Autor Tópico: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?  (Lida 6715 vezes)

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil

 ???
Caros linuxers, Boa noite,

Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? Por exemplo, se eu quiser mudar para o fluxbox como eu faço, isto é, baixo, instalo e configuro? E se eu quiser mudar para o gnome, como eu faço isto também? É através do painel de controle ou do terminal pelo apt-get install? Obrigado pela dica.

 8)
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2007, 01:21 »
Sim, você pode, basta instalar os ambientes gráficos que você deseja.

Depois de instalados, para mudar basta, durante a tela de login, você escolher a seção que você deseja.

Para instalar acredito que pelo synapctic resolverá seu problema.

Abraços

Offline norio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2007, 07:12 »
Uso o Ubuntu 7.10 e também tinha vontade de experimentar o KDE. Pois bem, instalei o KDE e configurei-o para ser o padrão. Realmente no boot dá para escolher qual usar. Só que qdo entrava com o Gnome, tinha muitas coisas que não respondiam mais. O que mais me irritou foi não poder desligar no modo gráfico, pois a opcao desligar não respondia. Acredito que deveria funcionar normalmente. também gostaria de saber, como o amigo que postou a dúvida, se isto não causa problema. Se o que aconteceu comigo foi, digamos assim, uma infelicidade,  que normalmente não deveria acontecer. Deve ter um modo correto para instalar outras interfaces gráficas, para que todos funcionem normalmente.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2007, 10:28 »
Não é normal que ao instalar o KDE o Gnome passe a ter comportamento anormal. Como tu fez a instalação do KDE?


Eu já realizei a mesma operação antes e nunca tem nada errado, o comando usado foi:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install kubuntu-desktop
Tambem já instalei o XFCE

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xubuntu-desktop
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline norio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2007, 10:53 »
Uso o Ubuntu 7.10 e também tinha vontade de experimentar o KDE. Pois bem, instalei o KDE e configurei-o para ser o padrão. Realmente no boot dá para escolher qual usar. Só que qdo entrava com o Gnome, tinha muitas coisas que não respondiam mais. O que mais me irritou foi não poder desligar no modo gráfico, pois a opcao desligar não respondia. Acredito que deveria funcionar normalmente. também gostaria de saber, como o amigo que postou a dúvida, se isto não causa problema. Se o que aconteceu comigo foi, digamos assim, uma infelicidade,  que normalmente não deveria acontecer. Deve ter um modo correto para instalar outras interfaces gráficas, para que todos funcionem normalmente.


O que eu fiz foi examente o que vc. fez. Segui uma dica do Ubuntu Linux Dicas & afins



Para quem quer experimentar outros sabores do Ubuntu, como Kubuntu (KDE) e Xubuntu (XFCE), poderá fazê-lo via dois comandos:

Este, para a instalação do Kubuntu:

# apt-get install kubuntu-desktop

Este, para a instalação do Xubuntu:

# apt-get install xubuntu-desktop

Esta dica é válida apenas para Ubuntu 6.06 LTS e superiores.

Postado por Fred - Blog Pessoal


Como eu disse antes, nem sempre a instalacao de um novo programa se comporta da mesma maneira em cada computador, devido a outros programas já instalados ou por outra coisa.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 10:56 por norio »

Offline norio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2007, 11:13 »
Uso o Ubuntu 7.10 e também tinha vontade de experimentar o KDE. Pois bem, instalei o KDE e configurei-o para ser o padrão. Realmente no boot dá para escolher qual usar. Só que qdo entrava com o Gnome, tinha muitas coisas que não respondiam mais. O que mais me irritou foi não poder desligar no modo gráfico, pois a opcao desligar não respondia. Acredito que deveria funcionar normalmente. também gostaria de saber, como o amigo que postou a dúvida, se isto não causa problema. Se o que aconteceu comigo foi, digamos assim, uma infelicidade,  que normalmente não deveria acontecer. Deve ter um modo correto para instalar outras interfaces gráficas, para que todos funcionem normalmente.


O que eu fiz foi examente o que vc. fez. Segui uma dica do Ubuntu Linux Dicas & afins



Para quem quer experimentar outros sabores do Ubuntu, como Kubuntu (KDE) e Xubuntu (XFCE), poderá fazê-lo via dois comandos:

Este, para a instalação do Kubuntu:

# apt-get install kubuntu-desktop

Este, para a instalação do Xubuntu:

# apt-get install xubuntu-desktop

Esta dica é válida apenas para Ubuntu 6.06 LTS e superiores.

Postado por Fred - Blog Pessoal


Como eu disse antes, nem sempre a instalacao de um novo programa se comporta da mesma maneira em cada computador, devido a outros programas já instalados ou por outra coisa.



Depois que fiz esta citacão, andando por outros tópicos, achei a explicacão o "do por que" acontece o problema para desligar, no tópico abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28139.msg162199.html#msg162199

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:17 »
O sudo apt-get install QUALQUER_COISA-desktop também muda os mecanismos de integração da interface com o sistema operacional. Se instalar apenas a interface, não vai alterar nada, mas dependendo da interface instalada, a integração não será completa.

Os QUALQUER_COISA-desktop são meta pacotes, ou seja, contém apenas uma lista de pacotes necessários para interface e a integração da mesma funcionarem corretamente. Qualquer problema decorrido da instalação de outra interface será corrigido com a instalação ou reinstalação do meta pacote correspondente.

 ;) flws!

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2007, 04:31 »
 ???
Oi, colegas do forum ubuntu que tenha conhecimento sobre esse assunto, vocês poderiam me dar uma ajuda? Eu baixei o gnome, o fluxbox e o lightening e gostaria de retornar para o kde aparecendo somente a opção de login que era antes. Como faço para voltar aparecer somente o gerenciador de login (kdd), pois quando aparece a tela (agora) para inserir usuário e senha, é a tela do debian e não mais somente a tela antiga, pois agora tem aparecido outras opções para escolher a interface gráfica (kde,gnome, fluxbox, lightening, etc...), mas não gostei dos outros ambiente gráficos. Eu já removi eles pelo apt-get remove e fiz o update do kde, mas eles continuam aparecendo nas opções de login no start do linux. Quero que apareça somente o kde com o login antigo (que era único e não várias opções com está agora) de novo? Você poderia me ensinar? Eu já fiz o update do sistema, mas não modificou para o anterior. Um abraço.

 :)
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline Virus_cg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
  • Kubuntu Feisty Fawn - 7.04
    • Ver perfil
    • The Home Of Virus_cg
Re: Posso mudar de ambiente gráfico no ubuntu ? gnome, flubox, kde, etc... ?
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2007, 09:52 »
faça:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install kubuntu-desktop
Se não der certo, tente reinstalar com:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install --reinstall kubuntu-desktop
Se ainda sim não der certo, reinstale o KDM (Kde Desktop Manager) com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install --reinstall kdm
 ;) flws!