Só um pensamento, acho que existe diferença entre truetype e type1
Grande Vitor, obrigado por esclarecer. Existe diferença sim, veja bem:
Simplificadamente, são formatos diferentes de uma mesma coisa - padrões para fontes de computador - criados por empresas diferentes - Adobe (type 1) e Apple/Microsoft (truetype).
Ambos os padrões são baseados em "outlines" (contornos) que podem ser ampliados ou reduzidos sem aparente perda de qualidade. O uso cotidiano dos dois formatos é idêntico, seleciona-se uma fonte no menu do software gráfico, escolhe-se um tamanho e pronto.
Fontes truetype são reconhecidas diretamente pelos sistemas operacionais corriqueiros, como MacOs e Windows. Em algumas versões do Windows (3.1/95/98/Me) é necessária a instalação de um programa adicional, o Adobe Type Manager, para o reconhecimento de fontes type 1 pelo sistema.
Fontes truetype compõem-se apenas de um arquivo, de extensão .ttf. Fontes type 1 vêm sempre em pares de arquivos, de extensão .pfb e .pfm.Como "software", os dois formatos apresentam estruturas internas bem diversas. O type 1, baseado na linguagem postscript da Adobe, apresenta um código mais simples. O truetype, mais complexo, tem seu código estruturado em tabelas bem complicadas. Por conta desta diferença, arquivos de fontes type 1 são menores em "bytes" que os arquivos de fontes truetype.
Alguns advogam que a diferença de complexidade de código dificulta um pouco a impressão de arquivos com fontes truetype em impressoras de alta resolução, como imagesetters e afins. Na verdade, as fontes type 1 tem uma performance melhor nestes equipamentos por serem escritas em uma derivação do postscript, que é a linguagem padrão para estes tipos de dispositivo. Como quase tudo em computação, quanto menos tradução, melhor.
Atualmente, fontes truetype já não causam grandes problemas de impressão, desde que as fontes sejam de boa qualidade.
É também recomendado que não se misture fontes type 1 com fontes truetype em arquivos destinados à impressão.A favor do truetype vem a sua capacidade de se apresentar melhor em equipamentos de baixa resolução, principalmente em tela (72/96dpi). Isso só acontece quando a fonte foi especialmente preparada para tal. É o caso das fontes truetype desenvolvidas pela Microsoft, como Verdana, Arial e outras, que acompanham o Windows. Existem poucas fontes com qualidade equivalente disponíveis no mercado.
Outra característica interessante do truetype é sua capacidade de suportar idiomas com caracteres com muitos sinais. Isto porém interessa mais a quem desenvolve fontes do que para quem usa fontes, pelo menos aqui no Brasil.
Teoricamente, vale o que se diz por ai: fontes type 1 são mais adequadas para quem trabalha com impressos, fontes truetype são mais adequadas para quem trabalha em tela, como web ou multimídia.
Abraços. Vlw!