Autor Tópico: A instalação apagará arquivos???  (Lida 2357 vezes)

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
A instalação apagará arquivos???
« Online: 22 de Novembro de 2007, 15:01 »
Boa tarde a todos!!!

Estou com algumas dúvidas sobre a instalação do Ubuntu. Eu estou usando o Windows XP e possuo um hd de 80gb, particionado em 30gb para a partição C e 50gb para a partição D. Agora as dúvidas:

- Quando eu for instalar o Ubuntu, ele irá apagar os meus arquivos existentes nas duas partições ou não???

- Como vou baixar o Ubuntu, é necessário gravá-lo em cd ou eu consigo instala-lo direto do pc???

- O meu processador é um Amd Duron 800 mhz com 512 de RAM. Irá ficar lento ou não???

Como perceberam não possuo conhecimento nenhum e estou querendo muito abandonar o Windows, portanto peço ajuda.

Desde já agradeço a paciência e a compreensão de todos.

Abraços.
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: A instalação apagará arquivos???
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2007, 15:25 »
cara, vc terá de tomar bastante cuidado no momento em que a instalação utilizar o Gparted, pois um erro neste momento é fatal.

alem disso, neo marque nada de instalação padrão no particionamento, pois costuma zerar o hd

alem disso, de uma lida antes em: http://wiki.ubuntu-br.org/InstalandoUbuntuEmHdComWindows

e tbm em: http://wiki.ubuntu-br.org/InstalacaoGrafica

ah, seja bem vindo  ;)
[ ]s
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 15:28 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: A instalação apagará arquivos???
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2007, 16:06 »
Amigo, o principal conselho é: faça um backup de seus arquivos importantes.

Embora erros no processo de reparticionamento (tirar espaço de uma partição Windows para criar uma, ou duas, para o Ubuntu) sejam raros (menos de 1%, penso eu), eles podem ocorrer, inutilizando arquivos e até mesmo o próprio Windows.

No seu caso (duas partições Windows), o Windows deve estar em "C" e seus documentos/arquivos pessoais em "D" (boa política, já que reinstalar o Windows não prejudica seus documentos/arquivos pessoais). Então, use "C" para backup (mova para lá seus documentos/arquivos pessoais) e reparticione "D", pois assim o risco chega próximo de 0%.

Finalmente, o único jeito que conheço de instalar o Ubuntu exige que ele seja gravado em CD. Apenas preste atenção ao fato de que é necessário gravá-lo como "imagem de disco" e não como "dados", sendo que a última versão do "Live CD" (ou Desktop CD) do Ubuntu deve ser usada para instalar em máquinas com 512 MB  ou mais de RAM.

Bem-vindo ao Fórum, mais uma vez.



:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: A instalação apagará arquivos???
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2007, 22:07 »
- O meu processador é um Amd Duron 800 mhz com 512 de RAM. Irá ficar lento ou não???
Primeiramente, como os outros membros apontaram é importante que se faça um backup de seus dados sempre que for lidar com instalações de SO em seu PC (algo pode dar errado!) - embora eu não seja a pessoa que possa dar esse conselho  ;)

Uma dica importante é estudar bastante sobre particionamento e formatação, estrutura de diretórios do linux (pra você saber o que é seu HD seu CD-rom e etc em Sistemas GNU/Linux) e não correr o risco de apagar a partição errada!

Sempre achei isso muito intuitivo e nunca perdi dado algum ao particionar discos! OBS: Sempre desfragmento a partição windows como forma de prevenção à perda de dados!

Quanto a ficar lento creio pode ser que fique um pouquinho mas acredito que não seja nada que comprometa a usabilidade do SO. E caso venha a compormeter de mais o desempenho há alternativas de outras distros! Mas quanto a isso é instalar pra ver!

Bem, qualquer dúvida poste aqui pra gente poder te ajudar!

PS: talvez ajude: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=451
                            http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-disc.htm#s-disc-id
                           http://focalinux.cipsga.org.br/guia/intermediario/ch-disc.htm

Gran ABS!
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 22:16 por CGaldino »
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline Rafael...

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: A instalação apagará arquivos???
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2007, 01:34 »
Como falaram.

10 rápidos passos básicos:

Faz o backup dos teus arquivos do D:\ para o C:\.
Reinicia o seu computador, com boot pelo CD-ROOM, e com o live-cd do Ubuntu na unidade.
Ele vai carregar o live-cd, escolha a língua, continue.
Se tudo ocorreu bem, você estará com ele carregado. E em modo gráfico.
Agora execute a instalação.
Selecione o modo manual.
Quando chegar na parte das partições, você tem que criar uma partição swap de no mínimo 254mb. Tira esse espaço do D:\.
Agora você terá o que sobrou do D:\ como espaço livre.
Crie uma partição com sistema de arquivos ext3. Para instalar o seu Ubuntu. Ela deve ser o diretório principal " / ".
Se sobrou ainda algum espaço livre, você pode particioná-lo e formatá-lo como FAT-32, servindo bem os dois sistemas.

Observações:
A partição do seu Windows provavelmente será hda1 e a D:\ será hda2.
Talvez seja necessário reiniciar o sistema depois de fazer as partições, para a instalação reconhecê-las de fato.

Caso ocorra algum erro, volte aqui que a gente te ajuda.

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Mais uma dúvida...
« Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2007, 12:38 »
Ae galera, mto obrigado pelas informações e pela atenção.

Eu baixei o Ubuntu e já o gravei em cd como imagem ISO, mas surgiu um problema. Qdo eu reinicio o pc para inicializar o Ubuntu pelo cd, para poder explorar e conhecer mais sobre o mesmo sem ter q instalar, eu consigo alterar o idioma e clico em "iniciar o ubuntu". Ele começa a carregar e de repente muda para uma tela preta e aparecem umas "contagens" ou verificações em branco. Mas logo em seguida acho q ele me pede algum comando ou algo parecido, e não sai mais daquilo. A mensagem aparece entre parênteses, tipo (in...) alguma coisa q eu não me lembro direito.

Por favor peço mais uma vez ajuda para vcs, pois quero mto usar o Ubuntu.

Mto obrigado!!!
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Mais uma dúvida...
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2007, 14:00 »
Ele começa a carregar e de repente muda para uma tela preta e aparecem umas "contagens" ou verificações em branco. Mas logo em seguida acho q ele me pede algum comando ou algo parecido, e não sai mais daquilo. A mensagem aparece entre parênteses, tipo (in...) alguma coisa q eu não me lembro direito.

Por favor peço mais uma vez ajuda para vcs, pois quero mto usar o Ubuntu.

Mto obrigado!!!

cara, vc conferiu o MD5 da imagem ISO que tu baixou? pode ser que a imagem esteja com problemas

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline hco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: A instalação apagará arquivos??? (resolvido)
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2007, 08:56 »
Valeu galera, mto obrigado pelas dicas e conselhos. Consegui instalar perfeitamente e já estou usando o Ubuntu. Realmente ele mto bom, sem comparação com o windows.

Mto obrigado!!!

Abraço a todos.
* hCo *
Usuário Ubuntu

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: A instalação apagará arquivos???
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2007, 09:28 »
precisando, irmaozinho, conte com a gente  ;)
sinta-se em casa
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)