Autor Tópico: Instalando no hd com badblocks ...  (Lida 2703 vezes)

Offline raizforte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Liveup yourself
    • Ver perfil
Instalando no hd com badblocks ...
« Online: 14 de Novembro de 2007, 14:26 »
 Seguinte meu hd está baleado deixei o notebook cair no chão e ta dificil de instalar agora, preciso de um help.
Instalei o windows sem particionar o hd só que ele travou geral, então quero apagar tudo criar três partições só para o linux e corrigir os badblocks que aparece quando ligo o livecd.
Quem poderia me orientar no seguinte sentido, se é melhor eu ir direto para o instalador do Ubuntu particionar e formatar sem corrigir ou faço as correções e marco os badblocks para dai instalar?

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalando no hd com badblocks ...
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2007, 14:51 »
Acho melhor tentar corrigir os badblocks (se é que vai ser possível) antes de instalar qualquer sistema. Eu tinha um HD com Badblocks, e consegui identificar + o - onde estavam, (era para o final d disco). Conclusão, fiz uma partição dividindo a parte "boa" e a parte "ruim" do HD e abandonei a parte ruim.
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Offline raizforte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Liveup yourself
    • Ver perfil
Re: Instalando no hd com badblocks ...
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2007, 14:58 »
Ta e como que corrige esse tal de badblocks? Tenho que gravar algum arquivo?

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Instalando no hd com badblocks ...
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2007, 15:02 »
Cara tem um programa que uso e recomendo que é o hdd regenereitor, ele tem uma versão free, na net, a unica desvantagem é que na versão free ele conserta o badblocks e vc tem que reiniciar o micro para ele continuar a verificação, eu uso e recomento, vc instala ele (windows) e ele cria um disquete de boot. Ai é só ter um pouco de paciencia que vai!!! Qualquer coisa me manda um e-mail que envio para vc!!

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline raizforte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Liveup yourself
    • Ver perfil
Re: Instalando no hd com badblocks ...
« Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2007, 15:09 »
Mas velho não está nem iniciando o windows, estou usando um livecd do linux para poder ligar o computador, queria saber o que fazer antes de formatar tudo e ficar sem internet ...

Offline raizforte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Liveup yourself
    • Ver perfil
Re: Instalando no hd com badblocks ...
« Resposta #5 Online: 14 de Novembro de 2007, 15:33 »
Código: [Selecionar]
3. Executando o comando badblocks:

Sintaxe: badblocks [opções] dispositivo contagem-bloco

# badblocks -o badblocks_encontrados.dat -n -v /dev/hda4
Checking for bad blocks in non-destructive read-write mode
From block 0 to 8201182
Testing with random pattern:
Pass completed, 0 bad blocks found.

Descrevendo o comando acima:

    * A opção -o: Especifica o nome do arquivo que será uma "lista" com os badblocks encontrados;
    * A opção -n: Realiza um teste não-destrutivo, gravando em cada bloco e depois lendo-o, enquanto preserva os dados. Isso deve demorar um pouco;
    * A opção -v: Ativa modo verbose;
    * O dispositivo: Especifica o dispositivo que você quer verificar, /dev/hd??.


AVISO: Nunca utilize a opção -w em um dispositivo contendo dados importantes. Esta opção irá apagar (deletar) os dados. Para checagem não-destrutiva, utilize a opção -n. Essa opção demora um pouco mais.

Referência:

    * Guia Foca Linux

Eu tentei fazer isso mas tinha dado espaço insuficiente ... onde eu salvo ele deve ter mais de 1 giga  :-X ???

Offline raizforte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Liveup yourself
    • Ver perfil
Re: Instalando no hd com badblocks ...
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2007, 13:11 »
De Novo

Baixei e criei a imagem do "Ultimate Boot CD" ele contém algumas ferramentas de disco estou tentando usar o "spfdisk" Special Fdisk, apaguei todas partiçoes e estou criando 3 Uma Swap, uma Linux Native com 1 GB(Para colocar um linux de recovery) e uma com o que sobrar do hd,
Agora vou passar uma checagem de badblocks através do "SPFDISK" será que vai resolver? Daqui dois dias eu volto com a informação.