Autor Tópico: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista  (Lida 11006 vezes)

Offline Marcos W

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Online: 24 de Novembro de 2007, 10:49 »
Acabei de ler uma entrevista no estadão aonde dois executivos da microsoft são entrevistados sobre o Vista. Algumas perguntas são excelentes e eles não conseguem dar nenhuma resposta conclusiva!!


o link da entervista é esse:
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=12243




Veja a íntegra da entrevista com Alexandre Leite e Galileu Vieira. executivos da Microsoft

Bruno Sayeg Garattoni
Filipe Serrano

Como a Microsoft avalia os primeiros oito meses do Windows Vista?
ALEXANDRE LEITE – O desempenho tem sido muito positivo. Foi o sistema que historicamente mais vendeu nos primeiros meses após o lançamento. Vendemos 60 milhões de unidades no mundo.

Desses 60 milhões de Windows Vista, quantos são do tipo OEM, ou seja, que vem preinstalado de fábrica no computador?
LEITE – A maior parte dos fabricantes de computadores já está usando o Windows Vista pré-instalado. Existem algumas exceções, que são as máquinas mais básicas. Mas isso está diminuindo. Mesmo os computadores mais simples estão começando a adotar o Vista Starter, que é a versão mais simples do Windows Vista.

Segundo um estudo feito nos EUA, nos seus primeiros sete meses de vida, o Vista vendeu 59,7% menos do que o Windows XP conseguiu quando foi lançado. Como se explica isso?
LEITE – As pessoas têm opção. Nas lojas, você pode encontrar o Windows Vista e o XP. O desempenho de vendas (do Vista) tem sido muito positivo. E a gente aumentou o número de opções, oferecendo diferentes versões do Vista.

Qual é a versão mais vendida?
LEITE – Não posso te dar essa informação.

O Vista Starter Edition só permite usar três programas ao mesmo tempo. E não aceita upgrade. A pessoa é obrigada a adquirir uma cópia completa do Vista, jogando fora seu investimento inicial. Por que é assim?
LEITE – A gente pesquisou entre 6 mil usuários iniciantes o que eles precisavam para aproveitar melhor o computador. Fizemos em alguns países, inclusive no Brasil. Tentamos simplificar a interface para o usuário iniciante e entendemos que eles precisavam desse conjunto de características. A restrição de janelas por aplicativo foi retirada. Agora, você tem a restrição de três aplicativos, mas com número ilimitado de janelas dentro de cada um.

Mas por que a pessoa não pode fazer upgrade? E se o usuário decidir que quer usar mais do três programas ao mesmo tempo?
LEITE – Nós somos super transparentes. O que recebemos de feedback não foi nessa direção.

As pessoas não querem fazer o upgrade, é isso?
LEITE – Os usuários não nos pediram essa opção. Mas a gente é super aberto. Se a gente achar necessário, com certeza vamos reconsiderar.

Então,se a pessoa não achar justo pagar pelo Vista de novo, o que ela tem que fazer? Mandar e-mail para a Microsoft?
Ela pode ligar no nosso atendimento. Tem um 0800, com ligação gratuita. Ela pode dar esse feedback. A gente é aberto a todas as sugestões.

A Microsoft recentemente passou a permitir que quem comprasse um PC com determinadas versões do Vista volte para o XP. Por que ela fez isso?
LEITE – Essa é uma política que existe em todos os lançamentos de sistemas operacionais nossos. O motivo é para tornar a vida de determinados clientes mais fácil. Se o cliente quer ter um pouco mais de tempo, então a gente facilita.

E por que só nas versões Business e Ultimate?
Essas versões são os casos nos quais existiu essa necessidade.

E a pessoa que tem Home Premium? Por que ele não pode voltar?
LEITE – Entendemos que não existe essa necessidade. Existe muito mais dentro das empresas, que podem decidir migrar todos os computadores de uma vez.

Não seria melhor deixar essa escolha na mão do consumidor?
LEITE – O processo de restauração de sistema operacional não é uma coisa simples para o usuário doméstico fazer. No caso de uma empresa, é diferente.

Qual o motivo das empresas voltarem para o XP? Do que elas reclamam no Vista?
LEITE – Não é que elas estão voltando para o XP. Elas estão no XP, estão comprando computadores novos que vêm com o Vista, mas não querem usá-lo agora porque a rede está padronizada para XP.

Pelo que levantamos, outro motivo é que os periféricos não funcionam. Considerando que o Windows Vista usa a mesma base de códigos do Windows XP, por que ele quebra a compatibilidade com tantos aparelhos?

LEITE – O nível de diferença de código não é assim tão pequeno. Eu tenho uma colinha aqui com os dados aqui para vocês, mas antes vou responder as perguntas. Existem muitas diferenças com códigos do Vista, principalmente em relação à segurança de todo o sistema operacional, que foi uma das prioridades no desenvolvimento. Isso causa algum tipo de incompatibilidade em certos tipos de aplicações desenvolvidas muito tempo atrás.

Mas o que tem a segurança a ver com o meu scanner?
LEITE – O nível de segurança do Windows inteiro foi aumentado. Por outro lado, o número de devices também aumentou muito. O Vista é o mais compatível que a gente lançou até hoje. Estamos com cerca de 2 milhões de devices compatíveis, 48 dos top 50 aplicativos mundiais são compatíveis. Fazemos semanalmente 35 mil testes com aplicações tanto para consumidores finais, quanto para empresas. E todos os top downloads, os mais populares, são compatíveis e funcionam. Vamos fazer muito mais para aumentar o nível de compatibilidade. Quando dá algum tipo de incompatibilidade, a informação é enviada para o Windows Update. E quando o driver estiver disponível, ele é distribuído pelo mesmo sistema.

Os usuários relatam que esse recurso quase nunca funciona. Há boas razões para acreditar nisso vendo o caso da Palm que tem limitações muito sérias há 8 meses e ninguém fez nada. De quem é a responsabilidade? É da Microsoft ou dos fabricantes de dispositivos?

LEITE – Eu acho que é uma responsabilidade conjunta. Nós trabalhamos com todos os nossos parceiros. O trabalho de informar do que é necessário para o Vista é feito bem antes do lançamento com todos os fabricantes, tanto de hardware, quanto de software. A preocupação da Microsoft é manter a compatibilidade mesmo com as aplicações que foram feitas para Windows 95, 98.

No caso da Palm, então a culpa é dela?

LEITE – Eu não posso dizer isso porque eu não tenho informação. De forma alguma eu estou dizendo que é culpa de ninguém. O que estou dizendo é que a gente trabalha com antecedência para disponibilizar os padrões para os nossos parceiros.

Por que o Vista precisa de um computador tão mais rápido, com um hardware tão melhor para funcionar na mesma velocidade do XP?

LEITE – O Vista tem uma série de características novas que não estão presentes no XP.

Essas características justificam um aumento nos requisitos de sistema que na maior parte dos casos está entre 80 e 150%?

LEITE – Houve um aumento do requisito de hardware porque houve um aumento no número de recursos. A parte gráfica foi inteiramente redesenhada. A parte de multimídia do Vista também foi redesenhada. Algumas coisas que requerem mais memória, tanto de memória RAM quanto de processamento, estão presentes no Vista. Não sei se você lembra, na época do 486, quando todo mundo começou a comprar kits multimídia, também foi uma grande mudança.

Então a Microsoft acha as inovações do Vista comparáveis às inovações dos kits multimídia?
LEITE – Eu não falei isso. O que estou dizendo é que existe uma evolução do desenvolvimento do nosso software e também do desenvolvimento de hardware. Esta evolução tem uma determinada velocidade. Em alguns pontos do caminho, ela tem um aumento um pouco mais rápido. Então, no caso do Vista, existem algumas características que requerem mais memória de processamento, tanto de vídeo. E a gente acredita que os custos dos hardwares estão caindo em todo mundo e esses requerimentos não vão ser um problema de custo. Então a gente tem computadores com Windows Vista com um preço bastante acessível. Mesmo se você considerar um PC que rode Windows Vista Premium com todos os efeitos de transparência.

Os efeitos de transparência não são muito pouco perto do que têm a Apple e inclusive o Linux?
LEITE – A gente fez uma mudança em toda a interface do Windows em relação ao XP. O objetivo da mudança estética foi melhorar a usabilidade do sistema operacional, dar mais facilidade para o usuário. Acho que isso deu um bom resultado pela avaliação que a gente faz das opiniões dos consumidores. Tem sido positiva.

A exigência tão grande de hardware não fez o usuário perder a referência do que é uma configuração boa? O cara pensa que está comprando uma supermáquina e, na verdade, está comprando o mínimo necessário para agüentar o Vista.
LEITE – A gente leva em conta que existe um tempo para que a indústria se movimente nessa direção, que os preços de hardware caiam e etc. Por outro lado, quando a gente lança um produto novo, pressupõe que deve ser inovador, que deve entregar novas características para o usuário. Existe sim no início a situação que o hardware necessário ainda fica com preço alto. Mas são coisas que só podem ser feitas com elementos novos de hardware.

Mas uma que não requer nada é o controle de conta do usuário. Por que ele requer tantos cliques e pode ser alterado sem senha?
LEITE – Você tem várias opções de comportamento. Uma das nossas prioridades era a segurança do usuário. Então por isso ele aparece mais vezes.

Então por que não pede senha? Vocês concordam que ele aparece demais?
LEITE – Segundo as pesquisas que a gente fez com usuários, eu acho que não aparece demais. O que acontece é o seguinte: quando você navega na internet e você não tem esse recurso de aviso, muitas coisas podem acontecer. A gente quer preservar a segurança do usuário, claro, também garantir a facilidade do uso do computador, mas ainda manter que ele navegue na internet seguro.

Falando nisso, recentemente, a Microsoft liberou a validação de Windows para instalar o Internet Explorer 7. Por que essa decisão foi tomada?
LEITE – Fora o Internet Explorer, a proteção continua existindo, não morreu. Eu não tenho informação atual de quais downloads precisam de WGA. No Vista, ele traz uma proteção contra cópias ilegais.

Recentemente a Microsoft forçou uma atualização no XP mesmo se você tivesse desabilitado as atualizações automáticas. No Vista, existem atualizações secretas também?
LEITE – Se a pessoa desabilitou, ela não vai receber atualizações automáticas. Qualquer atualização que a pessoa recebe, ela tem que confirmar e existe uma explicação do que está disponível para instalação. Não existe atualização secreta.

Como a Microsoft avalia o DirectX 10? Está dando certo ou não? E por que ele é só para o Vista?
GALILEU VIEIRA – Quando se lança uma tecnologia nova, talvez seja com uma visão de longo prazo. Não é porque estou lançando hoje um DirectX 10, que ele vai ter o melhor desempenho ou a melhor qualidade. Não é um produto que vai ter uma duração de um ano. Igual a um console, só depois de um tempo que você consegue ter um melhor desempenho. DX 10 é uma tecnologia muito nova e o pessoal infelizmente não aprendeu a programar o máximo possível dela. Tanto é que a gente depende muito de atualização de drivers para essas placas melhorar o desempenho.

Onde estão os extras do Vista Ultimate? Os recursos lançados até agora compensam o preço de mais de R$ 1.000? A Microsoft se compromete em acelerar o ritmo de lançamento?
LEITE – A gente está comprometido com os extras do Ultimate, não temos um calendário definido. Não tenho informações sobre isso.

Por que o buscador dentro do Vista não foi liberado desde o começo?
LEITE – O sistema de busca foi desenhado para ter um acesso rápido aos arquivos dos computadores de forma completamente integrada. Ela é parte do sistema operacional, e a Microsoft entende que o consumidor quer mais facilidade para procurar seus arquivos.

Mas por que não pode ser trocado por outro? Vocês não estão repetindo o mesmo erro do IE?

LEITE – A principal razão é porque ele faz parte do sistema operacional. São coisas bem diferentes. O sistema de buscas faz parte da funcionalidade do sistema operacional. A razão principal é apenas para facilitar a vida dos consumidores.

E a questão do boot, por que ele bloqueia o uso de Linux?
GALILEU VIEIRA – Nunca ouvi falar disso. Eu mesmo faço o triple-boot em casa sem problema algum.
LEITE – Não acho que exista alguma restrição.

Qual a previsão do que pode acontecer com o Vista daqui para frente? Como um sistema operacional que recebeu tantas críticas tão duras da imprensa mundial pode dar certo?
LEITE – Eu acho que o Vista está indo bastante bem. Ele traz uma série de inovações, não só para usuários domésticos. Ele traz novos conceitos, características que tornam a vida das pessoas mais fácil. Torna a interatividade com novas mídias bem mais fácil.

Não há resistência dos usuários ao Vista?
Eu não tenho essa informação. O que podem existir, são eventuais dificuldades com LEITE – problemas de compatibilidade, mas não acho que exista resistência dos usuários.

E o SP1, quando vai chegar na mão das pessoas e o que ele vai ter de novo?
LEITE – Não temos a data de lançamento. O que posso dizer é que o SP1 vai trazer todas as atualizações acumuladas.

Vai ter recursos novos?
LEITE – Eu não tenho essa informação ainda.

Os serviços para o Media Center lançados até agora não são muito poucos? Existe um cronograma concreto para expandir isso? E onde está o guia de programação eletrônica?
LEITE – O Media Online é um tipo de serviço bastante novo. Trabalhamos com nossos parceiros para disponibilizar novos serviços. Existe sim um cronograma de lançamentos, mas eu não posso revelar.

Por que é tão difícil lançar logo esses serviços?
LEITE – Não é tão fácil assim porque a interatividade dentro do Media Center tem que ser feita de uma determinada forma que o usuário consiga interagir com o controle remoto. É um pouco mais complicado do que isso. A aplicação como um todo tem que ter uma usabilidade muito boa para o usuário final, diferente de uma página de internet. Isso tudo tem que funcionar muito bem.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2007, 11:21 por Marcos W »
Ubuntu 6.10

Offline dockism

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Repórter botando executivos da Microsoft na parede
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:30 »
é eu acho que o Vista não vai decolar em empresas. pelo menos aqui na nossa não, hoje usamos XP e usamos recursos basicos, como:

- Navegador (dentro dele usamos, webmail, google docs, google agenda, entre outros)
- Voip (X-lite)
- Google Talk
- MSN
- Skype
- MS Office (BR Office em algumas maquinas)

E com pcs bons, agora se a empresa aqui quer fazer um upgrade para o vista?
Ah vai doer no bolso, porque tenho certeza que vai ter que fazer um upgrade nas maquinas...

E com isso o linux pode ganhar o mercado sem fazer upgrade nas maquinas.
Mas alguém pode me disser se algum daqueles recursos não tem para o linux???

Nós meus conhecimentos todos eles tem para Linux.

Penso assim (como o dono da empresa), para colar o Vista vou ter que gastar xxx em software e depois xxx nos upgrade nas maquinas, isso vai gerar gasto não vai? sim vai gerar.

Agora vou colocar Linux (Ubuntu), vou ter um sistema altamente estavel, atualizado, livre de virus e spywares, malware etc...e sem fazer upgrade nas maquinas, esse parece ser o mais sensato? sim parece ser.

Tá, vamos colocar Linux, mas esquecemos de um ponto fundamental, os funcionarios, será que eles sabem o que é Linux, ou sabem mexer nele pelo menos? opa vamos ter que treinar os funcionarios.

Analisando assim, creio que o Linux pode estar com um mercado corporativo nos desktops bem grande tudo depende de quanto a empresa tem e se ela quer investir.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2007, 11:32 por dockism »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:31 »
Esse tipo de posicionamento defensivo realmente me irrita. "O saldo é positivo"... é claro! Uma potência como a Microsoft manda no mercado, então os "parceiros" dela tem que vender seus produtos com o Vista instalado ou então não sobrevivem. É mole dizer que vendeu sei lá quantos milhões de cópias dessa forma. O Vista é realmente um fiasco, e se a Microsoft não lançar logo uma versão nova e esquecer que o Vista existiu, pode dar adeus ao monopólio.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:15 »
Muito boa a entrevista, gostei mesmo.

Das duas uma: Ou esse jornalista é Mac-maníaco ou Linuxer.  :P

Isso sim é uma boa entrevista, provocando o entrevistado na medida certa, sem ser agressivo ou desrespeitoso.


As melhores:


Citar
As pessoas não querem fazer o upgrade, é isso?

Então,se a pessoa não achar justo pagar pelo Vista de novo, o que ela tem que fazer? Mandar e-mail para a Microsoft?

Mas o que tem a segurança a ver com o meu scanner?

Então a Microsoft acha as inovações do Vista comparáveis às inovações dos kits multimídia?

Os efeitos de transparência não são muito pouco perto do que têm a Apple e inclusive o Linux?

Qual a previsão do que pode acontecer com o Vista daqui para frente? Como um sistema operacional que recebeu tantas críticas tão duras da imprensa mundial pode dar certo?

Onde estão os extras do Vista Ultimate? Os recursos lançados até agora compensam o preço de mais de R$ 1.000? A Microsoft se compromete em acelerar o ritmo de lançamento?

boi

  • Visitante
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:23 »
O Vista é mesmo um fiasco. Mas que ninguém se engane, todo mundo vai acabar engolindo, mais cedo ou mais tarde. O monopólio não vai acabar só porque as pessoas estão insatisfeitas com o Vista. A Microsoft tem muitas armas para manter o consumidor preso aos seus produtos, ela não precisa que esse consumidor fique satisfeito.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:42 »
O Vista é mesmo um fiasco. Mas que ninguém se engane, todo mundo vai acabar engolindo, mais cedo ou mais tarde. O monopólio não vai acabar só porque as pessoas estão insatisfeitas com o Vista. A Microsoft tem muitas armas para manter o consumidor preso aos seus produtos, ela não precisa que esse consumidor fique satisfeito.

Não sei não, hein? A reação que o Vista causou em muitas pessoas que nunca tinham questionado o uso do Windows me impressionou.

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:44 »
Das duas uma: Ou esse jornalista é Mac-maníaco ou Linuxer.  :P


Pensei a mesma coisa. Esses dois sim deveriam ter ido naquela entrevista  do Jô Soares.
Se eles não se intimidaram com executivos da Microsoft, acredito que não se intimidariam com o aquele "intelectual".


7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline neolibert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Nunca diga que não consegue, sem ao menos tentar
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2007, 14:46 »
Eu agradeço por ter conhecido o Vista, pois se não fosse por ele nunca teria ingressado no mundo Linux e entrado de cabeça no Ubuntu.
Obrigado Micro$oft e Vi$ta.
Intel Pentium 4 3.0 GHZ
Asus P4S800D-X
2.0 GB RAM DDR 400 Kingston
ATI Radeon 9600 Pro 128MB
HDs SATA Seagate 80 / 160GB
Gravador DVD's LG e Samsung
Monitor Lg 19" LCD

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2007, 15:20 »
Só citando uma pergunta.

E a questão do boot, por que ele bloqueia o uso de Linux?
GALILEU VIEIRA – Nunca ouvi falar disso. Eu mesmo faço o triple-boot em casa sem problema algum.
LEITE – Não acho que exista alguma restrição.

Pode-se mentir descaradamente?

O que será que ele roda em triple-boot para falar que o windows não ignora o Linux?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2007, 15:50 »
Eu tenho o Vista instalado aqui em dual, e realmente aqui ele não bloqueo o Ubuntu.

Pelo pouco que eu estou usando o Vista vejo que o peso dele não se justifica.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2007, 16:00 »
Eu tenho o Vista instalado aqui em dual, e realmente aqui ele não bloqueo o Ubuntu.

Pelo pouco que eu estou usando o Vista vejo que o peso dele não se justifica.

Então instale o Ubuntu e depois o Vista e me conte.

Para mim não bloquear o boot é igual ao Linux, que após ser instalado cria uma forma de acesso aos demais sistemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:11 »
Qualquer Windows instalado depois do linux sobreescreve a MBR. Ou estou enganado !!!! Eu instalei o Vista depois do linux, e foi o mesmo processo do XP ... sem fanatismos ...

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:18 »

Então instale o Ubuntu e depois o Vista e me conte.

Para mim não bloquear o boot é igual ao Linux, que após ser instalado cria uma forma de acesso aos demais sistemas.

Lhe conto agora, foi o mesmo processo se fosse o XP.



Qualquer Windows instalado depois do linux sobreescreve a MBR. Ou estou enganado !!!! Eu instalei o Vista depois do linux, e foi o mesmo processo do XP ... sem fanatismos ...

Com certeza colega, sem fanatismo.


À cesar o que é de Cesar.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2007, 22:54 »
triple-boot lol

O cara num tem vergonha de dizer que tem um mac?? afinal é rival deles o.o
Corajoso hehehe
yari yari...

Darcamo

  • Visitante
Re: Entrevista com executivos da Microsoft sobre o Vista
« Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2007, 01:24 »
Alidado ao fato de que o vista vem pré-instalado quando muitas vezes o consumidor nem quer usá-lo, tem que levar em conta que desde o lançamento do XP até hoje o número de computadores aumentou muito. Os computadores estão muito mais importantes e, principalmente, acessíveis hoje em dia. Jogando o vista goela abaixo desse jeito é fácil dizer que ele foi o recordista em vendas de todas as versões do windows.

Também achei um fiasco foi ele ter desconversado quando o jornalista perguntou porque o consumidor não poderia fazer upgrade do vista starter para um outra versão e teria que comprar um nova licença completa do vista.

Não usei o vista então vou me abster de opinião pessoal, mas tenho dois amigos que compraram computador (notebook) recentemente e só reclamam do vista.