Autor Tópico: Descobri uma coisa  (Lida 3562 vezes)

Offline eixo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Descobri uma coisa
« Online: 20 de Novembro de 2007, 12:01 »
Caros amigos:
Já postei aqui mais de uma vez solicitações para resolver o problema de conecção com a internet. Não resolveu até o momento. Mas, descobri que ao digitar pppoe status no terminal, apareceu a informação: o programa pppoe não está instalado atualmente. Para instala-lo digite sudo apt-get install pppoe. Digitei e as informações foram estas:
lendo a lista de pacotes... pronto
construindo árvores de dependências
reading state information... pronto
o pacote pppoe não está disponível,mas é refenrenciado por outro pacote. Isto pode significar
que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou está disponível somente a partir de outra fonte
E: o pacote pppoe não tem candidato para instalação.
Eu pergunto, o que fazer?

arlei

  • Visitante
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:10 »
Olá amigo,

para instalar este pacote vc deve estar com o repositório universe habilitado, conforme pode observar no link abaixo.

http://packages.ubuntu.com/cgi-bin/search_packages.pl?keywords=pppoe&searchon=names&subword=1&version=gutsy&release=all

T+
Arlei

Offline eixo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:29 »
Como fazê-lo se não estou conectado á internet pelo ubuntu?

alarcon

  • Visitante
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:36 »
Como fazê-lo se não estou conectado á internet pelo ubuntu?

é esquisito isso, mas você pode adicionar o LiveCd de Ubuntu na lista de repositórios ( se já não estiver) com o comando:

sudo apt-cdrom add

Deixe o LiveCd no driver e após a execução do comando acima, basta dar Enter na mensagem que aparecer no terminal.

Em seguida tente o comando de instalação:

sudo apt-get install pppoe

OBS: Lembre-se que depois de adicionar na lista derepositórios o LiveCd e antes de executar o comando logo acima, o LiveCD deve estar no driver (ou bandeja) par aque ele instale de lá ok.

Observe que no link passado pelo arlei é  para baixar o pacote .deb correspondente. Você pode baixar ele pelo windows e depois levar para sua partição linux.



« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 14:15 por alarcon »

arlei

  • Visitante
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:55 »
Olá eixo2005,

me desculpe, embora claro no seu post, não percebi que logicamente estava sem internet. Bem, se for fazer conforme dito pelo membro alarcon, ou seja, baixar o pacote .DEB em outra máquina, não esqueça de copiar também as dependências necessárias.

http://packages.ubuntu.com/gutsy/net/pppoe

T+
Arlei

Offline eixo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:43 »
baixei o downlo0ad do arquivo dsc, selecionei e clikey copiar. Agora eu colo no terminal do ubuntu , é isto?

alarcon

  • Visitante
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2007, 14:13 »
baixei o downlo0ad do arquivo dsc, selecionei e clikey copiar. Agora eu colo no terminal do ubuntu , é isto?


Por que você não tentou a dica que escrevi, pois acho impossível este pacote não está no LiveCD de instalação por que ele é básico para o sistema. Achei muito estranho ele não ser instalado por padrão.

É só colocar em alguma pasta e dar um clique duplo sobre ele.

Offline eixo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2007, 14:52 »
Pronto. Já copiei e colei na pasta documentos de minha home. Dei duplo clike sobre ele. Agora devo executálos como programa né? no terminal ou não. Faço um por um. O arlei falou-me que é preciso copiar as dependências, mas para download só vi aquilo que baixei das opções de i386. As demais são , bug, redme etc.

alarcon

  • Visitante
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2007, 15:26 »
Pronto. Já copiei e colei na pasta documentos de minha home. Dei duplo clike sobre ele. Agora devo executálos como programa né? no terminal ou não. Faço um por um. O arlei falou-me que é preciso copiar as dependências, mas para download só vi aquilo que baixei das opções de i386. As demais são , bug, redme etc.

Primeira coisa, qual é a sua versão do Ubuntu e se ele é 32bit ou 64bit?

Como ele é um pacote padrão do Ubuntu provavelmente suas depêndencias já foram satisfeitas, então depois de baixar o arquivo pppoe_3.8-3_i386.deb (ou pppoe_3.8-3_amd64.deb se sua versão do Ubuntu for 64bit) é só dar um clique duplo sobre ele para instalar.

No terminal:

sudo dpkg -i pppoe_3.8-3_i386.deb (para 32bit)

ou

sudo dpkg -i pppoe_3.8-3_amd64.deb (para 64bit)


desde que você esteja na pasta que contém o arquivo.

Depois de instalado rode no terminal o comando:

sudo pppoeconf


e siga as intruções que basicamente é só oferecer o nome e senha de acesso e tecla ENTER para tudo mais.

Qualquer problema ou dúvida quanto a configuração da conexão consulte:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4731.0.html
« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 15:35 por alarcon »

Offline eixo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #9 Online: 21 de Novembro de 2007, 17:10 »
Aqui este seu comando não existe( comand not found). Mesmo em sudo. O impressionante é ue instalei o pppoeconf e mesmo depois de abrir e executar até uns arquivos ele informa que o pppoe não está instalado. Isto quando digito pppoe status. Até em alguns arquivos da pasta pppoe eu vi janelas onde se pede informações diversas de dns e etc. tudo em modo grafico e nada eu vejo funcionar. Tem algo muito estranho por aqui. Pelo menos neste pc o windows vai bem, mas o ubuntu até agora não conseguir a dficílima tarefa de conectar à internet(difícil no ubuntu). Já tentei quase tudo , pesquisei , copiei tutoriais e nada.

alarcon

  • Visitante
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #10 Online: 21 de Novembro de 2007, 17:25 »
Aqui este seu comando não existe( comand not found). Mesmo em sudo. O impressionante é ue instalei o pppoeconf e mesmo depois de abrir e executar até uns arquivos ele informa que o pppoe não está instalado. Isto quando digito pppoe status. Até em alguns arquivos da pasta pppoe eu vi janelas onde se pede informações diversas de dns e etc. tudo em modo grafico e nada eu vejo funcionar. Tem algo muito estranho por aqui. Pelo menos neste pc o windows vai bem, mas o ubuntu até agora não conseguir a dficílima tarefa de conectar à internet(difícil no ubuntu). Já tentei quase tudo , pesquisei , copiei tutoriais e nada.

Qual comando você se refere quando diz: "Aqui este seu comando não existe( comand not found)..."

Vale aqui uma velha observação que é para verificar o md5sum (um código) da ISO se você baixou pela internet antes de gravar um CD e também , após gravar no CD, verificar a integridade do mesmo (uma das opções no boot do CD) para saber se a gravação ficou boa, ou seja, se a mídia está ok.

Os erros que você tem apresentado são muito estranhos, pois estes pacotes são padrões na distro e já deviam estar instalados, portanto está parecendo um corrompimento do seu Cd do Ubuntu que falha justamente nesta parte.

Offline eixo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #11 Online: 21 de Novembro de 2007, 17:39 »
Eu ao fazer o download da Iso fiz a conferencia pelo md5 sum e deu certo tudo ok. Fiz o teste do cd pelo próprio cd live e tudo ok. Ocorreu sim na instalação que ele parou em 82% e estava em apt configurando e depois lendo o espelho e passou assim mais de uma hora. Deixei o pc ligado e fui dormir. Ao acordar , para minha surpresa, saiu do 82% e estava em 93%. Daí em diante concluiu a instalação. Ao iniciar o ubuntu, teve a seguinte informação: ocorreu algum erro no gnome ao iniciar. Isto pode ser devido a um problema de quebra da conecção durante a instalação ou outro. o download estava lendo e eu o fazia pedaçõ por pedaçõ através do puxa rápido. Mas foi só isto. Quanto à internet é uma incógnita. Já testei no cd live do kurumin e fiz a conecção da rede que aprece a luzinha azul nas duas tvzinhas que ficam no relógio. Mostra que há troca de informações . A rede funciona no kurumin ,mas não navega.

alarcon

  • Visitante
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2007, 18:15 »
Eu ao fazer o download da Iso fiz a conferencia pelo md5 sum e deu certo tudo ok. Fiz o teste do cd pelo próprio cd live e tudo ok. Ocorreu sim na instalação que ele parou em 82% e estava em apt configurando e depois lendo o espelho e passou assim mais de uma hora. Deixei o pc ligado e fui dormir. Ao acordar , para minha surpresa, saiu do 82% e estava em 93%. Daí em diante concluiu a instalação. Ao iniciar o ubuntu, teve a seguinte informação: ocorreu algum erro no gnome ao iniciar. Isto pode ser devido a um problema de quebra da conecção durante a instalação ou outro. o download estava lendo e eu o fazia pedaçõ por pedaçõ através do puxa rápido. Mas foi só isto. Quanto à internet é uma incógnita. Já testei no cd live do kurumin e fiz a conecção da rede que aprece a luzinha azul nas duas tvzinhas que ficam no relógio. Mostra que há troca de informações . A rede funciona no kurumin ,mas não navega.

Se eu fosse você eu reinstalava o Ubuntu, mas só que antes desconectava o cabo da internet (cabo da rede) do seu PC para que ele não trave em 82%, segundo dicas de outros usuários aqui.

Agora antes de reinstalar sem o cabo da internet (rede) ligado ao PC, faça um teste, dê o boot com o LiveCD do Ubuntu e no terminal digite os comandos:

sudo su

pppoeconf

e coloque seu nome e senha de acesso do provedor e dê enter para todas as outras perguntas e veja se navega na internet pelo LiveCD. Se funcionar é por que não é problema de conexão e sim da instalação feita por você anteriormente.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2007, 18:17 por alarcon »

Offline eixo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Descobri uma coisa
« Resposta #13 Online: 22 de Novembro de 2007, 12:45 »
amigos:
  Obrigado pelas informações. De fato o problema que eu tinha era todo da instalação anterior. Ela ficou "travada" em 82% quando estava lendo espelhos do apt-get. Deixei o pc ligado e fui dormir. Lá pela manhã notei que havia passado dos 82% com uma janelinha que li i dei ok, aí finalisou o resto da instalação, mas deu problemas. Sem dúvida foi a interferência do meu cabo que liga o meu pc a outro e ao modem adsl. Fiz, exatamente, como havia informado Alacon e deu certo. Comecei conectando e navegando na internet a partir do live cd. Fiz sudo su, enter, pppoeconf, salvei e fechei. Abri o firefox e pronto já estava na página da telemar. Retirei o cabo e instalei. A instalaçao ocorreu em 15 minutos aproximadamente. Após reiniciar e retirar o cd live. Repeti as dicas e conectei-me à internet navegando no firefox. O firefox me pediu para instalar plugins. Clikey para instalar o flasch player e informou, em uma janela, que não foi possível instalá-lo. Mas, ocorreu tudo bem no básico. Agora tentarei fazer o resto, baixar os pacotes , codecs etc. e colocá-lo totalmente em português Brasil. ( estou postando do ubuntu).