Autor Tópico: Instalação em HDs SATA  (Lida 4229 vezes)

Offline jjosep

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação em HDs SATA
« Online: 01 de Janeiro de 2006, 22:53 »
Por quê não consigo instalar o XP e o Kubuntu em dois Hds separados? Os Hds são SATA. Já botei o boot na MBR do primeiro HD, não funcionou; coloquei o XP no primeiro e o Kubuntu no segundo, com o Grub/Lilo nele (instalei duas vezes) e não funcionou. Usei o gerenciador de boot do XP, com o caminho do setor de boot do linux (usei o dd para criar o arquivo e levar para o boot do XP), e o resultado é sempre o mesmo, na hora de iniciar o Linux:

GRUB - erro 17 (acha a partição e não reconhece o sistema/arquivos ...)

Lilo - erro 1.

XP - chama um dos dois e eles dão os erros aí de cima!

Nem tentei ver o que era o erro 1, porque vi que o Grub dá o erro 17 quando se tenta a instalação do Kubuntu em DOIS Hds IDE ou em Hd SATA (eu tenho DOIS HDs e eles são SATA - tô ferrado!!!). Enquanto não resolvo isso, estou com o XP num HD  e o Kubuntu no outro, mas tenho que desconectar o HD do Xp para o Linux entrar. Eles estão funcionando, mas esta solução não me agrada.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Instalação em HDs SATA
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2006, 23:22 »
No seu caso, WinXP no 1o. HD e Kubuntu no 2o. HD, vc deve instalar o Grub na MBR do 1o. HD, a não ser que vc altere a ordem de boot dos HD's no setup, mudando do 1o. para o 2o.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline jjosep

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dois Hds
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2006, 23:40 »
Já fiz isso. Botei o Xp no primeiro, com o boot do Linux na Mbr do 1o. Hd, não funcionou, tive que usar o fdisk para recuperar a mbr; coloquei o boot do Linux no segundo, mudei o Hd de boot na bios e deu o mesmo problema (os tais erro 17-Grub e erro 1-Lilo).

Vou passar alguns dados do meu micro, para ver se não há algum problema de hardware
Amd64 3000
HD1 - 80Gb Sansung (Xp)
HD2 - 120Gb Sansung (Kubuntu)
Memória - 512Mb

O curioso é que já usei dois hds com dois sistemas (um em cada, também). Um dos Linux era 64 (Fedora) e o outro 32 (Debian), e isso não tinha acontecido. Antes que alguém pergunte: a primeira coisa que fiz foi formatar os hds e iniciar do zero!

Vou dar uma olhada na bios para ver se não tem nada que possa causar isso!