Autor Tópico: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e vídeos  (Lida 9881 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Citar
Destaques da Versão


[Dica]   Últimas Notas de Versão na Web
Estas notas de versão podem ser atualizadas. Visite http://docs.fedoraproject.org/release-notes/ para ver as últimas notas de versão para o Fedora.

2.1. Tour do Fedora

Você pode encontrar um tour repleto de figuras e vídeos desta excitante nova versão em http://fedoraproject.org/wiki/Tours/Fedora8.

2.2. Novidades do Fedora

Esta versão inclui novas versões significantes dos componentes chave e tecnologias. As seções seguintes fornecem uma visão geral da maioria das mudanças desde a última versão do Fedora.

2.2.1. Variantes (Spins)

O Fedora inclui várias variantes (spins), com diferentes combinações de aplicativos que respeitam os requisitos dos usuários finais. Além de uma imagem boot.iso muito pequena para a instalação via rede, os usuários ainda têm as seguintes opções:

 
* Uma imagem regular para os usuários de computadores pessoais, estações de trabalho e servidores. Esta variante oferece um bom ciclo de atualizações e um ambiente familiar para os usuários de versões anteriores do Fedora.
   
* Uma de quatro imagens Live que podem rodar de um disco ou dispositivo flash USB e que podem ser instaladas no disco rígido como desejado. Veja a seção "Live" para maiores informações acerca das imagens Live.

Mas spins personalizadas estão disponíveis em http://spins.fedoraproject.org. Lembre-se de que essas imagens Live podem ser usadas em mídia USB através do utilitário livecd-iso-to-disk disponível no pacote livecd-tools.
2.2.2. Recursos

* Esta versão traz o GNOME 2.20. O GNOME agora inclui notificação de novas mensagens no cliente de email Evolution, a habilidade de preencher formulários PDF no visualizador de documentos Evince, gerenciamento de arquivos melhorado, um mini-aplicativo de painel de controle Aparência renovado, um sistema de ajuda revisto e muitas outras melhorias.
   
* O Online Desktop provê uma experiência no desktop desenhada em torno de serviços online. Uma prévia do Online Desktop é provida via BigBoard, uma barra lateral opcional no GNOME.
 
* O KDE 3.5.8 está disponível na imagem do KDE Live bem como no DVD regular. O Ambiente de Desenvolvimento KDE 4 (Beta) está disponível no repositório.
   
* O Xfce 4.4.1 está disponível como parte desta versão.
 
* O NetworkManager 0.7 provê suporte melhorado a gerenciamento de redes sem fio. Ele inclui suporte para múltiplos dispositivos e pode realizar configurações system-wide, entre muitos outras melhorias.
 
* O PulseAudio agora é instalado e ativado por padrão. O PulseAudio é um servidor de som avançado compatível com praticamente todos os sistemas de som para Linux. O PulseAudio permite saídas de áudio "hot-switching", controles de volume individuais para cada stream de áudio, áudio em rede e mais.
 
* O CodecBuddy agora está incluído e promove formatos livres, abertos e de qualidade superior para usuários finais que querem reproduzir conteúdo multimídia em formatos proprietários ou sob patentes.
 
* O Compiz Fusion, gerenciador de janelas que recombina o Compiz e o Beryl, é instalado por padrão. Para habilitar o Compiz Fusion no GNOME, acesse Sistema → Preferências → Efeitos da Área de Trabalho. O trabalho no X.org para habilitar o Compiz por padrão continua progredindo.
 
* O ambiente Java completamente livre e de código aberto chamado IcedTea é instalado por padrão. O IcedTea é derivado do OpenJDK, inclui um plugin para navegador baseado no GCJ e está disponiel para as arquiteturas x86 e x86_64. O GCJ continua sendo o padrão na arquitetura PPC.
 
* O OpenOffice.org 2.3, com muitos novos recursos, está disponível como parte do Fedora 8.
   
* Dispositivos bluetooth e suas ferramentas agora possuem melhores interfaces gráficas e integração com o sistema.
   
* Usuários de laptops serão beneficiados com o recurso "quirks" do HAL, incluindo melhor suporte a suspender/resumir e teclados multimídia.
   
* Temos agora um gerenciamento de energia melhorado graças a um tickless kernel nas arquiteturas systemitem>x86
   
* Esta versão do Fedora possui um novo visual, chamado Infinity (infinidade), da equipe Fedora Art.
   
* O Nodoka, um tema novo em folha criado especialmente para o Fedora, está disponível nesta versão.
   
* Nesta versão, o navegador exibe uma nova página inicial, http://start.fedoraproject.org.
 
* O Fedora continua a aperfeiçoar seus muitos recursos de segurança pró-ativos, e o FORTIFY_SOURCE foi melhorado para cobrir C++ em adição ao C, o que previne muitas brechas de segurança.
 
* Uma nova ferramenta gráfica de configuração de firewall, system-config-firewall, substitui o system-config-securitylevel.
   
* Esta versão fornece a funcionalidade do Kiosk através da SELinux, entre muitas outros melhorias e mudanças na política de segurança.
   
* O pacote glibc no Fedora 8 possui agora suporte para senhas usando codificação SHA256 e SHA512. Antes apenas DES e MD5 estavam disponíveis. As ferramentas para criar senhas não foram extendidas ainda, mas se tais senhas foram criadas de outras maneiras, o glibc as reconhecerá.
   
* A capacidade de gerenciamento remoto seguro agora é fornecida para Xen, KVM e QEMU na virtualização do Fedora 8.
   
* O Eclipse 3.3 (Europa), uma nova versão da aclamada plataforma de desenvolvimento, está disponível como parte desta versão.

* Nesta versão, o desempenho dos programas yum, Pirut e Pup foram melhorados significativamente.
 
* Foi introduzida uma nova interface gráfica n ferramenta Pirut para Adicionar/Remover Programas, para gerenciar os repositórios de software. Utilize Editar → Repositórios para habilitar/desabilitar qualquer um dos repositório de software instalados.

* Instalação Live são mais rápidas e requerem menos espaço em disco. O layout do sistema de arquivos também mudou um pouco. Os arquivos de sistema para as imagens Live agora estão no diretório LiveOS/, e um novo arquivo README (leia-me) está sendo fornecido com uma breve introdução para a imagem live.
   
* O Transifex fornece uma interface de tradução Web para permitir que usuários contribuam com trabalho de tradução para os projetos hospedados pelo Fedora e também permite o envio de traduções diretamente para qualquer projeto ativo.
   
* A integração de identificadores de compilação únicos na infraestrutura de compilação de software do Fedora oferece melhores recursos de depuração e core dumps.
   
* O Fedora agora oferece uma maneira mais fácil de recriar derivados do Fedora através do pacote generic-logos. Alterações na estrutura dos espelhos do Fedora também facilitam a criação de derivados.
   
* O uso do módulo pam_console foi removido em favor do controle de acesso via HAL, o que moderniza o desktop.
   
* O Fedora 8 apresenta um kernel baseado na versão 2.6.23.



2.3. Road Map (Planejamento)

Os planos propostos para a próxima versão do Fedora estão disponíveis em http://fedoraproject.org/wiki/RoadMap.

Fonte: http://docs.fedoraproject.org/release-notes/f8/pt_BR/sn-OverView.html

Screenshots e vídeos: http://fedoraproject.org/wiki/Tours/Fedora8

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2007, 13:09 »
Eu fiquei afim de testar o fedora x.x
no ubuntu ta tudo atrasado blehh

Mas como é uma midia de dvd é impossivel instalar no meu pc ¬¬
yari yari...

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:35 »
Eu fiquei afim de testar o fedora x.x
no ubuntu ta tudo atrasado blehh

Mas como é uma midia de dvd é impossivel instalar no meu pc ¬¬

Tens também o livecd!!!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Hotbit

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • HB-8000
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2007, 07:41 »
Eu vou trocar o OpenSuse que tenho aqui em dual-boot com o Ubuntu pelo Fedora.

Faz tempo que eu estava querendo outra distro baseada em RPM/KDE.
Não aguento mais a lerdeza do Yast para atualizar os pacotes do sistema.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2007, 14:26 »
Eu vou trocar o OpenSuse que tenho aqui em dual-boot com o Ubuntu pelo Fedora.

Faz tempo que eu estava querendo outra distro baseada em RPM/KDE.
Não aguento mais a lerdeza do Yast para atualizar os pacotes do sistema.
O kde do fedora é muito tosco - eu pelo menos não gostei nada!
Ficas melhor servido se continuares com o opensuse(kde), ou com o kubuntu ou o mandriva.
Acho o fedora uma excelente distribuição(o grande rival do ubuntu!) mas acho que fedora rima com gnome!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Hotbit

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • HB-8000
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2007, 07:10 »
Eu vou trocar o OpenSuse que tenho aqui em dual-boot com o Ubuntu pelo Fedora.

Faz tempo que eu estava querendo outra distro baseada em RPM/KDE.
Não aguento mais a lerdeza do Yast para atualizar os pacotes do sistema.
O kde do fedora é muito tosco - eu pelo menos não gostei nada!
Ficas melhor servido se continuares com o opensuse(kde), ou com o kubuntu ou o mandriva.
Acho o fedora uma excelente distribuição(o grande rival do ubuntu!) mas acho que fedora rima com gnome!

Tens razão.
Agora que percebi que o desktop padrão do Fedora é o Gnome.  :P

Há muito tempo, eu usei o Red Hat e o desktop deles era baseado em KDE. Por isso achei que o Fedora também usava.
Infelizmente só percebi o erro depois de baixar a imagem do DVD e instalar...  ::)

Bom, vou tentar o Mandriva então.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2007, 03:34 »
Eu vou trocar o OpenSuse que tenho aqui em dual-boot com o Ubuntu pelo Fedora.

Faz tempo que eu estava querendo outra distro baseada em RPM/KDE.
Não aguento mais a lerdeza do Yast para atualizar os pacotes do sistema.

Já testou PCLinuxOS?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline joao.zanella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • "O conhecimento amplia a vida."
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:16 »
Olá amigos do Fórum,

Eu li bastante sobre o Fedora 8, baixei o Live-CD e testei. Realmente, está muito bonito e rápido.

Eu queria uma opinião de vocês a respeito do PULSEAUDIO. Qual a vantagem sobre o sistema que Ubuntu roda? Alguém poderia me explicar um pouco melhor para que serve este aplicativo?

Um grande abraço

Zanella
O conhecimento amplia a vida.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:25 »
Eu só vou testar o Fedorento (na verdade, qualquer outra distro) quando ele tiver um gerenciador de pacotes no mínimo ao nível do APT.

Que o yum possa se tornar um... yyyyyyyyyyyyyyuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmmmmm... :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:38 »
joao.zanella, você pode instalar o pulseaudio no Ubuntu se quiser, ele está nos repositórios, portanto pode ser instalado com o synaptic. Veja este link para saber como configurar http://www.pulseaudio.org/wiki/PerfectSetup

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2007, 21:41 »
Eu fiquei afim de testar o fedora x.x
no ubuntu ta tudo atrasado blehh

eu uso o fedora em casa, no caso to usando o 8 (werewolf hehe)

seguinte: o ubuntu busca a estabilidade, ao passo que o fedora busca o que tem de mais atual, e muitas vezes trava, pois o foco nao é estabilidade, mas sim os lançamentos. nao indico o fedora para ambiente corporativo, mas para estudar: é a distro melhor balanceada entre facilidade e aprendizado.

celso, sou mais o yum do que o apt  ;)

no 7 e no 8 achei ele bem yuuuuuuuuummmmmm hehehe


Eu queria uma opinião de vocês a respeito do PULSEAUDIO. Qual a vantagem sobre o sistema que Ubuntu roda? Alguém poderia me explicar um pouco melhor para que serve este aplicativo?

Um grande abraço

Zanella

Zanella, o PulseAudio é um servidor de som que, por default, atua como um proxy entre todos os aplicativos de som do usuário. Com o PulseAudio, os usuários podem usufruir de diversas features, como volumes diferentes para aplicativos diferentes, suporte hot-plugging para dispositivos USB de sons e suporte para áudio na rede.

Como eu disse antes: o Fedora é a distro que testa as novidades para a Red Hat disponibilizar estaveis nos proximos lançamentos, ao passo que o Ubuntu foca estabilidade e facilidade de uso.

Quanto ao OpenSuse, vejo uma distro em mesmo nivel que o ubuntu, com suas particularidades (Yast, Smart, Centro de Controlo - controlo msmo, pois a tradução pra pt-Br do 10.3 veio com esse problema, mas funciona legal)

Ah, o Gabriel esqueceu de dizer que o desktop muda de cor, em 4 variantes, durante o dia, por default  ;) e que o compiz do Fedora 8 veio igualzinho ao do Feisty, por default nao veio o Compiz Fusion, mas o Compiz basico (aquele que nao te deu dor de cabeça no Feisty, lembra? hehehe)

Espero ter ajudado. Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2007, 23:03 »
Aii denovo essa história do estavel.... isso é tão.... chato =\

Citar
Ah, o Gabriel esqueceu de dizer que o desktop muda de cor, em 4 variantes, durante o dia, por default

Como assim desktop mudando de cor? o.O
yari yari...

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2007, 23:29 »
Aii denovo essa história do estavel.... isso é tão.... chato =\

Citar
Ah, o Gabriel esqueceu de dizer que o desktop muda de cor, em 4 variantes, durante o dia, por default

Como assim desktop mudando de cor? o.O


nao é chata a questao do estavel, pra empresa isso é fundamental, por isso mantenho o ubuntu, principalmente o LTS no meu local de trabalho, devido à estabilidade. se nao fosse isso eu nem usaria o ubuntu  ;)

é verdade, o desktop muda de cor, tem um script pra isso, associado ao wallpaper, muito bacana  ;) e leve tbm

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2007, 23:38 »
QUAL A VANTAGEM DO FEDORA SOBRE O UBUNTU. O UBUNTU TAMBÉM USA GNOME 2.20 E ALÉM DISSO SE QUISER O KERNEL 2.6.23 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA BAIXAR E COMPILAR.
ONDE BAIXAR O KERNEL:
http://www.kernel.org/    escolha o mais estável o 2.6.23.8 tem até o 2.6.24 mas não é estável.

COMO COMPILAR O KERNEL a dica era para o 2.6.22 mas os comandos são os mesmo para o 2.6.23:
http://www.guiadohardware.net/dicas/instalando-kernel-22.html

Amanhã não tenho nada à tarde para fazer vou compilar o kernel, se não der erro coloco no dicas e truques.

« Última modificação: 16 de Novembro de 2007, 23:57 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

isdiru

  • Visitante
Re: Lançado o "Fedora 8 - Werewolf": Veja a lista de novidades, screenshots e ví
« Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2007, 05:21 »
QUAL A VANTAGEM DO FEDORA SOBRE O UBUNTU. O UBUNTU TAMBÉM USA GNOME 2.20 E ALÉM DISSO SE QUISER O KERNEL 2.6.23 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA BAIXAR E COMPILAR.
ONDE BAIXAR O KERNEL:
http://www.kernel.org/    escolha o mais estável o 2.6.23.8 tem até o 2.6.24 mas não é estável.

COMO COMPILAR O KERNEL a dica era para o 2.6.22 mas os comandos são os mesmo para o 2.6.23:
http://www.guiadohardware.net/dicas/instalando-kernel-22.html

Amanhã não tenho nada à tarde para fazer vou compilar o kernel, se não der erro coloco no dicas e truques.



Boas,Vantagem?Nenhuma,é o simples prazer de estar no Forum do UBUNTU,e contar as vantagens(na opinião deles) de outras distros. :-\
« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 05:26 por isdiru »