Dúvida LIVE CD UBUNTU

Iniciado por JOTAEF, 16 de Novembro de 2007, 15:10

tópico anterior - próximo tópico

JOTAEF

Pessoal,

Devido a inúmeros problemas com o meu Windows (só este ano já formatei o pc 01 vez e reinstalei o windows 02 vezes), estou querendo mudar de sistema, tenho lido alguns artigos procurando aprender um pouco mais sobre o Linux, têm encontrado muitas dificuldades mas vou tentar assim mesmo, estou experimentando o kurumin (live cd) e também o Ubuntu (live cd), no Kurumin há um tutorial que ensina como gravar a imagem iso  no HD e fazer com que o boot seja dado diretamente através dela a fim de que torne mais rápido o acesso ao sistema e há  também paossibilidade de gravação de alguns arquivos de configuração do cd live (http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/), alguém do Fórum sabe se há esta possibilidade também com o Ubuntu 7.10  rodando direto do cdrom?  E também não estou conseguindo configurar minha conexão á internet  no Ubuntu 7.10 através da placa wirelless. alguèm, por favor, sabe o que pode ser feito?

Muito Obrigado!

leandrovargas

JOTAEF Bem vindo à Liberdade! Você quer rodar o Ubnuntu direto do CD??? O live cd, do ubuntu, que você disse que tem é para exatamente isso. Já sobre a internet, é banda larga?? Via rádio?? Virtua??
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

JOTAEF

Citação de: leandrovargas online 16 de Novembro de 2007, 15:20
JOTAEF Bem vindo à Liberdade! Você quer rodar o Ubnuntu direto do CD??? O live cd, do ubuntu, que você disse que tem é para exatamente isso. Já sobre a internet, é banda larga?? Via rádio?? Virtua??

Olá Leandro,

Uso internet via rádio, e estou com outro problema em relação  ao utilizar o live cd  do Ubuntu 7.10 ,  além de não conseguir configurar a internet, não estou conseguindo abrir mais de uma janela,  por alguns momentos o programa não responde aos comandos, creio que  que não seja problema de memória pois meu computador tem 512 gb de mémoria ram, já em relação ao Kurumin usando o cd life configurei e consigo acessar a net inclusive estou usando-o agora, entretanto, não consigo acessar  a unidade de disquete,  apesar de ter montado a mesma, quanto ao hd consigo acessar os dados, somente em modo leitura.  Li um um artigo do Morimoto que já é possivel ler e gravar em partição ntfs, usando linux , inclusive o Kurumin tem programa que ajuda neste sentido, mas aqui não funciona por que será?

Obrigado!

csat

JOTAEF

Só vi isso no Knoppix 5.1.1.  As alterações feitas durante uma sessão no LIVE CD são gravadas em um arquivo no disco rígido e ao carregar de novo o LIVE CD no próximo boot ele abre uma opção para ler o que foi gravado antes.  Como o Kurumin se baseia no Knoppix e no Kanotix pode ser que tenha também algo semelhante.  Eu tenho o Kurumin 7.0 mas se encontra instalado em outra máquina funcionando como servidor portanto não usei essa característica.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

VB5

Citação de: JOTAEF online 16 de Novembro de 2007, 17:27
Olá Leandro,

Uso internet via rádio, e estou com outro problema em relação  ao utilizar o live cd  do Ubuntu 7.10 ,  além de não conseguir configurar a internet, não estou conseguindo abrir mais de uma janela,  por alguns momentos o programa não responde aos comandos, creio que  que não seja problema de memória pois meu computador tem 512 gb de mémoria ram, já em relação ao Kurumin usando o cd life configurei e consigo acessar a net inclusive estou usando-o agora, entretanto, não consigo acessar  a unidade de disquete,  apesar de ter montado a mesma, quanto ao hd consigo acessar os dados, somente em modo leitura.  Li um um artigo do Morimoto que já é possivel ler e gravar em partição ntfs, usando linux , inclusive o Kurumin tem programa que ajuda neste sentido, mas aqui não funciona por que será?

Obrigado!

JOTAEFE,
seja bem-vindo!... vamos ver se conseguimos ir esclarecendo suas dúvidas aos poucos:
- a demora na resposta pode vir do fato de estar executando o Ubuntu a partir do CD; fica lento mesmo... quanto à memória, você tem mais do que o suficiente.
- sobre configurar a Internet, seria de ajuda se pudesse descrever melhor o problema. Em princípio, basta fornecer os dados básicos sobre o provedor.
- É possível sim ler e gravar a partir do Ubuntu em partições NTFS usando o NTFS-3G, que creio que já vem na versão 7.10 ( não garanto porque as máquinas que uso tem FAT32, na qual o Ubuntu tem leitura/escrita nativas).

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

JOTAEF

VB5,

Corrigindo dos dados que forneci anteriormente, a memória ram do meu pc é 512MB, o problema não é nem que o sistema fica lento, simplesmente  depois de uns 15 minutos aproximadamente,   ele pára de responder aos comandos apesar de não travar o pc, quanto a configuração na internet : fui em sistema>redes> escolhi a placa de rede  forneci o dns, o ip fixo, gateway, e a máscara de sub-rede, e ao tentar navegar fala que não foi possível encontrar o servidor, pode ser que tenha que deixado marcar algo  correto nesta caixa de diálogo da configuração, tem como vc descrever aqui os procedimentos básicos corretos ou indicar-me um tutorial a respeito desta configuração? Já procurei na net e não encontrei. Mesmo usando live cd ele grava as configurações no hd? como é nome e o local que fica este arquivo?  As dúvidas são muitas espero contar com a paciência de vc e os demais colegas aqui do fórum.

Obrigado.

VB5

JOTAEF,

vamos tentar ver um problema de cada vez...

Quanto à Internet: Qual o tipo de conexão que você usa? Tenho Virtua, e quando entrei com o Live CD o Firefox já saiu navegando perfeitamente, pois não dependia desses dados. Se sua conexão for diferente, pode ser isso... qual é sua placa de rede?

Quanto à falta de resposta depois de algum tempo: Difícil dizer, sem o sistema estar instalado. algum programa em particular está rodando quando acontece?...

Como o csat falou, grava sim, mas não sei dizer o nome do arquivo nem onde fica, pois instalei imediatamente o Ubuntu.

Vamos tentar resolver primeiro a questão da Internet, mas tenha em mente que rodando do CD tudo é bem mais complicado... o ideal é instalar e depois configurar tudo. Se tiver alguma dúvida sobre a instalação, é só perguntar!... Boa sorte!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

JOTAEF

VB5,

Uso conexão via rádio usando a placa 802.11g PCI Wireless Adapter, antes de instalar o linux estou tentando conhecer algumas distros, a fim de escolher a que melhor me agrade,  por isso estou usando o live cd do kurumin, Ubuntu e Mandriva.

VB5

Ficou difícil... placas wireless já costumam ser complicadas por si sós; rodando do CD, muito mais. Talvez alguém mais aqui saiba algo que resolva (wireless não é minha praia...), mas não espere muito da conexão nessas condições.

VB5

csat

Concordo com o VB5 sobre configurar placas de rede sem fio.  Os diversos tutorials disponíveis aqui no FORUM e no FORUM do Ubuntu em Ingles são muito extensos e é uma perda de tempo segui-los com distribuições Linux rodando em LiveCD.  Cada distribuição tem uma característica mas, atualmente, a que melhor provê recursos e soluções para o usuário é a distribuição Ubuntu.

Digo isso porque já testei todas que o JOTAEF se reportou, além da openSUSE que também utilizo no notebook.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086