Autor Tópico: Dataprev libera download de software livre (cocar)  (Lida 3304 vezes)

alexcosta67

  • Visitante
Dataprev libera download de software livre (cocar)
« Online: 21 de Novembro de 2007, 10:31 »
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112007/14112007-16.shl

PLANTÃO INFO / 11/2007 / TI
Dataprev libera download de software livre
Quarta-feira, 14 de novembro de 2007 - 16h21
CURITIBA - A Dataprev disponibilizou o download do programa Cocar (Controle Centralizado de Ambiente de Rede).


O programa está disponível no endereço:
www.softwarepublico.gov.br
, do governo federal.


O lançamento do programa foi feito na IV Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware 2007), que será encerrada no fim da tarde de hoje (14), em Foz do Iguaçu (PR). Esse é o segundo software com código aberto que a Dataprev disponibiliza na internet.


Desenvolvido pela Previdência Social, o Cocar é um software de administração de redes de computadores, que permite monitorar o tráfego entre as máquinas.


“Um programa que desenvolvemos a partir da necessidade de saber o que acontece nos circuitos de rede. Se uma agência está sobrecarregada ou super dimensionada, podemos redistribuir equipamentos para otimizar os serviços de informática”, explicou Márcio Ishikawa, analista de sistemas da Dataprev.


O Cocar identificará também problemas, como o rompimento de um cabo de fibra ótica ou mal funcionamento em sistemas interligados. Segundo o analista, o programa já está sendo empregado para monitorar os computadores instalados nas 1,3 mil agências da Previdência Social em todo o país.


Ishikawa acredita que o programa deverá interessar também a outras empresas do governo federal que têm muitos pontos de atendimento, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.


“O sistema é bastante flexível e pode ser configurado para acompanhar o tráfego das agências de um estado, de uma cidade ou mesmo de uma única agência. Por essa flexibilidade, ele pode vir a interessar também ao setor privado”.
Agência Brasil