Autor Tópico: Quem lembra do Window Maker?  (Lida 8682 vezes)

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Quem lembra do Window Maker?
« Online: 02 de Dezembro de 2007, 10:07 »
Pra quem não conhece, Window Maker é uma gerenciador de janelas, semelhante ao fluxbox e blackbox, criado por um brasileiro, Alfredo Kojima, baseado no projeto Afterstep, que por sua vez foi baseado no Nextstep.

O Window Maker possui uma interface que une beleza, leveza e funcionalidade, sendo também de muito fácil configuração através de seu utilitário para tal tarefa.

Atualmente, seu desenvolvimento está meio parado, mas não quer dizer esteja morto, apenas que os desenvolvedores Alfredo Kojima e Dan Pascu estão sem tempo para trabalharem no projeto,

O site oficial do projeto é www.windowmaker.info, e para os saudosos, é possível baixar o window maker no ubuntu através do synatpic, instalando os pacotes wmaker e wmaker-conf, este último sendo o utilitário para configuração.

Há um blog nacional voltado para o WMaker, é o wmaker.cyaneus.net, dispõe de muito conteúdo e é uma boa pedida para qualquer um que queira saber mais sobre esse gerenciador de janelas.

No site www.box-look.org, há uma sessão para o WMaker, no momento dispondo apenas de um único tema: WMBuntu, o WMaker para Ubuntu. É uma pena que eu não tenha conseguido tirar o sreenshot!

Há um outro projeto chamado Étoilé, um ambiente desktop baseado no WMaker e no GNUstep, o site oficial é www.etoile-project.org, que pode ser uma boa opção para os fans do visual Macosx.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2007, 10:09 por livio »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Quem lembra do Window Maker?
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2007, 14:12 »
Citar
Atualmente, seu desenvolvimento está meio parado, mas não quer dizer esteja morto, apenas que os desenvolvedores Alfredo Kojima e Dan Pascu estão sem tempo para trabalharem no projeto,

Uma pea essa notícia sobre o Windows Maker, uma vez o vi nos tempos do Kurumim e gostei muito.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

boi

  • Visitante
Re: Quem lembra do Window Maker?
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2007, 14:29 »
O problema é que o Windowmaker é apenas um gerenciador de janelas, e não um ambiente de trabalho completo, como o KDE, o Gnome e o XFCE. Ele deveria ser substituído ou ser integrado ao Gnustep, um projeto de ambiente de trabalho que nunca foi concluído, embora ainda esteja ativo.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Quem lembra do Window Maker?
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2007, 15:42 »
Eu uso ele até hoje, tem hora que o gnome da no saco e do um pulo nele. .. adoro ele.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Quem lembra do Window Maker?
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2007, 18:24 »
livio, você já usou Étoilé? Parece ser interessante, na época do meu K6II eu usava o Windowmaker.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2007, 18:39 por tfmoraes »

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Quem lembra do Window Maker?
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2007, 20:29 »
livio, você já usou Étoilé? Parece ser interessante, na época do meu K6II eu usava o Windowmaker.

Idem!

Uma pena que praticamente morreu. O Etoile é o futuro, se tivesse disponivel no Ubuntu, eu o instalaria para testes.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Quem lembra do Window Maker?
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2007, 20:47 »
livio, você já usou Étoilé? Parece ser interessante, na época do meu K6II eu usava o Windowmaker.

ainda não usei, pois descobri o Étoilé ontem e ainda estou sem meu computador ;D

segundo o site, a versão atual é a 0.2, e eles tem um liveCD para experimentar que você baixa nesse link http://download.gna.org/etoile/etoile-livecd-0.2-build-A2.iso, e tem também esse vídeo no youtube http://www.youtube.com/watch?v=QZ8wL4MeLws

se alguém quiser instalar e experimentar, o download é só 20Mb

No WMaker Cyaneus tem esse post http://wmaker.cyaneus.net/node/39#comments sobre o Étoilé, se alguém se interessar
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2007, 20:55 por livio »

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Quem lembra do Window Maker?
« Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2007, 13:06 »
também ainda uso window maker! :-)