcionando.

Obrigado

jomafras

Passa a instalar os programas pelo Synaptic : Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic > Procurar > Nome do programa > Marcar para instalação > Aplicar.
Ou pelo Terminal : Aplicações > Acessórios > Terminal
sudo apt-get install "nome do programa"
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

tigmal

Cara, valeu, mas até o synaptics tá dando problema.

Primeiro aparece uma mensagem de erro: Não é possível fazer o download de todos os índices repositórios:
http://theli.free.fr/packages/dists/dapper/listen/binary-i386/Packages.gz: 301 Moved Permanently

E depois:

E: gnome-games: subprocesso post-removal script retornou código de saída de error 139

Alguém sabe como acabar com essas msgs?

obrigado pela atenção

jomafras

Parece então que o problema são os repositórios (sources.list).
Dá uma olhada nesse tópico :

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,19226.0.html
Canal do YouTube - Blog

tigmal

Valeu pela ajuda, mas não adiantou.

Refiz a sources.list com os comandos que tinha lá e continua dando o mesmo problema no synaptcs e no adiconar/remover

parece que os games não foram corretamente desisntalados e fica dando msg de erro... Alguém sabe como me livro disso? Queria poder usar a interface do Adicionar/remover e do Synaptics sem probelmas de novo. Por favor...

Abraço

jomafras

Tenta o seguinte então :
Entra no Synaptic > Configurações > Repositórios > Baixar de > escolha Servidor Principal.
Canal do YouTube - Blog

tigmal

Valeu pela ajuda, pintinho.

Procurando em um outro fórum gringo eu vi alguém que tinha um problema semelhante e deu certo a solução, que coloco abaixo caso alguém passe por isso:

Abrir o terminal e digitar

sudo gedit /var/lib/dpkg/status

No arquivo que se abre, procurar pela referência ao nome do pacote que está dando problema, (no meu caso era o gnome-games, mas o erro da pessoa da qual  copiei a solução era de um outro repositório). Após achar o nome do pacote na lista, apagar, cuidadosamente, a referência inteira a ele. (Nessa sequência estava escrito para mim que o arquivo estava parcialmente instalado, com alguns erros...)

Salvar o arquivo.

Atualizar no terminal com sudo apt-get update

Pronto! Meu adicionar/remover e o synaptic voltaram a funcionar corretamente! Sem nenhuma trava para adicionar novos programas! Espero isto que ajude alguém também, obrigado pela força!

Abraço,

Tiago

jomafras

Quando acontecer isso novamente basta vc ir no Synaptic > Editar > Consertar Pacotes Quebrados.
Canal do YouTube - Blog