Autor Tópico: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)? [RESOLVIDO]  (Lida 11825 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:19 »
com esse último comando pede a senha, mas logo depois fecha o terminal... simplesmente assim... :-[ :(

Não é para abrir o terminal, digite: Alt+F2 para abrir a janela de execução e nela digite gksu clamtk vai ser pedido uma senha que é a sua senha de usuário para você poder executar o clamav como root (por isso o gksu na frente).

Se quiser abra um terminal e digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2


instalei mas não aparece em <acessórios>

 sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

 ???

Primeiro vá em Sistema > Administração > Synaptic e na janela que se abrir vá no menu Configurações > Repositórios e em baixar de: escolha Servidor principal.

Uma pergunta quando você tentou os comandos não estava usando o apt-get em outro processo, tipo, o synaptic aberto?
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 17:23 por alarcon »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #16 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:33 »

 sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

 ???

Como já disse o alarcom esse erro só acontece se outro gerenciador de pacotes estiver aberto.

Feche-o e tente de novo.

Boa sorte.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #17 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:00 »
 :-\ ???
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #18 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:08 »

 sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

 ???

Como já disse o alarcom esse erro só acontece se outro gerenciador de pacotes estiver aberto.

Feche-o e tente de novo.

Boa sorte.

está instalado, mas não aparece no menu...

já desinstalei e reinstalei umas trocentas vezes... >:(
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

alarcon

  • Visitante
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #19 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:13 »
:-\ ???

Está mensagem de erro pode ter acontecido por que o Synaptic estava aberto executando algo e aí você foi no terminal e tentou usar o apt-get para instalar algo no seu sistema. Como o Synaptic é uma interface gráfica para o apt-get, se você estiver usando um não pode usar o outro ao mesmo tempo e vice-versa. O Adicionar/Remover... é a mesma coisa, ou seja se estiver usando um os outros dois não podem, por enquanto, serem usados. Fui mais claro agora.

Tente outra vez instalar os pacotes que falei, se continuar dando erro escreva aqui.

alarcon

  • Visitante
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #20 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:14 »

 sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

 ???

Como já disse o alarcom esse erro só acontece se outro gerenciador de pacotes estiver aberto.

Feche-o e tente de novo.

Boa sorte.

está instalado, mas não aparece no menu...

já desinstalei e reinstalei umas trocentas vezes... >:(

você executou os comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2

o clamav deveria aparecer no Menu Aplicações > Acessórios > Virus Scanner, mas lá ele só é usado como usuário comum e você não pode atualizá-lo.

Para atualizá-lo:

Tecla Alt+F2 para abrir a janela de execução e digita: gksu clamtk

Depois que abrir uma janela do clamav, vá no menu Help e clica em Updates Signatures

Agora no terminal você poderia atualizá-lo assim:

sudo freshclam
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 18:19 por alarcon »

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #21 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:39 »
:-\ ???

Está mensagem de erro pode ter acontecido por que o Synaptic estava aberto executando algo e aí você foi no terminal e tentou usar o apt-get para instalar algo no seu sistema. Como o Synaptic é uma interface gráfica para o apt-get, se você estiver usando um não pode usar o outro ao mesmo tempo e vice-versa. O Adicionar/Remover... é a mesma coisa, ou seja se estiver usando um os outros dois não podem, por enquanto, serem usados. Fui mais claro agora.

Tente outra vez instalar os pacotes que falei, se continuar dando erro escreva aqui.

Clamav não aparece em Adicionar/Remover..., só no Synaptic...

vpu desinstalar e tentar direto pelo apt-get.
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #22 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:46 »

 sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11 Recurso temporariamente indisponível)
E: Unable to lock the administration directory (/var/lib/dpkg/), is another process using it?

 ???

Como já disse o alarcom esse erro só acontece se outro gerenciador de pacotes estiver aberto.

Feche-o e tente de novo.

Boa sorte.

está instalado, mas não aparece no menu...

já desinstalei e reinstalei umas trocentas vezes... >:(

você executou os comandos:

sudo apt-get update

sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2

o clamav deveria aparecer no Menu Aplicações > Acessórios > Virus Scanner, mas lá ele só é usado como usuário comum e você não pode atualizá-lo.

Para atualizá-lo:

Tecla Alt+F2 para abrir a janela de execução e digita: gksu clamtk

Depois que abrir uma janela do clamav, vá no menu Help e clica em Updates Signatures

Agora no terminal você poderia atualizá-lo assim:

sudo freshclam

removi e depois instalei pelo terminal; deu [ok] mas continua não aparecendo no menu...

kara...pootz

 :'(

pelo add/remover, o Clamav não aparece nos repositórios... só pelo Synaptic.
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #23 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:48 »
agora esse comando gksu clamtk não retorna nada... :(
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

alarcon

  • Visitante
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #24 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:59 »
agora esse comando gksu clamtk não retorna nada... :(
Abra o Synaptic e procure por estes arquivos e veja se estão instalados:

clamav
clamav-base
clamav-daemon
clamav-docs
clamav-freshclam
libclamav2

Agora você tem certeza que pelo Adicionar/Remover... não aparece o clamav, antes é necessário escolher para ele procurar em todos os lugares (algo assim) no canto superior direito da sua janela e depois digitar o nome clamav. Talvez seja necessário atualizar a lista nesta mesma janela.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 19:09 por alarcon »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #25 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:00 »
Citar
sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2

alarcon,

Dei uma olhada nas dependências do pacote clamav e fiquei curioso com um detalhe:

Dos pacotes que você cita, quase todos são dependências do pacote "clamav", com exceção do pacote "clamav-daemon".

Nesse caso para instalar todos os pacotes que você cita o comando bastaria ser:
sudo apt-get install clamav clamav-daemon


Pois então, o que me deixou curioso é o fato do clamav-daemon não ser uma dependência do clamav.



alarcon, você saberia responder a função exata do pacote "clamav-daemon"?


 

alarcon

  • Visitante
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #26 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:06 »
Citar
sudo apt-get install clamav clamav-base clamav-daemon clamav-docs clamav-freshclam libclamav2

alarcon,

Dei uma olhada nas dependências do pacote clamav e fiquei curioso com um detalhe:

Dos pacotes que você cita, uase todos são dependências do pacote "clamav", com exceção do pacote "clamav-daemon".

Nesse caso para instalar todos os pacotes que você cita o comando bastaria ser:
sudo apt-get install clamav clamav-daemon


Pois então, o que me deixou curioso é o fato do clamav-daemon não ser uma dependência do clamav.



alarcon, você saberia responder a função exata do pacote "clamav-daemon"?


 

Como fiquei na dúvida de quem é dependência de quem, pois já havia instalado os mesmos, então resolvi logo colocar todos os que estavam aqui como instalados.

O clamav-daemon deve ser algo para torná-lo ativo no boot não sei se para varrer o disco em tempo real ou para algum processo de atualização ou algo relacionado a servidores. Só olhando no que fala no synaptic, mas agora estou no Archlinux e não sei o que diz lá.

Comigo ele funciona bem no Gutsy, inclusive até atualiza coisa que no Feisty não funcionava por que era uma versão antiga que existia nos repositórios.

Offline wallysou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
    • Blog Desafiando Limites
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #27 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:29 »
caras... tô até com vergonha...

mas até q pode servir pra alguém, então é o seg: pelo add/rem não aparecia pq eu não estava usando "exibir TODOS OS APLICATIVOS DISPONÍVEIS" mas apenas "exibir APLICAÇÕES SUPORTADAS"

pra instalar agora foi mais fácil q colocar doce na mão de cça... hehehehe

vms atualizar agora...
-----------------------------------
atualizou blz, agora só não to sabendo scanear a partição rW... ???
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 19:33 por wallysou »
Blog Desafiando Limites, dicas de estudo gratuitas, artigos motivacionais e inspirativos e reflexões sobre o cotidiano.

alarcon

  • Visitante
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #28 Online: 18 de Novembro de 2007, 19:41 »
caras... tô até com vergonha...

mas até q pode servir pra alguém, então é o seg: pelo add/rem não aparecia pq eu não estava usando "exibir TODOS OS APLICATIVOS DISPONÍVEIS" mas apenas "exibir APLICAÇÕES SUPORTADAS"

pra instalar agora foi mais fácil q colocar doce na mão de cça... hehehehe

vms atualizar agora...
-----------------------------------
atualizou blz, agora só não to sabendo scanear a partição rW... ???

Nunca usei para varrer a partição do windows, somente para varrer a minha pasta de usuaráio na home, agora creio que você tem de usar como root para isso. Outra coisa procure configurar ele antes na janela que se abre. Como voltei para o Archlinux no momento não posso ajudar com mais precisão.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Como atualizo o Clam-AV (anti-vírus)?
« Resposta #29 Online: 18 de Novembro de 2007, 21:09 »
caras... tô até com vergonha...

mas até q pode servir pra alguém, então é o seg: pelo add/rem não aparecia pq eu não estava usando "exibir TODOS OS APLICATIVOS DISPONÍVEIS" mas apenas "exibir APLICAÇÕES SUPORTADAS"

pra instalar agora foi mais fácil q colocar doce na mão de cça... hehehehe

vms atualizar agora...
-----------------------------------
atualizou blz, agora só não to sabendo scanear a partição rW... ???

Nunca usei para varrer a partição do windows, somente para varrer a minha pasta de usuaráio na home, agora creio que você tem de usar como root para isso. Outra coisa procure configurar ele antes na janela que se abre. Como voltei para o Archlinux no momento não posso ajudar com mais precisão.

Eu acredito que não seja preciso rodar o programa como root para escanear partições windows.

Basta escanear o ponto de montagem no diretório "/media".