Autor Tópico: Linux por todo o lado  (Lida 5620 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Linux por todo o lado
« Online: 21 de Novembro de 2007, 19:12 »
Seguindo o espírito de bisbilhotar os sistemas alheios, este feriado observei mais algumas novidades:

Sabrico Volkswagen

Ajudando minha namorada a comprar carro, observei o uso do emulador de terminal seguro PuTTY na loja da Sabrico. Parece que o sistema de estoque e preços deles é centralizado e acessado por SSH. Apertando o olho em partes da tela, uma barra de status mostrava o logon do vendedor e a palavra “LINUX”, provavelmente para indicar a plataforma daquela sua versão do sistema de gestão. Ou seja, esse sistema crítico roda em Linux na Sabrico e é acessado com segurança usando tecnologias Open Source: SSH.

Hospital São Luiz

Encontrei com um amigo antes de uma aula de Yoga. Começou ter dores fortes e acabei levando-o ao pronto socorro do hospital. Como não tinha muito o que fazer, observei novamente o uso do PuTTY nos PCs da sala de enfermagem. No conteúdo da tela não havia muitos indícios de o servidor acessado rodar Linux, mas julguei que a probabilidade era altíssima. Outra coisa que me chamou a atenção foi o nome do servidor acessado pelo PuTTY: SRVIBM. Mais chance ainda de ser Linux, porque todos os servidores da IBM suportam este SO. Agora, há uso mais crítico para Linux do que em um renomado pronto socorro ?

Houve uma época em que empresas gastavam fortunas com licensas de emuladores de terminal, para acessarem seus servidores UNIX. Ah, e eles eram inseguros e sem criptografia, usando telnet puro e simples. Hoje Open Source está, com segurança, de ponta a ponta: do servidor ao emulador. Soluções de segurança são importantes o suficiente para terem que ser um commodity: devem ser baratas e fáceis de usar por toda parte. E o movimento Open Source tem o mérito de ter barateado e “commoditizado” esse mercado.

Parabéns às duas empresas !

E você? Onde mais tem visto o uso de Linux?

Fonte: http://avi.alkalay.net/2007/11/linux-por-todo-lado.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2007, 20:47 »
Amigo,
  Voce tem toda razão em 2002 eu fiz estágio no CHS Conjunto Hospitalar de Sorocaba onde estava sendo implantado um novo sistema hospitalar desenvolvido pela DATASUS que é o orgão de informatização do SUS o programa era um ERP completo para gerenciamento hospitalar chamado HOSPUB - http://www.ipsaude.com.br/Products/Hospub . Esse ERP rodava em Linux na época um servidor "vagabundo" K6 com 256 de ram e HD de 20GB IDE e sustentava mais de 160 máquinas rodando terminal emulado nas estações Windows 98, 2000 e Algumas maquinas com DOS pois eram 486. Esse maravilha rodava totalmente estável e voce nem lembrava que o sistema existia, eu hoje consigo rodar no maximo 50 estações em um servidor W2K3 em uma aplicação 32bits em Delph. A distro que rodava era o Conectiva Guarani totalmente texto sem nenhuma interface gráfica.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

alexcosta67

  • Visitante
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2007, 09:53 »
Amigo,
  Voce tem toda razão em 2002 eu fiz estágio no CHS Conjunto Hospitalar de Sorocaba onde estava sendo implantado um novo sistema hospitalar desenvolvido pela DATASUS que é o orgão de informatização do SUS o programa era um ERP completo para gerenciamento hospitalar chamado HOSPUB - http://www.ipsaude.com.br/Products/Hospub . Esse ERP rodava em Linux na época um servidor "vagabundo" K6 com 256 de ram e HD de 20GB IDE e sustentava mais de 160 máquinas rodando terminal emulado nas estações Windows 98, 2000 e Algumas maquinas com DOS pois eram 486. Esse maravilha rodava totalmente estável e voce nem lembrava que o sistema existia, eu hoje consigo rodar no maximo 50 estações em um servidor W2K3 em uma aplicação 32bits em Delph. A distro que rodava era o Conectiva Guarani totalmente texto sem nenhuma interface gráfica.

Hehehe, mundo pequeno esse...
Eu presenciei a implantação do Hospub no pronto socorro da barra funda aqui em são paulo e a distro era a Had Hat, não sei a versão.

Acho que ainda devo ter uma cópia dele, em algum canto lá em casa.

Foi o meu primeiro contato com linux.

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2007, 18:26 »
Banco do Brasil. Se não me engano, eles usam o pinguim de cocar do morimoto, não é?

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2007, 00:04 »
Ja hovi boatos que a policia federal tambem usa linux ...alguem pode confirmar?
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2007, 00:09 »
Não duvido. Quase todas as Repartições Públicas to estado do paraná usam LINUX também.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2007, 09:34 »
Banco do Brasil. Se não me engano, eles usam o pinguim de cocar do morimoto, não é?

Usam sim, eu mesmo já vi, mas não é o Kurumin, não...

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2007, 09:38 »
Vou perguntar a minha mulher. ela pode passar informações muito boas sobre o sistema do Banco do Brasil.

alexcosta67

  • Visitante
Re: Linux por todo o lado (BIC dá suporte ao Linux)
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2007, 10:19 »
http://www.pimaco.com.br/homedownloads.html

A pimaco (etiquetas) é da BIC.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2007, 12:29 »
Eu fui voluntário das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos Panamericanos, e na hora do cadastro e check in dos ensaios reparei que o pessoal utilizava kde, porém não tive como saber que distro era.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:15 »
Citar
Usam sim, eu mesmo já vi, mas não é o Kurumin, não...

É sim! Eu vi no terminal dela um pinguin de cokar. ou tem outra distro com esse mascote?

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Linux por todo o lado
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2007, 15:40 »
A maioria dos orgãos do estado de MG já usam Linux, ou pelo menos Openoffice. A policia militar e civil ja usam em suas maquinas, e em uma delas eu vi uma distro usando fluxbox (apenas cadastro de ocorrências policiais). Como podem imaginar, voando de velocidade.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum