Dual Boot com SATA e IDE. Preciso de ajuda. [RE-ABERTO]

Iniciado por douglas_pr, 05 de Novembro de 2007, 12:47

tópico anterior - próximo tópico

douglas_pr

Ola amigos ... a um bom tempo trabalho com linux e o que o nosso amigo RubberSoul falou, esta certo mesmo ... na hora da instalação o ubuntu parametriza .. que a instalação do grub é feita normalmente no (hd0) como ele mesmo sugere .... mais a minha duvida vai um pouco alem ... pois vou explicar:

Tenho tambem dois HD´s um SATA e um IDE so que eu usei o SATA(80GB) para o linux e  o IDE(120GB) pra windows ...so que quando eu possuía apenas dois IDE´s eu instalava o vista em um e o linux em outro ... so que na hora de instalar o linux eu setava a bios para inicializar pelo HD do linux e passava o parametro de (hd1) no edicao do grub mais agora como é sata eu já passei  sd0... e sda como parametros e nao funcionaram diz que nao acha o device mesmo tendo feito o processo de copia de arquivo sem problemas ...entao minha dúvida é qual o parametro correto para a inserção do grub durante a instalação para um HD SATA que esta no fdisk sda.

Se alguem puder ajudar ficarei grato ... considerando que eu nao posso abrir a maquina !! obrigado a todos ....

Douglas Rufino

csat

Qual está definido na BIOS como seu primeiro HD?  Ele é que será o HD base e aquele que por default será instalado o boot manager.

Também tenho dois HD, mas os dois são SATA II, e o pior é que tem o mesmo tamanho e a mesma designação pois são do mesmo fabricante a SEAGATE.

No meu caso o Ubuntu assumiu HD0 para instalar o boot manager mas eu alterei para /dev/sda, onde

/dev/sda = disco base
/dev/sdb = disco adicional (backup temporário, etc)

/dev/sda1 = XP
/dev/sda5 = swap
/dev/sda6 = openSUSE
/dev/sda7 = Ubuntu

Uso partições lógicas para ir acrescentando outras versões de teste de LINUX que aparecerem.

Somente desconecto um HD quando instalo o XP para não me confundir e acabar matando meu backup temporário (já fiz isso inúmeras vezes) , e volto a ligar logicamente após tudo instalado.

Com certeza não era bem isso que você queria mas é uma forma de fazer também.

Um abraço e boa sorte.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086