Dual Boot com SATA e IDE. Preciso de ajuda. [RESOLVIDO]

Iniciado por RubberSoul, 04 de Novembro de 2007, 16:05

tópico anterior - próximo tópico

RubberSoul

Seguinte, tenho 2 HD`s, no SATA vai ficar o windows, no IDE o Ubuntu 7.10, eh uma instalaçao nova em cada um, formatando e tudo mais. Faço da seguinte forma:

1. Coloco a Bios pra bootar do SATA
2. Instalo o XP no SATA
3. Instalaçao do Ubuntu no IDE
4. No boot loader menu, eu nao deixo o default, eu ponho o grub no MBR do drive IDE, NAO no SATA (O PROBLEMA EH AQUI)
5. Depois do OS instalado, eu entro na BIOS e ponho o PC pra bootar pelo IDE.

Isso funcionou perfeitamente, da primeira vez que instalei, so que o HD SATA nao era meu entao entreguei e peguei um pra mim e quando fui fazer novamente ele nao me pergunta mais onde quero por o grub, nao aparece o boot loader menu, entao toda vez que instalo ele apaga a MBR do windows e nao me deixa mais entrar, nem mostra a opcao no grub.
Detalhe que da primeira vez que efetuei o processo funcionou perfeitamente, foi tudo tranquilo.

Tem alguma manha pra aparecer a boot loader menu? Porque nao mostra mais ela? Da primeira vez que instalei deu tudo certo, e agora essa frescura...

PS: estou usando o disco do windows xp professional e ubuntu 7.10 alternate. eh fresh install nos 2 hds, e a instalacao dos dois corre normalmente, so quero saber se posso fazer aparecer o boot loader menu novamente, porque o processo todo eu ja fiz e da certo.... =[[

jomafras

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

clcampos

Se não me engano na última etapa da instalação tem um botão Avançado que permite instalar o GRUB em outro HD.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

RubberSoul

RESOLVIDO
Bom, a quem interessar possa, resolvi o problema da seguinte maneira: Sempre que eu ia instalar o windows, ele gravava o MBR no HD IDE, (não me pergunte porque) e quando instalava o Ubuntu, ele gravava por cima.
Executei o mesmo procedimento descrito, so que desta vez com o HD IDE desligado na instalação do windows, de forma que ao final da instalação, liguei novamente o HD IDE e tudo seguiu normalmente como descrito no tutorial acima.

Ele configura o Grub sozinho. Ja com Ubuntu e Windows fazendo dessa forma. Resolveu meu problema e nao precisa de configuração adicional nenhuma! Vou sofrer com a placa de video agora! =]]]

douglas_pr

Ola amigos ... a um bom tempo trabalho com linux e o que o nosso amigo RubberSoul falou, esta certo mesmo ... na hora da instalação o ubuntu parametriza .. que a instalação do grub é feita normalmente no (hd0) como ele mesmo sugere .... mais a minha duvida vai um pouco alem ... pois vou explicar:

Tenho tambem dois HD´s um SATA e um IDE so que eu usei o SATA(80GB) para o linux e  o IDE(120GB) pra windows ...so que quando eu possuía apenas dois IDE´s eu instalava o vista em um e o linux em outro ... so que na hora de instalar o linux eu setava a bios para inicializar pelo HD do linux e passava o parametro de (hd1) no edicao do grub mais agora como é sata eu já passei  sd0... e sda como parametros e nao funcionaram diz que nao acha o device mesmo tendo feito o processo de copia de arquivo sem problemas ...entao minha dúvida é qual o parametro correto para a inserção do grub durante a instalação para um HD SATA que esta no fdisk sda.

Se alguem puder ajudar ficarei grato ... considerando que eu nao posso abrir a maquina !! obrigado a todos ....

Douglas Rufino