Autor Tópico: a provável descontinuação do Kurumin  (Lida 23143 vezes)

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2007, 12:40 »
Gostaria de me retratar com aqueles que se sentiram ofendidos. Eu não deveria ter me expressado daquela maneira. O Kurumin de fato teve a sua importância, a minha não simpatia pelo Morimoto não deve servir como base em criticas.

Sem mais.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2007, 15:13 »
Meus parabéns, professor Carlos Morimoto, pelo excelente trabalho que tem feito com o Kurumin Linux e com o portal Guia do Hardware!!!

Neste link, http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/719542/, o professor Morimoto incentiva os usuários o Kurumin Linux e do guia do hardware a criarem sua própria versão do Kurumin, deixando o respectivo tutorial para fazê-lo.

Pode ser que o Kurumin seja continuado com um nome diferente. Só nos resta esperar para ver o que acontece.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2007, 17:04 »
Amigos, ao contrário do outro (o trancado), este tópico me dá orgulho de participar desta Comunidade.

Meus parabéns, novamente, aos que aqui compareceram, especialmente ao nq6.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2007, 17:06 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2007, 17:09 »
Amigos, ao contrário do outro (o trancado), este tópico me dá orgulho de participar desta Comunidade.

Meus parabéns, novamente, aos que aqui compareceram, especialmente ao nq6.

pinduvoz,
endosso seu comentário, e admiro o post feito aqui pelo nosso amigo nq6. Essa é a tônica que leva adiante.
Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2007, 18:01 »
Realmente é uma pena a descontinuação do Kurumin Linux, mas ele cumpriu seu papel, que era o de divulgar o Linux e o open source no Brasil. Quem, daqueles com mais de cinco anos em Linux, não iniciou sua aventura pelo universo GNU através do Kurumin e dos artigos do Moriomoto?
Apesar do advento do Ubuntu (possível motivo para a descontinuação) o kurumin continua a ser uma das distros que melhor reconhece o hardware e é a mais fácil de instalar.
Sempre terei essa dívida com o Kurumin e o Moriomoto.
Ateh!

Enquanto existe os "Professores Doutures", que ficam fazendo poesias sobre kernels modulares, mas nao saem dos seus muros protegidos da Universidade, porque nao tem capacidade de enfrentar o mercado lá fora, e nerds e geeks que só faziam e fazem a coisa andar pra trás, sendo os maiores responsáveis pelo ainda insucesso do Linux como desktop, o Morimoto foi, e é, um cara que faz.

Essa frase acima vale para um âmbito muito mais geral, e pode servir de chapéu para um monte de gente. E é pra servir mesmo.

Creio que o Kurumin foi um divisor de águas. Sei que a nível de Brasil, mas foi. E feito por gente que faz. Não por gente que fala.

2003, eu usava o RedHat 9.0, que, na boa, nem se compara ao Kurumin. Naquela época,  TODAS as distros eram problemáticas, buguentas (isso, buguentas mesmo, e como ! O gnome, nessa época, era um horror de usar, quem usou se lembra), e tudo era um horror para se fazer.

Até que um aluno meu na Universidade, quando eu era professor na UFRGS, me apresenta o Kurumin.

Era tudo o que eu precisava...Daí surgiu a Big Linux, outra excelente distro.

Daí veio o Ubuntu, como o proprio Morimoto falou adaptando, "distros que também servem para desktop", e que veio a cumprir um papel que o kurumin veio a se propor, primeiro, em 2003.

O Kurumin fez seu papel. Parabéns, Morimoto, gente que faz.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2007, 18:17 »
carlosaluisio
um belo comentário
simplesmente o Morimoto com o Kurumin divulgou o GNU/Linux no Brasil
fico grato de coração por ter conhecido esta distro/SO pois até então não sabia/conhecia nada sobre o mundo open-source
e também agradeço ao meu amigo que me apresentou o mini-CD quando a versão tinha menos MBs   

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2007, 19:05 »
Aqui segue um post do Blog Maxinfo com novidades sobre a posição do Morimoto sobre futuro o Kurumin.

Veja o post completo do blog aqui





Aqui seguem alguns trechos importantes:


-Aqui o Morimoto explica porque não tem interesse de fazer uma versão paga do Kurumin ou ganhar dinheiro com suporte.

Citar
b) As pessoas não pagariam pelo sistema operacional, o que esperado já que quase todas as distribuições são de livre distribuição e já temos o Ubuntu, onde até as mídias de instalação são gratuitas. Além disso, cobrar pelo sistema geraria uma enorme antipatia e fortes críticas, além de ser questionável por diversos pontos de vista.

c) Vender suporte e treinamentos conflita com a premissa de oferecer um sistema estável e fácil de usar. Quando mais estável e fácil, menor é a procura por treinamentos, já que os usuários tem menos dificuldades em usar o sistema em primeiro lugar.


-Aqui o Morimoto explica que a decisão ainda não foi tomada:

Citar
a) Não é uma decisão final, ou seja, caso consiga arrumar mais tempo para trabalhar no projeto posso continuá-lo por mais algumas versões. Entretanto isso é uma decisão particular, que não depende de comentários ou qualquer apoio externo.

b) Não pretendo fazer um trabalho “nas coxas”, continuando apenas por continuar, de forma que continuo apenas se for possível produzir atualizações com uma qualidade superior à atual.


-Aqui o Morimoto deixa em aberto a possibilidade de a comunidade assumir o projeto daqui pra frente:

Citar
c) Um grupo disposto a assumir o projeto seria bem-vindo, desde que formado por pessoas sérias, com tempo livre suficiente e com as habilidades técnicas necessárias.


Piras

  • Visitante
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2007, 20:34 »
Durante um período de transição ele poderia adotar uma solução intermediária, delegando o desenvolvimento a um grupo de usuários qualificados mas preservando o direito a última palavra sobre questões importantes, como a base de desenvolvimento, a aptidão para lançar uma versão estável ou a necessidade de novas versões de testes, etc. Seria uma forma de reduzir a própria carga de trabalho e ainda sim preservar a marca Kurumin de decisões desastradas.

De qualquer modo, espero que prevaleça o bom-senso. E concordo com a alusão ao prestígio do Kurumin, inclusive internacional: todos reconhecem que se trata de um projeto bastante meritório e que cumpriu um papel importante na história do Linux. O Ladslav Bdonar, responsável pela Distrowatch é um dos sujeitos mais cosmopolitas que eu conheço: além de acompanhar o desenvolvimento do Linux em todo mundo, ele domina ou "belisca" vários idiomas, inclusive o nosso Português.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2007, 12:35 por Piras »

Offline amaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:18 »
Se o kurumin tivesse sido a distro do pc para todos, não teria desisntalado e acredito que muita gente também não. Aprendi muito com o Morimoto e seus companheiros do guiadohardware. Espero que o projeto Kurumin não morra.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:27 »
Acho que o Morimoto está tendo posições muito sensatas nesse momento.

Acho que ele deve mesmo passar pra frente o Kurumin para poder se dedicar aos seus livro e ao seu excelente site.

Mas concordo com o Piras, ele deveria manter o controle da distro, ao estilo Slackware, mesmo sem desenvolvê-la diretamente. Assim a comunidade participaria do desenvolvimento e não se correria o risco de mancharem a marca que ele criou.   

Offline Nelson Quintanilha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 522
  • "O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #25 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:35 »
Só para tranquilizar quem respeita o Linux e a liberdade de escolha, já que essa deve ser sua essência.
Retirado do Forum Gdh: http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/744335/

 Padrão  Adiamento no cronograma do Kurumin 8
Este é só um aviso para esfriar os ânimos de quem esteja aflito pela falta de novas versões de desenvolvimento.

Como todos bem sabem, o Kurumin 7 é baseado no Debian Etch, que é a atualmente versão estável do Debian. Graças a isso, o Kurumin 7 tem se revelado muito mais estável que as versões anteriores, com upgrades suaves e atualizações se segurança disponibilizadas pontualmente pela equipe do security.debian.org.

As versões 7.0r2 e 7.0r3 disponíveis nos mirrors de download incluem apenas pequenas atualizações vindas dos repositórios do Debian, de forma que quem já está usando o Kurumin 7.0 pode simplesmente atualizar o sistema via apt-get, sem precisar reinstalar.

A próxima versão do Kurumin será o Kurumin 8, baseado no Lenny (a próxima versão estável do Debian). O lançamento das primeiras versões de desenvolvimento estava planejado para junho/julho deste ano, mas por falta de tempo a data precisará ser adiada, possivelmente para o início de 2008, coincidindo com a época de férias.

Enquanto isso continuarão sendo disponibilizadas versões com pequenas atualizações, mantendo a idéia de releases estáveis.

Valeu Morimoto.

Offline proberio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #26 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:50 »
Realmente é uma pena como todos já disseram!
Eu iniciei no Linux através do Kurumin 3, posso afirmar que a contribuicao do Morimoto ao Linux no Brasil tem sido respeitável, elogiável.
GNU/Linux User: #435780

Conhecimento é pra ser usado, coloque em prática, ensine alguém porque ninguém nasceu sabendo!!

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #27 Online: 20 de Novembro de 2007, 21:37 »
gostei dessa não. comecei com aquele pinguim de cocar e agora ele vai sumir.... essa realmente não é uma notícia boa. conheço 6 pessoas que usam essa distro e adoram. tenho certeza que elas não ficarão contentes com isso. afinal, até pra quem não usa é ruim, pq com as distros sumindo, a falta de concorrentes entre as mesmas possam fazer com elas não evoluam tão rápido. penso eu assim.

Offline Helder.mauricio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #28 Online: 16 de Abril de 2008, 08:32 »
Vou colocar minha opniao aqui mesmo que faz 120 dias que não e'acrecentado nada aqui

Aprendi a utilizar o linux utilizando o kurumin 4 depois o 5 o 6 o 7 agora por necessidade de atualização eu instalei o ubuntu 7.10 e não gostei instalei por cima o kde não gostei copiei as coisas do kurumin 7 os scripts e atualizei os  icones magicos não instalou faltou uma biblioteca arrumei e agora eu tenho um kurumin baseado no ubuntu que roda mais ou menos, uma Hora abre o konqueror outra abre outro mas estou tocando

Sobre a descontinuação do KURUMIN é uma perda lamentavel pois estamos vendo um novo bil se aproximar.

Uma coisa eu aprendi com um rico "Quem ganha dinheiro é o investidor não o inventor".

Nos Brasileiros temos a pecima mania de valorisar as coisas de fora mesmo que não seja boa como as que já estao aqui.

O ubuntu me serve mas não é bom.

Helder Mauricio Gomes Ferreira

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: a provável descontinuação do Kurumin
« Resposta #29 Online: 16 de Abril de 2008, 08:51 »
A muitos anos atrás eu testei o Kurumin. Naquela época eu achei-o ruim, pois eu não tinha conhecimento em particionamento de HD e nisso o Kurumin não ajudava muito. Desisti - fora o fato do KDE dele ser poluído demais da conta.

Eu testei o Ubuntu 5.1 logo depois e achei-o mais agradável e sem a cara do Windows.

Se o Kurumin findou-se foi por conta da decisão do mantenedor e isso nada tem a ver com os usuários do sistema, pois muitos deles mais ajudavam do atrapalhavam.

E nada tem a ver essa de "péssima mania" dos brasileiros em não dar valor ao produto nacional, pois neste caso, mais ainda, o Kurumin era um projeto pessoal e centralizado; e no Ubuntu QUALQUER um pode ajudar a equipe desenvolvedora, dando sugestões, traduzindo etc...

E acho que essa decisão do fim do Kurumin é por conta mais do sucesso do Ubuntu. Afinal, é O sistema baseado em linux mais fácil, difundido e com vasto material em pt-br que existe no mundo. Nenhuma distro nacional pode bater de frente com ele. Se isso é ruim ou não, só o tempo dirá.

Mas fique calmo... a SUN vai saber bem o que fazer com o Ubuntu em breve! hehehehe