Autor Tópico: JeguePanel - Gestor de Servidores  (Lida 1825 vezes)

arlei

  • Visitante
JeguePanel - Gestor de Servidores
« Online: 06 de Novembro de 2007, 09:56 »
Saiu no final do mês passado uma nova versão do JeguePanel, a 2.0. Consiste em um sistema de administração de redes e servidores, com interface via web. Suporta o ActiveDiretory do Windows, e bases de dados MySQL e PostgreSQL, além do Samba, é claro.

Segundo nota de lançamento publicada no site oficial:

    "Organização é a palavra-chave para a redução de custos e gastos com tecnologia da informação. E a administração eficiente de servidores, usuários, permissões e recursos são a base da organização de uma rede de computadores de qualquer tamanho. E esta é a função do JeguePanel, uma ferramenta de administração de servidores e serviços, voltada principalmente para o gerenciamento de recursos compartilhados com Samba e também correio eletrônico.

    Depois do sucesso da série 1.x, o JeguePanel chega a versão 2.0 com várias novidades. Desaparece a obrigatoriedade de uso de OpenLDAP para armazenamento de usuários e suas informações, entrando em cena mais uma opção: o uso de bases de dados SQL. Esta opção vem atender as solicitações de usuários do JeguePanel que já possuem as informações de seus usuários sobre bases de dados e não desejam migrar para outras opções. A partir desta versão é possível migrar os dados de bases Access, SQL Server ou Oracle para MySQL e PostgreSQL.

    O novo suporte para Active Directory, que permite o uso da ferramenta conjuntamente com redes Windows configuradas com este serviço, fazendo a total integração dos usuários e suas contas e informações adicionais. Uma ótima opção para empresas que possuem sua base de usuários já configuradas mas precisam de um novo servidor de correio eletrônico robusto e potente.

    Sua interface, simples e intuitiva, facilita a manutenção de qualquer número de usuários e reduz o trabalho do administrador de redes que não mais precisa perder horas configurando replicações entre servidores ou tentando descobrir quem é determinado usuário. Com alguns poucos cliques na interface baseada em web, todas as tarefas administrativas relacionadas a contas de usuários e correio eletrônico são executadas facilmente.

    Mas não só de correio eletrônico vive o JeguePanel. Ele também permite o gerenciamento e manutenção de recursos de rede em servidores baseados com Samba, provendo assim um novo passo para a administração eficiente dos recursos de rede e das permissões de acesso aos mesmos, sendo também totalmente integrado com as permissões de servidores Linux e/ou Windows."


O acesso à configuração e administração é bem fácil e intuitivo, veja uma tela:



Há uma instalação de demonstração on-line, disponível em:

http://demo.jeguepanel.net:8080/jeguepanel/

Utilize o nome de usuário "jegue" e a senha "demo".

Download e maiores informações:

http://www.jeguepanel.net

Além da versão genérica, há um pacote ".deb" testado no Ubuntu 6.10 e 7.04, e Debian Sarge e Etch.

Fonte: Guia do Hardware.net

T+
Arlei