Autor Tópico: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.  (Lida 37751 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #15 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:30 »
Rapaziada boa, cm tem muita coisa para eu ler e executar, vou fazendo aos poucos e depois retorno a vcs dois, ok!!

Muitíssimo obrigado, por enquanto, claro, né!!

Abração,

Marcopolo

Alarcon, vc notou a screen que enviei?

[  ]s

====Editando====

Desculpe-me meu mestre, é a idade, é a idade!!!rsss
Olha ela aqui novamente:



Nesta janela está tudo ok marcopolo. Agora falta só em relação aos grupos que seu usuário evandro2 pertence.

Agora vá no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos novamente e clique em Gerenciar Grupos e selecione, se já não estiver, o seu usuário evandro2 nestes grupos aqui:

- scanner
- netdev
- lpadmin
- powerdev
- admin

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:40 »
Marcopolo me responda uma coisa, quando você usa algum comando que é preciso ser superusuário você usa o sudo com que senha, a senha do evandro2 ou a senha do evandro sendo que o usuário corrente é o evandro2?

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:43 »
Rapaziada boa, cm tem muita coisa para eu ler e executar, vou fazendo aos poucos e depois retorno a vcs dois, ok!!

Muitíssimo obrigado, por enquanto, claro, né!!

Abração,

Marcopolo

Alarcon, vc notou a screen que enviei?

[  ]s

====Editando====

Desculpe-me meu mestre, é a idade, é a idade!!!rsss
Olha ela aqui novamente:



Nesta janela está tudo ok marcopolo. Agora falta só em relação aos grupos que seu usuário evandro2 pertence.

Agora vá no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos novamente e clique em Gerenciar Grupos e selecione, se já não estiver, o seu usuário evandro2 nestes grupos aqui:

- scanner
- netdev
- lpadmin
- powerdev
- admin



Olha aqui as duas telas. Mas essa dica eu não entendi muito bem, não! Vc diz para eu ver se evandro2 está incluso na lista? se for isso, positivo!



O que quero dizer é o seguinte, quando você vai na parte de grupos, tem vários grupos por lá aí você seleciona um grupo, por exemplo o grupo scanner clica no botão Propriedades e vê se seu usuário evandro2 esta contido nele (selecionado, marcado).

Os únicos grupos que o evandro2 tem de pertencer são os já citados, além é claro do grupo evandro2 que ele já pertence por padrão.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 17:52 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:44 »
Rapaziada boa, cm tem muita coisa para eu ler e executar, vou fazendo aos poucos e depois retorno a vcs dois, ok!!

Muitíssimo obrigado, por enquanto, claro, né!!

Abração,

Marcopolo

Alarcon, vc notou a screen que enviei?

[  ]s

====Editando====

Desculpe-me meu mestre, é a idade, é a idade!!!rsss
Olha ela aqui novamente:



Nesta janela está tudo ok marcopolo. Agora falta só em relação aos grupos que seu usuário evandro2 pertence.

Agora vá no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos novamente e clique em Gerenciar Grupos e selecione, se já não estiver, o seu usuário evandro2 nestes grupos aqui:

- scanner
- netdev
- lpadmin
- powerdev
- admin



Olha aqui a correta, pois a outra saiu errada!

Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:49 »
Rapaziada boa, cm tem muita coisa para eu ler e executar, vou fazendo aos poucos e depois retorno a vcs dois, ok!!

Muitíssimo obrigado, por enquanto, claro, né!!

Abração,

Marcopolo

Alarcon, vc notou a screen que enviei?

[  ]s

====Editando====

Desculpe-me meu mestre, é a idade, é a idade!!!rsss
Olha ela aqui novamente:



Nesta janela está tudo ok marcopolo. Agora falta só em relação aos grupos que seu usuário evandro2 pertence.

Agora vá no Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos novamente e clique em Gerenciar Grupos e selecione, se já não estiver, o seu usuário evandro2 nestes grupos aqui:

- scanner
- netdev
- lpadmin
- powerdev
- admin



Olha aqui a correta, pois a outra saiu errada!



Você viu minha mensagem acima?

Resumindo você tem de selecionar cada um destes grupos aqui:

- scanner
- netdev
- lpadmin
- powerdev
- admin

Clicar no botão Propriedades,  na janela de grupos que você está mostrando, com cada um deles, um de cada vez, e verificar se o usuário evandro2 está selecionado, marcado para fazer parte destes grupos.


« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 17:52 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:51 »
Marcopolo me responda uma coisa, quando você usa algum comando que é preciso ser superusuário você usa o sudo com que senha, a senha do evandro2 ou a senha do evandro sendo que o usuário corrente é o evandro2?

Meu jovem, eu estou usando a mesma senha nos dois, para não esquecer! E agora, mano?
Eu sempre uso o sudo e qdo pede a senha eu coloco a que registrei no evandro2(igual a do evandro)
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:54 »


Você viu minha mensagem acima?

Resumindo você tem de selecionar cada um destes grupos aqui:

- scanner
- netdev
- lpadmin
- powerdev
- admin

Clicar no botão Propriedades,  na janela de grupos que você está mostrando, com cada um deles, um de cada vez, e verificar se o usuário evandro2 está selecionado, marcado para fazer parte destes grupos.




Agora sim, entendi e vou lá observar e executar!


===Editando====

Todas as opções estão ticadas, só que está meu nome nas duas, como abaixo:

« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 18:05 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:58 »
Marcopolo me responda uma coisa, quando você usa algum comando que é preciso ser superusuário você usa o sudo com que senha, a senha do evandro2 ou a senha do evandro sendo que o usuário corrente é o evandro2?

Meu jovem, eu estou usando a mesma senha nos dois, para não esquecer! E agora, mano?
Eu sempre uso o sudo e qdo pede a senha eu coloco a que registrei no evandro2(igual a do evandro)

Bem talvez o clcampos saiba explicar melhor por que realmente fiquei com uma dúvida já que a senha para se usar o sistema como root é a senha do usuário, então não sei se é só do primeiro usuário ou se outros com permissão administrativa também tem esse liberdade sendo necessário somente digitar sua senha normal, por isso lhe perguntei mas como você usa a mesma não dá para saber assim.

Pela lógica, se este novo usuário tem permissões administrativas, o correto seria usar sua senha se fosse usar algo como root.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:05 »
A eu aqui, fiquei olhando porque o alarcon mandou bem e achei que dois enchendo aqui de mensagem ia mais é atrasar o Marcopolo.

Bem, quando você abre um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digita sudo alguma coisa não esta usando a senha do root, e sim informando ao sistema que você é você mesmo (afinal, para saber sua senha teoricamente só você mesmo) e que quer fazer algo que apenas o usuário com status de administrador pode fazer.

Portanto ter a mesma senha de um usuário administrador não diz nada, e também não adianta usar o sudo se seu usuário não tiver as devidas permissões. Até onde já li o mais importante é estar no grupo admin e acho que seu usuário esta OK.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 18:08 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:11 »
Agora eu fiquei mais perdido que barata em chapa quente! Rsssssssss

Vcs dois viram as telas que enviei?
E agora, como se pode concluir isso tudo?

Será que eu não poderia excluir o usuário normal, que criamos além do root, qdo instalamos a distro?
Eu no caso só ficaria com o evandro2(que é o q foi criado depois do bug no primeiro) com status de user normal!

[  ]s,

marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:15 »
Agora eu fiquei mais perdido que barata em chapa quente! Rsssssssss

Vcs dois viram as telas que enviei?
E agora, como se pode concluir isso tudo?

Será que eu não poderia excluir o usuário normal, que criamos além do root, qdo instalamos a distro?
Eu no caso só ficaria com o evandro2(que é o q foi criado depois do bug no primeiro) com status de user normal!

[  ]s,

marcopolo.

marcopolo você fez o que pedi, para olhar os grupos?

A questão da senha é só por que eu ia pedi para você eliminar o usuário evandro e não o evandro2 (atenção), pois ele está sem funcionar mesmo, mas fiquei com dúvida se eliminando ele você ficaria sem acessar o sistema como root.

Agora creio que o problema que você está enfrentando não seja por causa deste seu outro problema com o usuário evandro. De qualquer forma é melhor confirmar se seu usuário evandro2 está nos grupos corretos.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 18:19 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:20 »
Agora eu fiquei mais perdido que barata em chapa quente! Rsssssssss

Vcs dois viram as telas que enviei?
E agora, como se pode concluir isso tudo?

Será que eu não poderia excluir o usuário normal, que criamos além do root, qdo instalamos a distro?
Eu no caso só ficaria com o evandro2(que é o q foi criado depois do bug no primeiro) com status de user normal!

[  ]s,

marcopolo.

marcopolo você fez o que pedi, para olhar os grupos?

A questão da senha é só por que eu ia pedi para você eliminar o usuário evandro e não o evandro2 (atenção), pois ele está sem funcionar mesmo, mas fiquei com dúvida se eliminando ele você ficaria sem acessar o sistema como root.

Agora creio que o problema que você está enfrentando não seja por causa deste seu outro problema com o usuário evandro.

Viu tudo sim e conferi de acordo com que vc citou! Está tudo nos trinks. Olha só abaixo, no post nº 21 (as screens), ou melhor, a screen com as três telas.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 18:23 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:25 »
Vi sim suas screenshots.

Ia pedir para você eliminar o Evandro assim:

Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos e na janela que se abrir selecionar o evandro e clicar no botão excluir e caso ele apresentasse alguma outra janela selecionava remover tudo quanto for de opção referente ao usuário evandro. Atenção que não deve ter na pasta /home/evandro/ nada de importante por que ele irá removê-la se você escolher retirar o evandro.

Minha dúvida é somente essa se ao eliminar o usuário problemático evandro (que era o principal do sistema, aquele criado durante a instalação) e deixar somente o evandro2 com todas as permissões de usuário e grupo do anterior (evandro), qual senha usar com o comando sudo se fossem senhas diferentes (no seu caso não é).

clcampos pode entender mais sobre isso.

Na verdade gosto mais quando se usa uma conta root e uma conta de usuário com em outras distribuições ( Archlinx, slackware e etc).
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 18:31 por alarcon »

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:30 »

Vi sim suas screenshots.

Ia pedir para você eliminar o Evandro assim:

Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos e na janela que se abrir selecionar o evandro e clicar no botão excluir e caso ele apresentasse alguma outra janela selecionava remover tudo quanto for de opção referente ao usuário evandro. Atenção que não deve ter na pasta /home/evandro/ nada de importante por que ele irá removê-la se você escolher retirar o evandro.

Já mandei "pro espaço". Deletei, pois já havia copiado as coisas importantes naquele dia que vc me ajudou a criar outro usuário, lembra?

Mas voltando a falar na atualização, será que consigo executar agora?

====Edit====

Agora, onde se guarda os arquivos em vídeo aulas do programa XVidCap Screen Capture? Fiz um vídeo e não encontro.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 18:34 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

alarcon

  • Visitante
Re: Dúvida para atualizar de 7.04 para 7.10.
« Resposta #29 Online: 10 de Novembro de 2007, 18:32 »

Vi sim suas screenshots.

Ia pedir para você eliminar o Evandro assim:

Menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos e na janela que se abrir selecionar o evandro e clicar no botão excluir e caso ele apresentasse alguma outra janela selecionava remover tudo quanto for de opção referente ao usuário evandro. Atenção que não deve ter na pasta /home/evandro/ nada de importante por que ele irá removê-la se você escolher retirar o evandro.

Já mandei "pro espaço". Deletei, pois já havia copiado as coisas importantes naquele dia que vc me ajudou a criar outro usuário, lembra?

Mas voltando a falar na atualização, será que consigo executar agora?

Só testando marcopolo.