Autor Tópico: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?  (Lida 23759 vezes)

Offline ciperlone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Online: 24 de Novembro de 2007, 09:40 »
Não me levem a mal, mas é precisamente a insistência em usar o terminal que tem feito com que muita gente ainda não tenha passado para o Linux. Hoje em dia já se faz quase tudo com o rato, e para o utilizador comum é isso que é importante. No inicio, o Linux era um Sistema Operativo feito POR programadores PARA programadores, e apesar de já ter resposta em muitas àreas, estava bastante icompleto noutras. Actualmente é um SO que satisfaz (a nível de programas e estabilidade) o utilizador comum...excepto quando aparece o Terminal!

Uma coisa é quando alguém faz asneira da grossa e o terminal é mesmo obrigatório para corrigir o problema.
Mas...
Porque é que a comunidade Linux continua a insistir no terminal, quando já há alternativas mais práticas?
Não percebem que assim afugentamos novos membros?

Por favor dêem a vossa opinião  ;)
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo…

Offline Marcos MHZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2007, 10:12 »
Mas...
Porque é que a comunidade Linux continua a insistir no terminal, quando já há alternativas mais práticas?
Não percebem que assim afugentamos novos membros?

Por favor dêem a vossa opinião  ;)

Acho que isso varia bastante, na maioria das vezes é mais rápido e fácil fazer pelo terminal do que ficar dando dicas do tipo:

Clique com o botão direito em cima do arquivo, vai em propriedades, procure pela aba "lalala", depois faça as alterações necessárias e reinicie o computador! (essa ultima foi brincadeira!) ;)


No começo pode até assustar um pouco, mas quando você começa a entender um pouco o sistema, perde esse medo.
E outra para um usuário comum, depois do sistema configurado (geralmente algum técnico configurou) ele não precisa ficar mexendo no terminal.
Com exceção daqueles usuários que não sabem nem o que é uma partição de HD, e quer formatar instalar o sistema sozinho e depois fala que é difícil!

Abraços.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2007, 10:20 por Marcos MHZ »

Offline ciperlone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2007, 10:49 »
Pois, mas infelizmente o verdadeiro e genuíno "utilizador comum" não sabe o que é uma partição, nem o significado das siglas HD...lol


Pode ser realmente mais rápido copiar e colar uma linha no terminal do que seguir umas dezenas de instruções, mas pelo segundo método o utilizador SABE o que está a fazer...e da próxima vez já o faz sozinho.
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo…

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2007, 10:52 »
Real/ ciperlone é bem comodo e mais rápido o uso do mouse, imagine qdo se puder fazer isso via comando de voz ou c/ o toque dos dedos.

Mas tem um detalhe, estou fazendo um curso de montagem e manutenção de micro num cursinho aqui no RJ, natural o SO base é o Windows.

E sabe que o instrutor ñ deixa o mouse p/ os alunos é tudo no teclado. E ele nos ensinou e mostrou a importância do DOS, mesmo nos dias de hj, como p/ remover vírus s/ formatar o PC...

também ñ sou fã do terminal, mas tem umas coisas que real/ acabem sendo mais rápidas e práticas de usar.

E asim como o DOS, ñ é preciso se decorar os vários comandos, mas é bom se ter uma noção dos básicos, pois te ajuda muito. eu por exemplo, tenho umas folhas de mostragem c/ os comandos mais importantes, tanto do Linux, como do DOS. Se vc procurar tu vai encontrar e ñ precisa ficar lendo manuais de 1000 e tantas pág.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2007, 10:55 »
Realmente, após um certo período de adaptação o terminal realmente fica mais fácil, mais rápido, possibilidade de personalização, as vantagens são muitas.
O problema é justamente a barreira que o usuário impõe que após demolida deixa o usuário ver o horizonte do mundo real.

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:01 »
O comando do terminal realmente é muito mais fácil de seguir uma orientação. Cola e tecla Enter.

Mas tenho que reconhecer no desabafo do ciperlone, o terminal é mais fácil após algum tempo de uso. Às vezes deixamos de dar uma orientação que seria executada com o mouse pelo costume com o terminal. Um exemplo é o Synaptic. Tudo o que o apt faz no terminal, o Synaptic faz na interface gráfica. E sem complicações. Vou começar a me policiar mais nisso, quando for ajudar alguém.

Offline Marcos MHZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:15 »
Glauco,
Lendo seu post tive uma idéia que talvez ajude:
Quando formos ajudar algum iniciante e tiver a opção tanto pelo modo gráfico quanto pelo modo texto, poderiamos passar as duas para que o usuário decida qual a mais fácil.

Como no exemplo que você mesmo citou.

Para instalar, por exemplo, o amarok poderiamos passar a seguinte informação:
Abra o terminal -> sudo apt-get install amarok <enter>
ou
Menu aplicações -> adicionar ou remover programas -> pesquise por amarok -> selecione -> clique em instalar.

Qual o mais pratico e simples ? ;)


Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:20 »
Quando comecei no Linux, tinha o maior medo de terminal, aí instalei o Automatix2 para instalar codecs e plugins e outro programas, aprendi a usar o synaptic e adicionar e remover aplicativos, o  http://www.getdeb.net/       .Agora já uso o terminal sem problema e até gosto.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:27 »
Glauco,
Lendo seu post tive uma idéia que talvez ajude:
Quando formos ajudar algum iniciante e tiver a opção tanto pelo modo gráfico quanto pelo modo texto, poderiamos passar as duas para que o usuário decida qual a mais fácil.

Como no exemplo que você mesmo citou.

Para instalar, por exemplo, o amarok poderiamos passar a seguinte informação:
Abra o terminal -> sudo apt-get install amarok <enter>
ou
Menu aplicações -> adicionar ou remover programas -> pesquise por amarok -> selecione -> clique em instalar.

Qual o mais pratico e simples ? ;)



Meu voto é pelo terminal ...

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:44 »
Eu acho o seguinte: o usuário iniciante tem que se esforçar um pouco também, se não ele fica dependente dos outros pra tudo. Eu me esforço para fazer uma coisa aqui no fórum, que é explicar os comandos que eu mando alguém executar, ou falar "Instale o pacote firefox com o comando sudo apt-get install firefox". Acho também desnecessário dar tudo mastigadinho. A gente só aprende errando. Eu reinstalei o Ubuntu umas 10 vezes até aprender a usar e não doeu (posso até dizer que isso me ajudou muito).

Eu gosto muito da frase "não dê o peixe, ensine a pescar", acho que ela resume o que eu falei. Dessa forma vamos criar pessoas capazes de raciocinar e resolver problemas, ao invés de máquinas de copiar e colar. "Ubuntu, Linux para Seres Humanos".

boi

  • Visitante
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:53 »
Existe uma certa confusão sobre isso. Fazer as coisas pela interface gráfica não é nem mais fácil nem mais rápido do que fazer pelo terminal. É apenas mais intuitivo. Pela interface gráfica você pode descobrir mais facilmente como fazer as coisas que você não sabe, simplesmente navegando nos menus e explorando as opções. Coisa que no terminal você seria obrigado a ler a documentação, os manuais.
Mas, como já foi dito, num fórum fica muito mais simples você passar um comando que a pessoa só tem o trabalho de copiar e colar num terminal do que mandar a pessoa ficar abrindo uma porção de menus. Então, se às vezes é mais simples usar o terminal, por que não usar? Por um preconceito bobo?

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2007, 11:56 »
Acho que o caminho é o que o Marcos MHZ postou. Mostra as duas opções e deixa o usuário decidir o que é mais fácil pra ele. Se não existir preconceito, provavelmente usará o terminal. Caso contrário, o caminho via cliques do mouse também estará disponível.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:02 »
Acho que o caminho é o que o Marcos MHZ postou. Mostra as duas opções e deixa o usuário decidir o que é mais fácil pra ele. Se não existir preconceito, provavelmente usará o terminal. Caso contrário, o caminho via cliques do mouse também estará disponível.

É mais ou menos o que penso também: deixe o usuário escolher. Por outro lado, também acho que de alguma forma precisamos incentivar o uso do terminal pelas pessoas, pelas razões já citadas anteriormente.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:47 »
Acho que o caminho é o que o Marcos MHZ postou. Mostra as duas opções e deixa o usuário decidir o que é mais fácil pra ele. Se não existir preconceito, provavelmente usará o terminal. Caso contrário, o caminho via cliques do mouse também estará disponível.

É mais ou menos o que penso também: deixe o usuário escolher. Por outro lado, também acho que de alguma forma precisamos incentivar o uso do terminal pelas pessoas, pelas razões já citadas anteriormente.

Concordo. É preciso mostrar as opções e o usuário escolhe o que achar melhor.

Postar um comando e mandar executar no terminal é fácil pra nós, mas não significa que alguém que começa a examinar o Linux e está acostumado à forma do Windows vai logo entender o que deve fazer e nem a estrutura do comando. Aquilo só lhe será útil naquela situação até que entenda os elementos de sua composição, então não se está ensinando a pescar nada, mas dando um peixe menos palatável.

Muitos nem sabem o que é um terminal, onde encontrá-lo, etc. Podemos ensinar o atalho para abrir um terminal ou a localizar o mesmo pelo menu. Nem todo mundo gosta de atalhos ou tem facilidade para decorá-los. Eu uso pouquíssimo o mouse mas conheço pouca gente que trabalha como eu.

Eu mesmo apanhei muito no começo pra entender o que deveria fazer, mas estava decidido que iria passar a usar Linux, mas nem todos experimentam o Linux com esse propósito. Depois, quando o novato diz que o Linux é ruim, o pessoal critica. Em que fomos úteis, afinal? Ou diremos: Se você é preguiçoso, volte para o Windows?

Eu uso o KDE e não me recordo se no Gnome é assim também, mas para copiar um comando postado aqui no fórum, o Ctrl+C funciona, porém, para colar no terminal do KDE, o Ctrl+V não vai adiantar porque o atalho padrão é Shift+Insert e isso ninguém explica quando manda copiar e colar.

Por fim, penso que, se queremos atrair usuários ao Linux, precisamos tornar as coisas fáceis e mostrar o quanto o Linux pode ser tão ou mais simples que o Windows.

Sou da opinião que devemos, sim, dar o peixe, e bem temperadinho. Se a visita gostar do sabor, vai querer mais peixe e, quando não achar quem o dê, aprende a pescar porque já percebeu que vale a pena. Já experimentou e viu que é bom.

Aqui se falou em preconceito ao terminal, mas se formos nos aprofundar nos tópicos deste e de outros fóruns, veremos muito preconceito à interface gráfica.

A comunidade Ubuntu PRECISA fazer a diferença para que valha o slogan: Linux para seres humanos.

Não sejamos tolos.

[]'s
« Última modificação: 24 de Novembro de 2007, 12:50 por usifoto »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Usar o terminal - ainda é assim tão obrigatório?
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2007, 13:13 »
(...)
Eu uso o KDE e não me recordo se no Gnome é assim também, mas para copiar um comando postado aqui no fórum, o Ctrl+C funciona, porém, para colar no terminal do KDE, o Ctrl+V não vai adiantar porque o atalho padrão é Shift+Insert e isso ninguém explica quando manda copiar e colar.
(...)

Para se ter idéia do que se aprende... há muito tempo não uso o CTRL + C / CTRL + V; não sei se no KDE funciona, mas no Gnome basta selecionar o texto desejado e clicar com o botão do meio do mouse no local de destino que tá tudo pronto, copiado e colado... fala sério, é vantagem ou não o nosso sistema???