Autor Tópico: Ajuda a configuração do driver opensource da ATI  (Lida 2094 vezes)

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Ajuda a configuração do driver opensource da ATI
« Online: 18 de Novembro de 2007, 21:30 »
Eu estava seguindo os passos que eu encontrei no guiadohardware de como configurar drivers e então encontrei o que eu procurava
Citar
radeon / ati: Este é o driver open-source para as placas ATI Radeon. Nas versões antigas do Xfree e do X.org, o driver se chamava "radeon", mas ele passou a se chamar "ati" nas versões recentes do X.org, a partir do 6.8.2. Você pode verificar qual é a versão do X instalada, usando o comando "X -version".

Para que a aceleração 3D funcione, é necessário que os módulos do Kernel que cuidam da comunicação de baixo nível com a placa de vídeo estejam carregados. Nem todas as distribuições carregam estes módulos automaticamente, mesmo ao detectar a placa corretamente. Se a aceleração 3D não estiver funcionando, apesar da configuração do X estar correta, adicione as linhas abaixo num dos arquivos de inicialização do sistema:

modprobe agpgart
modprobe ati-agp
modprobe drm
modprobe radeon

Agora estou querendo saber como e onde eu coloco esse comando que foi citado para que minha placa funcione.

Obrigado.
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Ajuda a configuração do driver opensource da ATI
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2007, 21:34 »
Dá uma olhada nesse link aqui:

Instalando driver ATI com suporte ao AIGLX 
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27077.0.html

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Ajuda a configuração do driver opensource da ATI
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2007, 21:47 »
Eu ja usei esse tutorial, mas não consegui instalar o driver, não sei o que acontece mais não consigo configurar o driver proprietário na minha RADEON 9200SE, parece que minha placa não tem suporte para o driver proprietário.Mas eu pesquisei e vi que o driver opensource é compatível com a minha placa, eu acho que só falta fazer o que está pedindo na citação acima, o problema é que eu não sei fazer isso, sou muito novato em linux.
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org

Darcamo

  • Visitante
Re: Ajuda a configuração do driver opensource da ATI
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2007, 00:00 »
Uso o driver open source da ati e vi aqui que os módulos estão corretamente carregados e não precisei me preoucupar com nada.
Só um detalhe, o módulo ati-agp na versade se chama ati_agp.

Offline mazoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 104
    • Ver perfil
Re: Ajuda a configuração do driver opensource da ATI
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2007, 01:08 »
Só um detalhe, o módulo ati-agp na versade se chama ati_agp.

Obrigado pela correção  :D
Gtalk: outlawwww@gmail.com
Jabber ID: mazoni@jabber.org