Os problemas de reconhecimento de hardware do Gutsy não se resumem aos computadores antigos. O meu tem pouco mais de um ano e houve problemas de detecção com o Live CD, problemas que - felizmente - não se repetiram com o disco alternate, ao menos na versão final. Diga-se de passagem que sofri o mesmo com o openSuse - com o disco de instalação do Gnome e o Live CD - e que o Live CD do Fedora 8 funcionou à perfeição.
Aliás, o Live CD do Ubuntu eu testei em duas máquinas bem diferentes, embora ambas recentes. Na primeira, um AMD de 64 bits com placa ATI Tadeon, o problema foi aquele loop infinito, que impedia o acesso ao Gnome, devolvendo-me sempre ao GDM. Na segunda, um Itautec com placa Intel, tive que configurar o Xorg "no braço" para obter a resolução de vídeo correta.
Os elogios ao reconhecimento de hardware do Fedora 8 têm sido generalizados, assim como têm sido generalizados em vários fóruns estrangeiros as reclamações a respeito dos problemas de detecção do Gutsy. Não nos iludamos, os primeiros dias do Ubuntu 7.10 não foram nenhuma Brastemp. Espero que ele reaja tão bem quanto o Edgy, que apresentou muitos problemas de início e após dois ou três meses já superara a má impressão.