Autor Tópico: a falta um colour scheme a sério - e um feedback negativo no bugzilla  (Lida 3453 vezes)

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Não sei se eu sou o único que sente falta no Gnome suporte a colour scheme a sério, como vemos no sgi-Irix ou no KDE (já agora, a unica coisa que presta no KDE, pelo menos na minha opinião)

http://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=498523

sugeri no gnome bugzilla, mas não sei porque a reação foi assim tão negativa - falta de cultura ou sensibilidade?

Não sei se alguem aqui no forum, que curta colour-schemes a sério no Gnome como eu (principalmente pela inclusão daquelas 6 cores), acha também que esta funcionalidade deveria ser mesmo levada mais a sério?

Convido a quem concordar ir também ao bugzilla reforçar a minha (ou nossa) opinião - que dizem?







boi

  • Visitante
Re: a falta um colour scheme a sério - e um feedback negativo no bugzilla
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2007, 12:57 »
A sua proposta vai contra a filosofia do Gnome, que é de dar ao usuário o mínimo possível de opções de configuração. Se não gosta dessa filosofia, a única opção é mudar para o KDE ou outro ambiente gráfico.

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: a falta de um colour scheme a sério - e um feedback negativo no bugzilla
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2007, 16:35 »
Desculpa.me: discordo completamente - sempre achei o Gnome muito mais configurável que o KDE - mais limpo e menos lento - fazer um tema gtkrc acho de longe muito mais simples que no KDE

Claro que o KDE já teve alguma qualidade um dia - na versão 1.0, quando vinha no RedHat5 - depois daí foi só decadência - gostava de ver os desenvolvedores do QT a voltarem atrás e fazer uma versão mais limpa a partir do 1.0 e não a partir do 4.0 - acho que é o unico futuro possivel para o KDE - falando a sério - mas gostava de saber opinião daqueles que discordam

e quanto a colourschemes 'completos', o sgi-Irix usava mais de 20 cores no basecolorpalette a mais de 15 anos atrás, em maquinas de 30mhz! um gestor de janelas não precisa ser lento e cheio de lixo como o KDE (sem querer ofender os fãs, estou só a dizer a verdade) para ter uma gama cromatica mais interessante - e o Irix era naquela época uma pequena evolução em cima do Motif, mais nada... - alguma ideia em http://5dwm.org/maxxi/screenshots.html (alguma tentativa de implementacao do 4dwm no Linux) - gostava de ver o mesmo no Gnome, e não é impossível

Estamos a falar de algo que pode ser facilmente implementável no Gnome - são só nomes de variáveis a serem usados pelos temas, como foi a implementação das 6 cores no Gnome do Ubuntu 7.04 - se eu percebesse melhor de linguagem C e de onde está a parte do codigo que trata disso, eu já tinha mexido no codigo e enviado a muito tempo, podem ter a certeza mesmo...

quanto a opções ao Gnome, adoro o Fluxbox, WindowMaker e o AmiWM (até o RatPoison curto, a sério, aquilo é mesmo de friques ;-) ...) - o KDE, do jeito que está agora, nem pensar...

Como cheguei a dizer no bugzilla, cheguei a criar um codigo em python que converte .basecolorpalette e .kcsrc em gtkrc, mas o problema é eu não conhecer outra hipotese para alem de criar centenas de .xpm, quando escolher um esquema de cor bastava...

cheguei ao ponto de meter um video no youtube: http://youtube.com/watch?v=R776CFF08_E

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: a falta um colour scheme a sério - e um feedback negativo no bugzilla
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2007, 16:43 »
Tambem confesso admirar a shell do MacOS antigo (Classic, Rapsody e OpenStep - por outro lado, o Aqua, Jaguar, Panther, Tiger, Leopard (tenho este desastre instalado em casa... tive de comprar um portatil Mac para não ter de pagar pelo Windows OEM, que nem uso...) - e a gozar: o Lion, Lynch, Persian Cat, etc.) estão um desastre, e tenho duvida que melhorem...) - aquilo do Human Interface Guideline é documento sério, a ser levado à risca, e o KDE não tem nada parecido, e se tiver, concordem que deve ser um desastre (e tomara que melhorem, se existir)

E o Gnome foi o primeiro a seguir o exemplo da Apple em desenvolver um Human Interface Guideline, e toda a iniciativa parecida deve ser aplaudida com ovação!

Espero alguns não ficarem 'ofendidos com tanta verdade junta' (como diz Hugo Chavez, comentario que ele teceu depois de ouvir o raspanete do reizinho de espanha...)

boi

  • Visitante
Re: a falta um colour scheme a sério - e um feedback negativo no bugzilla
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:33 »
Você realmente não entendeu nada da filosofia do Gnome. Não importa se isso é ou não facilmente implementável, a política deles é não dar muitas opções de configuração. Se não concorda, é simples, troque de ambiente gráfico.

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: a falta um colour scheme a sério - e um feedback negativo no bugzilla
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2007, 13:28 »
Utilizar uma especie de OpenGnome ao inves do Gnome oficial não parece má ideia...

Instalar uma versão decente do KDE é que acho um bocado complicado - posso até tentar instalar no Ubuntu 7.10 o KDE 1.0 daqueles cds do Debian de 8 anos atrás, mas fico desconfiado que o Synaptic ou o APT o reconheça como pacote desactualizado e estrague tudo... instalar o KDE 4.0 é que nem pensar - sou maluco mas não sou tanto...