escrver password de root

Iniciado por pdias, 20 de Novembro de 2007, 20:57

tópico anterior - próximo tópico

pdias

ola amigos
o meu problema é o seguinte: instalei o ubuntu desktop e servidor no vmware.
Ando a testar os comandos do ubuntu na consola. Para isso vou seguindo as dicas aqui do forum.
tentei alterar a data e hora na consola, como esperava apareceu um campo para digitar a password. Acontece que o sistema não me permite escrever nada, carrego em várias teclas e nada aparece no ecrã, logo não consigo fazer nada. Aliás penso que nem existe password para o root, pois quando instalei o ubuntu não me recordo de ter configurado qualquer password para o root.
Como disse também tenho instalado o ubuntu server no vmware, acontece que aqui não consigo entrar no ubuntu pois quando aparece o campo para teclar a password, acontece a mesma coisa ou seja não consigo escrever nada, parece que bloqueia.
Não acham isto estranho?
Se me puderem ajudar ficaria muito grato.
Muito obrigado

gabriel0085

Por acaso você não estaria usando o teclado numérico com o num lock desligado?

clcampos

Quando você digita alguma senha no terminal realmente não aparece nada, apesar dela realmente estar sendo digitada, não precisa se preocupar com isto.

Quando a não ter sido solicitado senha do root na instalação realmente ele vem desabilitado no Ubuntu, sendo substituido pelo sudo no ambiente caracter, e pelo gksudo no ambiente gráfico.

Para saber mais sobre o sudo leia Como usar e porquê ser Sudoer

Para resumir basta usar sudo comando, e ele só é necessário quando vai fazer alguma atividade administrativa (mexer em configuração de rede, alterar arquivos do /etc e etc).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

misterioso

LOGO que vc instala o ubuntu , vc deve definir a senha do root, com o seguinte comando no terminal

sudo passwd root

ai ele vai pedir sua senha e depois a senha do root (depois pede para confirmar)

to falando isso pq vc disse q acha que nem tem senha

clcampos

Citação de: misterioso online 21 de Novembro de 2007, 08:46
LOGO que vc instala o ubuntu , vc deve definir a senha do root, com o seguinte comando no terminal

sudo passwd root

ai ele vai pedir sua senha e depois a senha do root (depois pede para confirmar)

to falando isso pq vc disse q acha que nem tem senha

Só completando a dica do misterioso, o root não foi desabilitado sem motivos.  A questão foi de segurança, e reabilitá-lo apenas aumenta as chances de você poder ter algum problema de segurança. Recomendo ler o endereço do wiki sobre a questão.

Mas saiba que usando o root qualquer programa malicioso que rodar em sua máquina terá os mesmos poderes de seu usuário, ou seja, poderá tudo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!