Autor Tópico: Resolvido: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?  (Lida 7864 vezes)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Resolvido: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Online: 27 de Novembro de 2007, 12:40 »
Olá, estou tendo esse problema nos ultimos dias. O mesmo começou (acho, não tenho certeza), depois que instalei o gdesklets.

O problema é que ao clicar no botão sair, tanto em Sistema>Sair..., quanto no icone da barra próximo ao relógio, o gnome trava. Não consigo fazer nada, somente mexer com o mouse, e teclar Ctrl+Alt+Backspace, para fechar a sessão, e poder desligar pelo botão de desligar da janela de inicio de sessão.

O problema (acho, novamente) deve ser na tela com as opções pra desligar, reiniciar, fechar sessão, etc.

Desde já, obrigado.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2007, 12:23 por zackshinra »
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2007, 08:35 »
Ajudem por favor!

Será que seu reistalar o gnome resolve? Para pelo menos tentar, como eu posso reintalar o gnome sem perder o que está na pasta home ?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2007, 09:07 »
Olá, estou tendo esse problema nos ultimos dias. O mesmo começou (acho, não tenho certeza), depois que instalei o gdesklets.

vc tentou desistalar o gdesklets, e após a retirada do pacote (sudo apt-get remove gdesklets), remover a pasta /home/você/.gdesklets, onde ficaram as suas customizações, e não serão removidas sem a tua intervenção?

boa sorte. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:35 »
Infelizmente não mudou nada.

Tem como rodar esta aplicação ( o menu para desligar, reiniciar, etc ) pelo terminal , para quem sabe mostrar o que está dando de errado?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:56 »

Tem como rodar esta aplicação ( o menu para desligar, reiniciar, etc ) pelo terminal , para quem sabe mostrar o que está dando de errado?

Para desligar o computador primeiro digite (como root): "shutdown -h now", "halt" ou "poweroff", o GNU/Linux finalizará os programas e gravará os dados em seu disco rígido, quando for mostrada a mensagem "power down", pressione o botão POWER em seu gabinete para desligar a alimentação de energia do computador (Isto serve se a fonte de alimentação for AT, e não a ATX).

NUNCA desligue diretamente o computador sem usar o comando shutdown, halt ou poweroff, pois podem ocorrer perda de dados ou falhas no sistema de arquivos de seu disco rígido devido a programas abertos e dados ainda não gravados no disco.

Salve seus trabalhos para não correr o risco de perde-los durante o desligamento do computador.

[ ]s
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 14:36 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:20 »
Ajudem por favor!

Será que seu reistalar o gnome resolve? Para pelo menos tentar, como eu posso reintalar o gnome sem perder o que está na pasta home ?

Faça o seguinte: renomeie a pasta .gnome2, que tá na sua pasta pessoal, pra .gnome2_BACKUP e a .gconf também. Vá em Locais > Pasta Pessoal, dê um Ctrl+H para mostrar os arquivos ocultos e execute o procedimento. Se preferir, usando o terminal:

Código: [Selecionar]
mv ~/.gnome2 ~/.gnome2_BACKUP
Código: [Selecionar]
mv ~/.gconf ~/.gconf_BACKUP
Feito isso, reinicie o X com Ctrl+Alt+Backspace. Quando você voltar, todas suas configurações do Gnome terão sumido (e ele terá voltado às configurações originais). Tente clicar no botão que estava dando problema e veja se ele ele voltou ao normal ou não. Esse procedimento é uma espécie de teste, pra ver se o que tá ocasionando o problema é realmente alguma configuração do Gnome. Se o problema for resolvido, você tem duas opções. Uma é reconfigurar todo o Gnome, outra é ir apagando e fazendo backup das pastas internas às que utilizamos para descobrir a origem do problema.

Se o problema persistir, não faz sentido ter que configurar tudo de novo, então restaure as pastas antigas. Apague primeiro as pastas .gnome2 e .gconf e depois renomeie as de backup, tirando o "_BACKUP". Ou, pelo terminal:

Código: [Selecionar]
rm -rf ~/.gnome2
Código: [Selecionar]
mv ~/.gnome2_BACKUP ~/.gnome2
Código: [Selecionar]
rm -rf ~/.gconf
Código: [Selecionar]
mv ~/.gconf_BACKUP ~/.gconf
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 11:23 por alexmatos »

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2007, 14:15 »
Fiz o que o alexmatos orientou, deu tudo certo (as configurações do gnome retornaram de quando instalei o SO), porém o problema do botão desligar não foi resolvido.

Além do gnome, o que pode travar o sistema com o apertar do icone sair?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2007, 15:55 »
Fiz o que o alexmatos orientou, deu tudo certo (as configurações do gnome retornaram de quando instalei o SO), porém o problema do botão desligar não foi resolvido.

Além do gnome, o que pode travar o sistema com o apertar do icone sair?


Já que você disse que acha que o problema começou com o gdesklets, tenta o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge gdesklets
Esse comando vai remover os arquivos de configuração do gdesklets do sistema. Tenta isso aí e diz no que deu.

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2007, 16:12 »
Fiz o que o alexmatos orientou, deu tudo certo (as configurações do gnome retornaram de quando instalei o SO), porém o problema do botão desligar não foi resolvido.

Além do gnome, o que pode travar o sistema com o apertar do icone sair?


Já que você disse que acha que o problema começou com o gdesklets, tenta o seguinte:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge gdesklets
Esse comando vai remover os arquivos de configuração do gdesklets do sistema. Tenta isso aí e diz no que deu.

Já estava desistalado, então deu essa mensagem:
Citar
jardim@jardim-desktop:~$ sudo apt-get remove --purge gdesklets
Password:
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote gdesklets não está instalado, então não será removido
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
jardim@jardim-desktop:~$

Estou pensando seriamente em baixar o ubuntu 7.10 (uso o 7.04) e formatar a máquina.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #9 Online: 28 de Novembro de 2007, 16:25 »
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge gdesklets
Esse comando vai remover os arquivos de configuração do gdesklets do sistema. Tenta isso aí e diz no que deu.

alexmatos, o --purge vai inclusive retirar as customizações na pasta /home/user/.gdesklets? comigo não retirou  8)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2007, 18:03 »
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge gdesklets
Esse comando vai remover os arquivos de configuração do gdesklets do sistema. Tenta isso aí e diz no que deu.

alexmatos, o --purge vai inclusive retirar as customizações na pasta /home/user/.gdesklets? comigo não retirou  8)

[ ]s

Não, conforme eu disse (realmente não fui claro quanto a isso) vai remover as configurações do sistema, somente. As da pasta pessoal devem ser removidas manualmente (conforme você sugeriu).

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2007, 22:48 »
vlw por esclarecer, alexmatos. obrigado
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2007, 01:32 »
Bom dia a todos.

O problema está acontecendo comigo também, clico em Sair e o gnome trava.

Penso que pode ter ocorrido com o gDesklets ou com o Firestarter.

Alguém achou alguma solução?

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2007, 01:36 »
Bom dia a todos.

O problema está acontecendo comigo também, clico em Sair e o gnome trava.

Penso que pode ter ocorrido com o gDesklets ou com o Firestarter.

Alguém achou alguma solução?

Você testou as possíveis soluções apresentadas nesse tópico?

Offline BlackMoon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Ao clicar em sair, o gnome trava. Como solucionar?
« Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2007, 01:47 »
Sim, testei todas.